Ação Pastoral – Ano 2011

Publicado em 20/12/2011 | Categoria: Notícias |


Post publicado no dia 17 de novembro de 2011

RELATÓRIO E SÍNTESE DE  AÇÃO PASTORAL DA

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO XAVIER- ANO 2011


Estamos encerrando o ano litúrgico que começa com o primeiro domingo do advento e termina neste fim de semana, a última semana do tempo comum, quando se celebra a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Na festa de Cristo Rei, que é também o Dia Nacional do Leigo, é importante refletir sobre a nossa corresponsabilidade na construção do Reino. Os leigos devem assumir seu papel, confiantes nas bênçãos divinas. Devem participar da vida comunitária, buscando nas celebrações, sobretudo na Eucaristia, as forças de que necessitam para bem desempenhar sua missão na comunidade e no mundo.

Através dos leigos, a Igreja se faz presente nos diversos ambientes sociais, impregnando-os da mensagem de Jesus Cristo, semeando os valores evangélicos da solidariedade e da justiça, empenhando-se decisivamente na construção da sociedade justa, fraterna e solidária, sinal do Reino de Deus. Nesta ocasião tão especial queremos também fazer um balanço do nosso trabalho pastoral ao longo deste ano de 2011, visto que devemos ser o fermento, o sal e a luz que transformam o mundo de acordo com os critérios do Reino de Deus.



Passemos, portanto, a síntese de nossa ação pastoral ao longo deste ano:


No início de 2011 iniciamos um processo de apresentação das pastorais e dos movimentos paroquiais nas missas dominicais. Além de informar a todos sobre a diversidade de nossa ação pastoral, a estratégia visa também criar maior consciência e adesão de pessoas que possam vir somar conosco como agentes de pastoral.

Pastoral da Promoção da Saúde



Apresentação das Pastorais


Pastoral Familiar










Iniciação à Vida Cristã


Muito esforço nós temos feito, desde o ano passado, para a implantação da IVIC (Iniciação à vida Cristã). Apesar de inúmeras dificuldades , seja por falta de agentes, seja por falta de consciência e maturidade da própria comunidade cristã, o trabalho alcançou avanços significativos.


Catequistas da Iniciação à Vida Cristã

Foi criada a Comissão da Iniciação a Vida Cristã para facilitar a ação pastoral por meio de um planejamento anual em conjunto e um acompanhamento mais coeso das atividades. Urge que todas as pastorais se empenhem neste processo, visto que a IVIC vai construindo um caminho da criança ao adulto, constituindo-se um trabalho de unidade e testemunho da vida cristã de toda a igreja. Sente-se que, especialmente nas capelas da paróquia, há uma grande deficiência pela falta de agentes preparados e disponíveis.





Campanha da Fraternidade 2011   


Em preparação a Campanha da Fraternidade 2011 as pastorais e movimentos paroquiais estiveram reunidos para um momento formativo e para o encaminhamento de propostas concretas para atuarmos frente ao desafio de cuidarmos da vida do planeta. Diante do tema: Fraternidade e a Vida no Planeta e do lema: “A criação geme em dores de parto“, surgiu a ideia de se criar uma pastoral de viés ecológico.

Pastoral do Meio Ambiente


No sábado dia 16 de abril, véspera do Domingo de Ramos, houve o lançamento da Pastoral do Meio Ambiente na missa das 19horas. A pastoral surge a partir da necessidade de cuidar da vida, com um olhar especial de quem está preocupado com o destino do nosso planeta. Sob a luz da Palavra de Sabedoria da Bíblia, a pastoral do meio-ambiente quer apontar caminhos de cuidados e respeito com a grande casa de todos nós: a Terra.


Semana Santa


Membros das Pastorais e Movimentos na Via Sacra


A Semana Santa foi bem participada com devoção e entusiasmo pelos paroquianos. Na Sexta-Feira da Paixão, de forma particular, as pastorais tiveram uma bonita participação na Via-Sacra, levando cartazes com os temas das estações, e também uma ilustração ligada a Campanha da Fraternidade.


Divina Misericórdia

Em maio foi realizada na paróquia a Festa da Divina Misericórdia, sempre celebrada no segundo domingo da páscoa e especialmente dedicada ao arrependimento dos fiéis. Esse domingo é a festa de devoção católica que mais cresce e é realizada há três anos em nossa paróquia.


Peregrinação nas Terras do Padroeiro São Francisco Xavier

Missa no Santuário de N. Sra. de Montserrat - Espanha


Em maio de 2011 alguns paroquianos realizaram a peregrinação à França e Espanha com a finalidade de visitarem as origens de nosso padroeiro, São Francisco Xavier. Foi iniciada em Paris e encerrou-se em Barcelona, mas o ponto alto da viagem foi à visita a Javier, lugar de sua infância e juventude.




