A Bíblia, uma carta de Amor de Deus para nós

Publicado em 08/09/2011 | Categoria: Notícias |

A vivência da fé à luz da Palavra de Deus

Deus caminha conosco e esta foi uma descoberta muito interessante que um povo muito antigo fez há muito tempo. Eles descobriram esse Deus pessoal que nos cria e que dá sentido à nossa existência. Este é o povo judeu. Os nossos irmãos mais velhos na fé.

É na Bíblia que encontraremos a palavra que Deus nos dirige. É nela que poderemos ver e sentir a caminhada de Deus com aquele povo. Caminhada esta que, é claro, continua a acontecer na vida de cada um de nós, seguidores do Nazareno.

Veremos que Deus começou se revelando, pouco a pouco, a este povo…

O povo da Bíblia mora perto do Mar mediterrâneo. Inicialmente é um grupo de migrantes vindos da Mesopotâmia. São chamados Hebreus e descendem de Abraão, que é quem inicia a história do Povo da Bíblia ao sair da Mesopotâmia à procura de uma nova terra e indo morar em Canaã, isto por volta de 1850 antes de Cristo (aC). Abraão, Isaque e Jacó, que são chamados também de Israel, são considerados os pais e fundadores do povo da Bíblia.

O povo caminha para o Egito

Como os outros povos, também o Povo da Bíblia passou um dia por grandes dificuldades e saiu em busca de terras mais férteis. Vai então para o Egito, onde são depois escravizados. Moisés, líder dos judeus, liberta seu povo. Na volta à Canaã o povo caminha pelo deserto por 40 anos. Depois, para melhor se defender, o povo da Bíblia escolhe reis. É dominado em algumas épocas, sofre exílio por 50 anos na Babilônia, volta à sua terra e segue a vida sendo fiel e infiel a esse Deus que eles descobriram e que caminhava com ele.

Estas histórias esses relatos todos estão escritos na Bíblia e nós dizemos que nela está a Palavra de Deus. Daí vem as perguntas:

Como é que se dá isto?

É o próprio Deus quem fala?

Fernando Cyrino

Estas histórias esses relatos todos estão escritos na Bíblia e nós dizemos que nela está a Palavra de Deus. Daí vem a pergunta. Como é que se dá isto? É o próprio Deus quem fala? Ou será que Ele tomou a mão de cada autor da Bíblia para escrever o que queria dizer?