A importância da Comunicação e as novas Mídias Sociais nas Comissões Bíblico-Catequética.

Publicado em 09/02/2012 | Categoria: Notícias |

Comissão Bíblico-catequética implanta rede on-line com os Regionais

Durante o encontro das coordenações regionais de catequese, que aconteceu em Brasília (DF), nos dias 3 a 5 de fevereiro, Joseilton Luz, que administra o blog Catequese e Bíblia e que faz parte da Coordenação do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), falou sobre a importância da Comunicação e as novas Mídias Sociais nas Comissões Bíblico-Catequética.

“Vivemos em um tempo de mudanças e precisamos rapidamente nos adequar a essa realidade que tanto nos surpreende. Hoje com a internet, estamos praticamente ‘ligados’ ao mundo e precisamos, dentro dos nossos trabalhos, atingir também essa área que tanto necessita ser catequizada”, disse Joseilton.

O coordenador do Regional Nordeste 2, padre Elison Silva, orientou os integrantes responsáveis pela comunicação na comissão bíblico-catequética do Regional a implantar esse trabalho construindo o blog “Catequese Regional Nordeste 2”, que rapidamente ser transformou em uma rede que interliga as dioceses ao Regional. Com isso, até agora, das 21 dioceses do Regional, 14 já construíram seu blog, e em breve as dioceses restantes estarão “blogadas”, afirmou o coordenador Regional.

A rede de blogs tem hoje ferramentas disponíveis para fazer conhecer, estabelecer relacionamento e organizar as comunicações nas Comissões Regionais Bíblico-Catequética interligando todas as paróquias às dioceses, as dioceses aos Regionais e os Regionais ao blog “Catequese e Bíblia”, da CNBB.

“Iniciamos também um atendimento online para que a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética possa atender os catequistas de todo Brasil e do mundo, uma vez que o blog “Catequese e Bíblia” têm acesso de mais de 39 países”, explicou Joseilton Luz.

Comissão da CNBB cadastra catequistas de todo o Brasil

Com a finalidade de obter dados concretos sobre os catequistas no Brasil, e de como está sendo sua presença nas paróquias, dioceses e Regionais, que a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico–catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), montou uma plataforma para cadastrar os catequistas do Brasil através do site da CNBB.

“A proposta nasce da necessidade de termos um banco de dados da catequese, que possa contribuir na dinamização do trabalho de evangelização”, explicou a assessora da Comissão, Cecília Rover.

As informações deste cadastro de catequistas serão processadas e permitirão a elaboração dos distintos projetos de evangelização com maior aproveitamento, partindo de uma realidade concreta de cada região.

“É importante que você, catequista, faça o seu cadastro, na certeza de que está contribuindo para o crescimento do saber catequético em vista de uma catequese que forma para o discipulado”, sublinhou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann, que é arcebispo de Pelotas (RS).

Para realizar o cadastro, o interessado pode acessar o site da CNBB ou clicar aqui.