Lançamento do novo site da Paróquia


No dia 05 de junho de 2011, para a comemoração do 45º Dia Mundial da Comunicação (DMC), cujo tema foi “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”, a nossa Paróquia fez o relançamento de sua página na internet. Depois de enfrentarmos algumas dificuldades técnicas durante os últimos meses foi feita uma nova versão do site. Foi uma alegria para toda a nossa comunidade paroquial podermos relançar e reiniciar os trabalhos de nossa PASCOM, pois consideramos de fundamental importância nos dias de hoje a utilização dos meios de comunicação para levarmos à amplitude máxima a evangelização de nossa sociedade, em particular daqueles que buscam na internet um meio de formação e crescimento na fé.


Festa Junina no Outeiro da Igreja Histórica

Eventos


No dia 18 de junho a Pastoral de Eventos coordenou a realização da tradicional Festa Junina da Paróquia São Francisco      Xavier. Em clima familiar e de muita alegria, realizada no sábado, no Outeiro da Igrejinha Histórica, com número muito maior de participantes do que no ano de 2010, o evento foi um sucesso.

Membros da Pastoral de Eventos com o Pe. Jorge no Jantar da Primavera

A pastoral organizou outros eventos ao longo do ano, como a Festa da Primavera, com Jantar Dançante, no dia 15 de outubro, na Creche Dom Orione.




Corpus Christi



Corpus Christi - Av. Amaral Peixoto

Nossos jovens com toda animação e devoção pela Santa Eucaristia participaram da confecção dos tapetes para a Festa de Corpus Christi no dia 23 de junho deste ano. Juntamente como tantos fiéis de mais de 50 paróquias, igrejas, comunidades cristãs e até escolas de Niterói, nosso jovens acordaram cedo para desenhar o tapete deste ano, que teve 100 paneis, colorindo cerca de 550 dos mil metros de extensão da via.


Jovens que participaram da JMJ em Madrid, recebem a benção na Missa de Envio


Juventude em Ação


Os Jovens realizaram outros importantes eventos ao longo deste ano: em maio houve o EAC (Encontro de adolescentes com Cristo). Dois representantes de nossa juventude estiveram presentes em Belo Horizonte, nos dias 29, 30 e 31 de julho para participar do ENAJO (Encontro Nacional da Juventude Orionita). Em 31 de julho PE. Geraldo Majela presidiu a Missa de Envio dos jovens da Paróquia São Francisco Xavier, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu no período de 16 a 21 de agosto, em Madrid. Sete jovens representaram nossa paroquia neste evento em Madrid.

Pastoral da Juventude em ação no EJC

Nos dias 08 e 09 de outubro realizou-se o 25º EJC (Encontro de jovens com Cristo) e participaram ativamente do DNJ (Dia Nacional da Juventude) realizado no dia 30 de outubro no Colégio dos Salesianos. Para fechar com chaves de ouro todas estas realizações haverá o retiro da juventude no final do mês de novembro.








Música

Coral com os jovens

Os membros da Pastoral do Canto Litúrgico da matriz reuniram-se várias vezes ao longo do ano para avaliar sua atuação na igreja. Uma das melhores expressões da participação do povo na liturgia é a Música Litúrgica. Onde há manifestação de vida comunitária existe canto; celebra-se a vida. Baseada nesse princípio, a Pastoral da Música em nossa Paróquia, tem por finalidade promover a interação da Assembleia (Povo) com os eventos litúrgicos (missas, festas, grupos de Louvor etc.) levando a Música Litúrgica como veículo desta interação e para isso contamos com vários Corais, Músicos, Grupos, Bandas e Cantores.


Missa do  Desagravo ao Coração de Jesus e Consagração das Famílias


A santa missa festiva com o Desagravo ao Coração de Jesus e Consagração das Famílias aconteceu no 01 de julho de 2011, sob a coordenação do Apostolado da Oração. Também em 16 de julho a pastoral da Liturgia realizou mais uma formação para seus agentes aberta a todos os que tivessem interesse de participar. Temos notado um crescimento muito salutar em nossas assembleias litúrgicas, que tem favorecido a interiorização, a piedade e o amor às celebrações através da criatividade e do empenho dos agentes da pastoral da liturgia. Falta avançarmos em alguns aspectos como a importância do silêncio, a sintonia entre o canto e a liturgia, a acolhida nas celebrações etc..


Semana da Família


Gestantes receberam a benção na Semana da Família

Em agosto, sob a coordenação da Pastoral Familiar, realizamos a Semana da Família com a participação de todas as pastorais envolvidas. Na missa dominical de abertura da Semana da Família foi feita a distribuição da oração da família. Durante a semana, com a participação das pastorais houve bênçãos específicas para as várias necessidades da vida familiar. A Pastoral Familiar incentivou também a realização da Semana Nacional da Vida (01 a 07 de outubro) e o Dia do Nascituro (08 de outubro). Foi uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e beleza desse dom precioso que recebemos de Deus. Nas missas do dia 08 foi feita a benção das gestantes. A Pastoral Familiar experimenta ainda uma grande necessidade de agentes comprometidos com esta dimensão tão fundamental de nossa ação evangelizadora.



