A Voz do Pastor – MAR 2021

Publicado em 08/03/2021 | Categoria: A Voz do Pastor Notícias |


A Voz do Pastor – Quaresma e Pandemia

A todas as irmãs e a todos os irmãos: que a paz de Deus derrame suas bênçãos vocês.

Não deixa de ser interessante que os cuidados com a pandemia coincidam e atravessem o tempo da Quaresma. Há muita semelhança entre os cuidados que precisamos ter para nos mover nesse tempo de pandemia e para viver esse tempo da Quaresma. De todos, o maior cuidado não é apenas o de sobreviver na vida, mas o de viver na fé. A certeza da fé no Cristo Ressuscitado, vivo e presente entre nós, alimenta nossa esperança e valida nossa caridade.

Ainda não sabemos como será viver uma Quaresma em meio à pandemia: essa experiência é nova. Nesse sentido, a Quaresma desse ano, a primeira em nossas vidas terá muito a nos ensinar. Não podemos perder essa vivência única: a Graça de Deus não atravessa duas vezes o mesmo caminho.

O que fazer para unir as duas vivências: a da Quaresma e a da pandemia? “Perguntaram-lhe os discípulos: Que faremos para praticar as obras de Deus?” (João 6,28).

Primeiramente, ouvir uns aos outros. Conversar, escutar e descobrir o que a outra pessoa está sentindo. Conectar-se e reconectar-se com as pessoas, não permitindo que o afastamento social se transforme em afastamento do coração e anulação dos sentimentos e da caridade.

Em seguida, praticar empatia: colocar-se no lugar dos vizinhos de quarentena que compartilham o mesmo espaço. Entender as perspectivas e enxergar as necessidades. Falta o quê naquela casa: açúcar, arroz, pão, atenção? Cada um reage de forma diferente às situações. É nessa diferença que reside nossa riqueza.

Haverá momentos de estresse, quando o melhor a fazer é concentrar-se na respiração. Este exercício simples ajuda a diminuir o estresse. Use cinco minutos antes de dormir, concentre-se nas experiências positivas e anote: um filme engraçado, a conversa com um amigo, algo interessante que aprendeu, a oração que o Espírito coloca em seu espírito. Tudo será riqueza interna se for convertido em sentimento da alma.

Muitos ficarão estressados ​​com as incertezas, preocupados com empregos e finanças: esse é um estresse real. Por isso, em clima de Quaresma, faça uma lista das despesas e concentre-se no essencial: quanto você tem e que despesas pode cortar? Sobretudo, quais são nossas reais preocupações com os irmãos que passam fome. Há quem reclame por não encontrar pizzaria aberta, e há quem sequer precisa abrir o armário para saber que não há nada ali. Esse é um momento de real percepção das necessidades verdadeiras, e ele não pode ser desperdiçado.

Para começar, é bom fazer uma lista de todas as coisas em que você pode exercer influência e das outras que estão fora do seu controle. Dar-se conta do que você pode modificar é um impulso moral que se transforma num poderoso motivador. Ao perceber o que está além do seu controle, você poderá concentrar-se nas coisas que realmente pode modificar. Aceitar que ninguém pode influenciar tudo e que nunca as coisas sairão totalmente perfeitas são os trilhos por onde a locomotiva da vida passa.

Proteja os que se encontram em estado de vulnerabilidade. É mais seguro neste momento ligar para sua avó, do que visitá-la, pessoalmente. Mas não a deixe esquecida, quando ela se sentir abandonada por todos. Essa, aliás, poderia ser uma ótima ideia: que tal ligar para os parentes idosos mais seguidamente? Você pode ajudar aqueles que estão em maior risco, devido à idade ou condições médicas, se fazendo presente sempre com palavras de ânimo. “Estava nu, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram” (Mateus 25,36).

Lembram-se?

Se você tem filhos, passe um tempo maior com eles. Há muita pressão e expectativas sobre eles na escola e na sociedade. Relaxe sem se estressar com suas notas, aulas de esportes perdidas ou falhas no aprendizado. Esse isolamento será o momento para conectar-se e permitir que seus filhos vivam o momento presente.

Se as notícias estiverem sufocando, desconecte-se do mundo online: infelizmente, existem muitas notícias falsas circulando. Por isso, é bom confiar apenas nas fontes credíveis, por exemplo, as do Ministério da Saúde, do governo local e Organização Mundial da Saúde.

É importantíssimo comer melhor e fazer exercícios. Se isso é crucial na vida normal, que dirá em tempos de crise pandêmica! Seu corpo irá agradecer, e você também.

Se você tiver um amigo, também, de quarentena, especialmente se você morar sozinho, entre em contato com ele e faça planos de apoio para cuidar de crianças, animais de estimação ou quem quer que venha precisar de cuidados especiais. Se alguém que você conhece estiver doente, veja se precisa que lhe sejam fornecidos alimentos e medicamentos. Tudo isso pode ser feito sem que haja contato físico direto.

E se você acabar isolado, mantenha contato social com sua família, amigos e o trabalho, por telefone, e-mail, o que for melhor e possível. Não deixe o isolamento físico e a solidão o transformarem num ser infeliz, ainda que seja normal ficar alterado com toda essa situação. Juntos, somos todos mais fortes, ainda que, momentaneamente, precisemos estar fisicamente separados.

Mas, acima de tudo, vamos concentrar-nos no lado positivo. Reconectar-nos, refletir e crescer. Esse tempo vai passar. Vamos usá-lo da melhor maneira possível!

Tanto a Quaresma como esse isolamento são momentos passageiros, mas de profundo aprendizado, depois do qual poderemos retornar à vida normal. Contudo, será bem diferente de quando tudo começou. Bem vivenciado, esse tempo irá desembocar na Páscoa. É isso, afinal, que esperamos de tudo na vida: que todas as realidades vividas se transformem em luminosa vivência pascal.

Rezem pela Igreja e por seu Arcebispo. Rezarei por suas famílias e por vocês.

Desejo-lhes uma boa e santa Quaresma! Que essa vivência nos cure das mazelas do corpo e da alma!

+ Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói



Os comentários estão desativados.