Bem Vindo ao Site da nossa Paróquia!

Publicado em 14/05/2010 | Categoria: Notícias |

Editorial

Hoje não há como negar a importância dos meios de comunicação social como peças fundamentais no processo de evangelização no século XXI. Os Meios de Comunicação Social podem se tornar eficazes promotores de um mundo mais unido, de uma convivência social mais sadia e de uma ampla democratização da informação. As características da atuação do católico nos meios de comunicação devem fazer com que a informação esteja a serviço do bem comum, ser sempre verdadeira no conteúdo e, salva a justiça e a caridade, deve ser também íntegra. Além disso, deve expressar-se em modo honesto e conveniente, respeitando escrupulosamente as leis morais, os direitos legítimos e a dignidade da pessoa.

Cada ano a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações (na Festa da Ascensão). Nossa paróquia de São Francisco Xavier aproveita este momento tão significativo para fazer o lançamento oficial de seu site na internet, com o objetivo de estabelecer um rico canal de comunicação e interação com nossa comunidade paroquial e com toda a sociedade.

Hoje, dia 16 de maio, Dia Mundial das Comunicações Sociais, queremos assumir o compromisso de prestar um serviço de alta qualidade, preparando-nos para dar uma resposta madura e objetiva aos desafios atuais. Nesta época, em que a comunicação está no centro das atividades humanas, ninguém pode ficar sozinho ou isolar-se. Podemos afirmar que evangelizar é comunicar. Comunicamos a mensagem de Jesus Cristo, perfeito comunicador do Pai. Não se trata apenas de transmitir informações sobre a pessoa de Jesus Cristo, mas de comunicar/anunciar os valores do Reino, com a missão de fazer com que todos se tornem discípulos seus e novos anunciadores e continuadores de sua obra.

Assim, com o apoio e a dedicação heróica da Pastoral da Comunicação (PASCOM) queremos estar a serviço da comunicação feita e recebida na comunidade. Nossa missão será estabelecer um relacionamento maduro com a imprensa comercial, para divulgar a imagem pública da Igreja, estudar e refletir os documentos da Igreja que tratam sobre a comunicação. Por fim estamos conscientes da necessidade de estabelecer critérios para a formação dos agentes a fim de que assumam a PASCOM como um apostolado e não apenas no aspecto funcional e técnico do uso dos meios.

O papa João Paulo II em sua encíclica Redemptoris Missio traz uma palavra iluminadora sobre a cultura da comunicação e chama os meios de comunicação de “primeiro areópago dos tempos modernos”, “que está unificando a humanidade, transformando-a na aldeia global”. É uma tarefa que não se limita somente a finalidade de multiplicar o anúncio do Evangelho. Trata-se de um fato muito mais profundo, porque a própria evangelização da cultura moderna depende, em grande parte dessa influência: Não é suficiente, portanto, usá-los para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta ‘nova cultura’ criada pela comunicação” (RM 37c).

Padre Josumar