Curso de teologia para leigos


No dia 22 de agosto, às 19 horas iniciou-se na paróquia o Curso básico de Teologia, ministrado pelos padres no salão paroquial. É uma oportunidade impar que se abriu no sentido de oferecer formação e sustentação teológica para o trabalho dos agentes de pastoral e para os leigos que querem aprofundar o seu conhecimento sobre Jesus Cristo, a Igreja e a mensagem cristã. Sentimos, no entanto, pouco empenho e entusiasmo das pastorais e movimentos que pouco participaram nos encontros.


Tarde Vocacional


Também no mês de agosto a Pastoral Vocacional realizou a Tarde Vocacional, com palestra sobre o tema vocação e outras atividades. Este evento marcou a retomada das atividades da referida pastoral que visa intensificar a redescoberta da dimensão vocacional em toda nossa paroquia, a partir do apelo que nos faz o Senhor: “Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para a sua messe”. Segundo a CNBB: “A animação vocacional deve brotar das comunidades, como responsabilidade de todos, e se dirigir a todas as categorias da Igreja” (CNBB, Vida e Ministério do presbítero n.º 244).


Terço dos Homens


Em outubro foi suscitada a criação do Movimento do Terço dos Homens, um modelo de espiritualidade que tem gerado muitos frutos espirituais e de ação eclesial em toda a Igreja do Brasil. Uma vez por semana, uma hora após a missa, Padre Jorge tem assumido a condução do grupo que tem crescido a cada semana. A partir da visão da fé pode-se confirmar a ação de Deus no coração e na vida dos homens que se deixam conduzir pelos apelos do Espírito, sob a proteção de Maria.



Gruta de Nossa Senhora - Inauguração do Jardim da Paróquia, espaço orante

Benção da Gruta e inauguração do Jardim, novo espaço para oração


Foi também em outubro, no dia 12, quando se celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, que realizamos a benção da gruta e do jardim no entorno da igreja onde temos agora um espaço de convivência fraterna e de espiritualidade, abençoados pela terna imagem da Virgem Maria.



Formação e Oração


Comunidade Fé e Vida - Espiritualidade Inaciana

Também neste mês o Grupo Fé e Vida realizou o seu retiro anual nos dias 21 a 23 de outubro.


Dia 15 de outubro foi realizada a primeira reunião com os Introdutores da Iniciação Cristã. Até o final do ano os agentes terão vários outros encontros de formação. Neste ano foram instituídos novos MEBES (Ministros de Benção) em nossa paróquia. Notou-se a necessidade de intensificar a divulgação deste serviço da Igreja e estimular a atuação destes ministros nas bênçãos de casas, enfermos e demais realidades da vida do povo de Deus.



IVIC  e Pastoral do Batismo

Em sintonia com a comissão do IVIC a Pastoral do Batismo está elaborando novas diretrizes na condução do processo de preparação do batismo para o próximo ano. Com este objetivo muitas reuniões de preparação e formação começaram a ser feitas a partir de segundo semestre deste ano. O intuito principal é o de fortalecer a ação evangelizadora na preparação deste sacramento de importância tão vital na vida da Igreja. Um dos aspectos a serem revistos é a acolhida que os próprios agentes farão, em plantões de atendimento, que não será mais realizado pela secretaria.




Membros da Pastoral da Criança, na Semana da Família

Dimensão sócio- transformadora

As pastorais e movimentos que atuam na dimensão sócio- transformadora, como a pastoral da criança, distribuição de cestas básicas e “quentinhas”, Vicentinos etc. começaram um trabalho em conjunto, visando uma ação evangelizadora que acompanhe as obras assistenciais realizadas junto aos assistidos.


Reunião da equipe dos Vicentinos

“O Espírito Santo está agindo através de nós”


Muitos outros eventos, reuniões e inciativas da parte das pastorais e movimentos poderiam ser aqui citados. Alguns eventos constituem o ordinário de nossa ação pastoral, por isso não demos ênfase a toda a programação que é tão rica e variada. O relatório apresentado visa evidenciar que, mesmo que muitas vezes não percebamos o avanço na atividade de apostolado de nossa Igreja, o Espírito Santo está agindo através de nós, usando de nossa fragilidade e pequenez para realizar as obras que não conseguiríamos sozinhos.


Agradecimento


Ainda temos muito caminho a percorrer. Por isso continuamos a contar com vocês na ação pastoral da Igreja, procurando oferecer-lhes sólida formação doutrinal, pastoral e espiritual, com espírito de comunhão e participação. Na oportunidade do Dia dos Leigos, desejo cumprimentar e agradecer a todos vocês pela atuação nas diversas frentes de trabalho, serviços e pastorais de nossa paróquia. Vocês são absolutamente essenciais e importantes, como sujeitos ativos da evangelização. Continuemos unidos, fortalecidos pela rocha firme que é a razão de nossa verdadeira alegria: Jesus Cristo, Nosso Rei e Senhor.

Pe. Josumar



Os comentários estão desativados.