A fé não é produto de uma estratégia, afirma Cardeal

Publicado em 03/11/2012 | Categoria: Notícias |

Manila, Filipinas, 03 nov (SIR) – O Arcebispo de Manila (Filipinas), Dom Luis Tagle, que será criado Cardeal consistório que ocorrerá no dia 24 de novembro, assegurou que uma das coisas que mais atraiu sua atenção no Sínodo dos Bispos foi ver a evangelização como algo mais que uma estratégia.

“Parece-me que nas décadas passadas nos focamos em como fazer as coisas em todo o mundo. As igrejas estavam tratando de fazer uma estratégia. Em si mesmo não está errado. Mas poderíamos acabar nos esquecendo que a fé não é produto de uma estratégia”, sublinhou o prelado.

“A fé poderá trazer novas estratégias. Mas se não está enraizada na amizade com Jesus Cristo e em seguir a Jesus Cristo, então que classe de evangelização sucederá?”, questionou. O Arcebispo de Manila será designado à Congregação para a Educação Católica após sua criação como Cardeal, que com 55 anos de idade, se converterá no segundo Cardeal mais jovem. Sobre a sua nomeação Dom Luis Tagle afirma que ela “chegou como uma surpresa total para mim. Mas o que me consola é isto: o anúncio chegou três dias depois da canonização do segundo santo filipino, Pedro Calungsod, um jovem catequista que se uniu aos missionários jesuítas em Guam, e foi testemunha de Jesus até oferecer sua própria vida”. Dom Luis Tagle assinalou também que a Nova Evangelização apresenta interrogações que não se solucionam com respostas simples. “Alguns estão preocupados, alguns estão inquietos. Mas nos damos conta também, de que estar preocupados é bom se não cairmos no pessimismo. Temos que afirmar nossa fé no Senhor ressuscitado”. O prelado manifestou sua esperança de que os irmãos filipinos continuem levando a fé onde quer que forem. “A presença de trabalhadores filipinos em muitos lugares em todo o mundo, é para nós um momento de evangelização. E agora sentimos a responsabilidade de dar-lhes formação inicial, para que quando deixem o país, eles possam estar formados para contribuir à vida da Igreja, onde quer que estejam”.

Ao final o Arcebispo de Manila afirmou que o Ano da Fé é uma oportunidade para regressar no “encontro vivo com Cristo” e para aprofundamento do conhecimento da Fé, para redescobrir os novos ensinamentos do Concílio Vaticano II”.

Fonte: Dom Total

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione: