A Bíblia, uma carta de Amor de Deus para nós

Publicado em 12/09/2011 | Categoria: Notícias |

A vida se faz antes para ser registrada depois

Aquela gente simples, o povo da Bíblia, que havia sacado que Deus caminhava com ele, vai descobrindo a Sua mão em tudo que acontece e a partir daí expressa a fé através de celebrações festivas, cantos, poemas e orações. Contam de pai para filho, quem sabe ao final do dia, em volta duma fogueira, suas conquistas, misérias, reflexões e forma de ver o mundo e nesse seu mundo a atuação sempre presente, junto a eles, de Deus. O que era contado, cantado e rezado vai devagarzinho se fazendo texto e é assim que a Bíblia começa a ser escrita.

A Aliança do povo do caminho com Deus

A Aliança do povo da Bíblia com Deus vai ficando mais intensa e se aprofunda. Os elos que prendem aquela gente a Deus os faz proclamar: “Deus nos ama!” Os profetas gostam de fazer uma comparação interessante: Eles dizem que Deus é um marido todo dedicado à esposa. Deus é o marido e o povo, a comunidade, é a sua esposa. Eles costumam também fazer uma outra comparação: falam que o povo de Israel, ao invés de se aliar a um reino forte e poderoso, faz aliança com o próprio Deus. Aliança que exige amor e fidelidade até a morte. É por isso que chamamos de aliança ao anel de casamento.

Monte Sinai

Deus celebra a Aliança com o povo da Bíblia no Monte Sinai. Na Aliança, Deus é sempre fiel, mas o povo dá sempre umas voltas nele e acaba voltando, sendo toda vez perdoado e acolhido novamente, porque Deus é sempre bom e só sabe amar.

Fernando Cyrino