As tendências tecnológicas para 2012

Publicado em 12/01/2012 | Categoria: Notícias |


 
 
 

   As principais promessas para o ano de 2012 na área de tecnologia

   As tendências tecnológicas para 2012Você é fã de tecnologia e gosta de ficar por dentro dos lançamentos? Então esse artigo é para você. Vamos apresentar alguns produtos que serão as principais promessas para o ano de 2012. 

Este ano, seguindo a tendência de 2011, será o ano dos dispositivos móveis e aplicativos voltados para essa plataforma. Mas, infelizmente, veremos poucas novidades fora dessa área. 

   

Entre os principais lançamentos para este ano podemos citar:

   

Android Jelly Bean

A maioria dos dispositivos móveis ainda não conta com a última atualização do Android (Ice Cream Sandwich), mas especialistas dão como certo o lançamento da nova versão para 2012, o Jelly Bean. Ainda seguindo a novidade de dar nomes de sobremesas, em ordem alfabética, para as versões do Android, o Google teria guardado algumas importantes atualizações que devem aparecer no Ice Cream Sandwich para o Jelly Bean. 

Windows 8

A Microsoft pretende lançar a primeira versão beta do seu novo sistema operacional, o Windows 8, ainda em janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos, na tradicional Consumer Electronic Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo. O grande diferencial do sistema será a integração dos diversos dispositivos (smartphone, desktop, tablet, netbooks, etc.), ou seja, o mesmo aplicativo será compatível com os mais variados hardwares, e isso tem agradado muito os desenvolvedores. Além disso, a empresa multinacional de tecnologia e informática norte-americana promete integração total com o Kinect, sistema de realidade virtual do console Xbox 360, tornando seu dispositivo um centro de entretenimento. 

Apple iOS 6

A Apple não poderia ficar para trás quando o assunto é sistema operacional para dispositivos móveis. Por essa razão, já tem planos para lançar a nova versão do iOS em 2012. Pouco se sabe sobre os recursos que poderão estar presentes nele, mas tudo indica que a patente adquirida pela empresa norte-americana, em novembro de 2011, o “Persistent Overlay”, estará presente no sistema operacional. Esse recurso, segundo a empresa fundada por Steve Jobs, mudaria a forma como os usuários manuseiam os dados hoje em seus dispositivos. 

Wi-Fi 802.11ac

Segundo a empresa Broadcom, primeira a anunciar essa tecnologia, o padrão 802.11ac virá para substituir o 802.11n, comum nas redes Wi-Fi em funcionamento no Brasil. Entre as principais novidades dessa tecnologia, está a capacidade de suportar conexões de até 1 GB/s. Essa tecnologia também será apresentada pela empresa durante a CES 2012. 

Smartphones e tablets Quad-Core

2011 foi o ano do Dual-Core para os dispositivos móveis, e os aparelhos que não contavam com essa tecnologia não eram considerados top de linha. Porém, em 2012 esse cenário muda e dá lugar aos processadores Quad-Core (com quatro núcleos), tornando os dispositivos Dual-Core obsoletos. A Nvidia saiu à frente e promete processadores capazes de competir com os atuais em computadores desktops. Para isso, já prepara em suas linhas de produção processadores capazes de atingir 2.5 Ghz. Mas ela terá concorrentes fortes, pois a Qualcomm e a Texas também estão de olho nesse mercado. 

iPhone 5 e iPad 3

Muitos esperavam o iPhone 5 em 2011, mas a Apple desapontou seus fãs com o lançamento da versão 4S, que pouco agregou em recursos comparado com seu modelo anterior. Porém, o lançamento deve acontecer neste ano e entre as novidades estão: tela de 4.5” e suporte a tecnologia 4G, além de novo design, motivo pelo qual o aparelho deixou de ser lançado em 2011. 

Já o iPad 3, que deve ser lançado juntamente com o iPhone 5, no mês de junho, promete algumas mudanças, entre elas: 20% menor do que o iPad 2, tela touchscreen full HD com resolução de 2048×1536 pixels, além de câmeras: a de trás com 5 megapixel Full HD 1080p, juntamente com um flash em LED; a da frente também será HD. Outra novidade será a capacidade de recarregar a bateria a partir do Wi-Fi. 

Essas são algumas novidades que devem movimentar o mercado em 2012. Se você conhece alguma outra que deveria estar nessa lista, compartilhe conosco nos comentários. 

autor: Gustavo Souza  

Fonte: Canção Nova 

 



Os comentários estão desativados.