Agosto, mês das vocações: “Chamados à vida plena em Cristo”

Publicado em 18/07/2012 | Categoria: Notícias |


No mês de agosto, a Igreja celebra o mês das vocações. Assim, para ampliar a dimensão eclesiológica da vocação a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) definiu celebrar, respectivamente: a vocação dos ministros ordenados, ou seja, os bispos, os padres e os diáconos; a vocação da vida em família, em consonância com a Semana Nacional da Família; a vocação da vida consagrada, os religiosos e religiosas, os leigos e leigas consagradas; e por fim, a vocação dos ministros não ordenados, dessa forma, todos os cristãos leigos e leigas.

O tema proposto pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB é “Chamados à vida plena em Cristo”. E o lema, “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5). Para isso o mesmo organismo da CNBB elaborou um material, de forma que seja utilizado em todas as dioceses durante o mês de agosto.

Este subsídio é composto pelo cartaz e pelas sugestões litúrgicas propostas para as Celebrações Eucarísticas e também os roteiros para as Celebrações da Palavra. Conforme a apresentação do material, seu objetivo é “despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação cristã e as vocações específicas a serviço da comunidade eclesial”.

“Tenhamos um mês de agosto bem animado, dinâmico, forte na oração e nas atitudes vocacionais. Pleno de criatividade e que nos faça corresponder, com força e dignidade, ao chamamento que o Senhor nos dirige”, assim conclui a apresentação.

 

 

 

O cartaz

 

Com destaque no tema e, por conseguinte, no lema, o cartaz do Mês Vocacional 2012, nos trás a ilustração de uma mão com uma chaga, também de um coração aberto jorrando água. A mão e a chaga representa o convite que Jesus faz a toda humanidade: “viver em plenitude com Ele e com seu ‘projeto vocacional-missionário’, revelado e testemunhado dentro da perspectiva da comunhão, partilha e serviço”.

O coração aberto retrata o coração amoroso de Jesus que se doa plenamente ao ser humano e convida a ser um com Ele. Um amor gratuito e livre, de entrega total, que possibilita uma corajosa ruptura com as coisas antigas para estabelecer a novidade da Boa Notícia: amar e construir o Reino de justiça, dignidade e fraternidade.

A água que jorra vida significa que, neste configurar-se plenamente em Jesus Cristo, a vida em plenitude acontece, pois é neste encontro relacional, dialógico e amoroso que descobrimos a nossa vocação-missão. É esta experiência que nos possibilita uma resposta vocacional clara, livre e comprometida com a causa dos mais empobrecidos. Fazendo, assim, com que sejamos instrumentos do amor que gera vida, testemunhado e revelado por Jesus Cristo.


Vocação dos ministros ordenados

 

Iniciando o mês vocacional, as orações são dedicadas à vocação dos ministros ordenados, aqueles que receberam o sacramento da ordem, assim, os diáconos, os presbíteros e os bispos.

O diácono é aquele que serve aos irmãos na caridade e na solidariedade cristã. Assiste ao bispo e ao presbítero na liturgia e na caridade. Sua missão é ser sacramento da caridade. O presbítero é enviado a pastorear, presidir, coordenar e animar os serviços na comunidade. É vocacionado a ser ministro da Palavra e dos Sacramentos. O bispo é consagrado para santificar, ensinar e governar o povo de Deus em uma diocese, sem descuidar da solicitude pastoral por toda a Igreja. É o presidente da grande assembleia.

Leia o artigo “Ministros Ordenados: a serviço do Povo de Deus” da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, clique aqui.

 

Vocação da vida em família

 

Dando sequência, a segunda semana do mês de agosto é dedicada às famílias. A família é um “dos tesouros mais importantes” e “patrimônio da humanidade” (DAp, 432). É um bem para o casal, para os filhos, para a Igreja e para a sociedade. É lugar de realização humana, geração da vida, igreja doméstica, formadora de valores.

Leia o artigo “Família: sinal do amor de Deus” da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, clique aqui.

 

 

 

Vocação da vida consagrada

 

Esta terceira semana é dedicada aos leigos consagrados. A vida consagrada é um dom do Pai, por meio do Espírito, à sua Igreja. Ela se expressa na vida monástica, ordem das virgens, eremitas, viúvas, vida contemplativa, vida religiosa apostólica, institutos seculares e sociedades de vida apostólica. A vida consagrada é chamada a ser especialista em comunhão, no interior tanto da Igreja quanto da sociedade. A vida e a missão dos consagrados devem estar inseridas na Igreja particular e em comunhão com o bispo.

Leia o artigo “Consagrados e consagradas: testemunhas da Boa Nova do Reino” da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, clique aqui.

 

Vocação dos ministros não ordenados

 

 

Por fim, somos convidados a rezar pela vocação dos cristãos leigos e leigas, que assumem diversos ministérios nas comunidades. Os leigos compõem a maior parte da Igreja e têm a missão de testemunhar e difundir o Evangelho. Eles iluminam e ordenam as realidades temporais segundo o projeto de Jesus Cristo. São chamados à santidade e ao apostolado.

Leia o artigo “Ministros não ordenados: membros do Corpo de Cristo” da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, clique aqui.

 

 

Oração vocacional

 

 

Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.

Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.

Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.

Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, mãe da Igreja, modelo dos seguidores do Evangelho, ajuda-nos a responder sim.

Amém.

Subsídio Litúrgico para o Mês Vocacional 2012

Fonte: Ecclesia.



Os comentários estão desativados.