A Páscoa do nosso querido pe. Paulo

Publicado em 19/10/2018 | Categoria: Notícias |

“Senhor, para os que creem em Vós, a vida não é tirada, mas transformada”.

Com esta certeza, na fé celebramos hoje, às 8 horas, na Igreja Matriz de São Francisco Xavier, a Páscoa do nosso querido padre Paulo.

A Missa de Exéquias por sua alma foi presidida pelo bispo Dom José Francisco Rezende Dias e concelebrada pelo bispo Auxiliar , Dom Luiz Antonio Ricci, por padres diocesanos e da ordem Orionita, entre eles o Provincial dos Orionitas Brasil-Norte, padre Josumar, o pároco , padre Magno Angeli e padre Geraldo Dias. Também estavam presentes na assembléia vários representantes da Ordem Orionita.

Dom José Francisco  falou que neste  momento  de sofrimento é a hora  de renorvarmos a nossa fé e a nossa esperança na vida eterna. Somos convidados a confiar no Bom Pastor, somos seus servidores, por isso precisamos estar preparados para a hora que Ele nos chamar, depois de ter seguido o seu Caminho.
Ontem, dia 18, foi o dia do padre Paulo encontrar com o Pai.  Agradecemos pelo dom da sua vida, da sua consagração e do seu sacerdócio, e agora, aqui, agradecemos  em comunidade , o seu serviço. Ele estava feliz em servir a Deus em Niterói, partiu feliz, completou Dom Francisco.

A última homenagem

A Igreja Matriz ficou pequena para comportar os familiares do padre,  os sacerdotes, diáconos,  membros de pastoraris , movimentos, Capelas e os paroquianos em geral, que vieram se despedir do padre Paulo Arcanjo de Oliveira Reis. Todos, visivelmente emocionados, custavam a acreditar que não poderiam mais desfrutar de sua companhia, que  alegrava a todos, com seu jeito carinhoso, que trazia  sempre  uma palavra  amiga e também das suas homilías, que mesmo sendo  profundas e diretas, não faltava uma pitada de humor, levando os paroquianos a refletirem sobre a Palavra, mas de um jeito leve e compreenssível.

O Arcanjo

Ele que tinha a palavra Arcanjo no sobrenome,  estava   sempre com o espírito  mensageiro,  se colocando a disposição em missões, sempre disposto a orientar e a partircipar dos diversos eventos paroquiais, entre eles, tinha a alegria de estar entre  os pequenos da Creche Dom Orione.

Reconhecimento

Ouça , abaixo, o áudio , onde o  padre Josumar  fala  da humildade, da simpatia e da inteligência do padre Paulo e, em seguida, neste mesmo áudio, tem as palavras do sobrinho, agradecendo todo carinho que a paróquia e a Ordem Orionita tinham pelo seu tio.

Família unida na dor

No primeiro banco, a família unida na dor. O sobrinho, o segundo, da esquerda para a direita, prestou uma homenagem ao tio.

Ouça abaixo:

Formosa e Bela, música cantada  após a comunhão.

Tu és a razão da jornada ,  canto final, umas das músicas que o padre Paulo mais gostava.

Sepultamento

Ao término da missa, os paroquianos seguiram o cortejo fúnebre  até  o Cemitério de São Francisco Xavier, em Charitas, onde o corpo do padre Paulo foi sepultado.

Conheça um pouco da trajetória do padre Paulo

A caminhada vocacional do padre Paulo começou ainda na infância. Criado em um berço católico, ele cresceu vendo seus pais participando ativamente nas pastorais e nos eventos promovidos na Paróquia do Divino Espirito Santo, na pequena cidade Lamim, em Minas Gerais.

Com apenas 11 anos entrou no Seminário Menor Dom Orione, em Belo Horizonte, e permaneceu até os 18 anos. Em seguida, passou pelos seminários orionitas de Juiz de Fora, Guararapes, São Paulo e Belo Horizonte, sendo ordenado em 1990. “Fui novo para o seminário, mas na infância participava sempre da Igreja nas celebrações, fui coroinha e participei da cruzada eucarística. Entrei para o seminário, aprofundei a fé e a espiritualidade e fiz a caminhada de forma serena e segura”, contou padre Paulo, em matéria publicada no jornal Orionita, em comemoração ao Dia do Padre.

Primogênito de quatro filhos, padre Paulo sempre contou com o apoio dos pais e irmãos. “Minha vocação sacerdotal se deu no seio de uma família religiosa. Apesar da distância, convivemos muito bem, nos encontramos nas férias e eles compreendem que a separação faz parte da realização vocacional”. Ele finalizou a entrevista com um conselho para quem está com dúvida em relação à vocação. “Pense um pouco e decida. Ser decidido na vida é algo muito importante”.

Vej aqui a  galeria com todas as fotos.