A 7ª edição da Vigília dos Jovens Adoradores

Publicado em 14/05/2012 | Categoria: Notícias |

Foto exclusiva do Carlos Ivan para a Pascom

“A oração é a seiva sagrada de todo esse trabalho “

A 7ª edição da Vigília dos Jovens Adoradores, que acontece a cada segunda sexta-feira de cada mês, em intenção da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), reuniu rapazes e moças de toda a Arquidiocese do Rio em louvor a Jesus Eucarístico, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant´Ana, no Centro da Cidade, no último dia 11. Toda a madrugada de oração lembrou aos jovens sobre a importância de rezar sempre.

O Bispo Auxiliar desta Arquidiocese Dom Pedro Cunha presidiu a missa de abertura da vigília. Durante a homilia, recordou sua ida à JMJ de Madri e contou que para a celebração desta noite havia feito questão de usar a casula ganha lá, durante a missa de envio na Praça Cibeles, durante aquele evento que, segundo afirmou, deixou registrado no seu coração o pronunciamento do Papa Bento XVI aos povos de Língua Portuguesa: “Jovens, a Igreja precisa de vocês. E vocês precisam da Igreja.”

Dom Pedro lembrou que, infelizmente, a juventude de hoje não tem muitas referências e que precisa do testemunho dos jovens cristãos, que têm em Jesus o grande exemplo de mestre.

— Jesus é o mestre da amizade, da verdade e do amor. Quanto mais nossa amizade com ele se solidifica, mais ficamos unidos a Ele e conseguimos atrair as pessoas. (…) O caminho mais forte para levar outro jovem para a fé é o testemunho, mais do que palavras. O testemunho alegre contagia e une. (…) Uma juventude marcada pelo isolamento não é uma juventude saudável, destacou.

Para o Bispo Auxiliar é preciso que cada jovem tenha sempre em mente quem é o Cristo, para que cresça a intimidade com Ele e a fé:

— O Senhor Jesus é o grande amigo da juventude. (…) Que dessa amizade e experiência de fé possam surgir verdadeiros adoradores, desejou.

A juventude presente à noite de oração foi surpreendida pela participação da missionária da Comunidade Canção Nova Eliana Sá, que, junto do Padre Gleuson Gomes, conduziu um momento de adoração a Jesus Sacramentado.

O Sacerdote, ao rezar pela juventude do mundo inteiro que estará unida ao Santo Padre em julho de 2013 aqui, no Rio de Janeiro, pediu a Jesus para que cada um tenha paz, porque, segundo ele, “a paz dá um porto seguro para seguir em frente” e prepara os corações para a oração.

— Jovem, você precisa rezar, precisa adorar Jesus. Você precisa ser amigo do Cristo, ter intimidade com ele… Porque quando a gente reza, tudo reage! Jesus pode resolver tudo da JMJ. O comprometimento de cada um com o trabalho é importante, mas é a vida de oração que vai fazer as coisas acontecerem, porque é Jesus quem nos lembra: “Eu posso arranjar tudo”, enfatizou Eliana Sá.

Em entrevista exclusiva ao Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Gleuson e Eliana Sá falaram sobre a importância da oração para a JMJ Rio2013:

— É essa a dinâmica dessas madrugadas de vigília: estar imprimindo no coração desses jovens, que na sua maioria estarão envolvidos diretamente nas diversas atividades e equipes do trabalho do voluntariado da Jornada, entender que tudo isso só será possível pelo fruto fecundo da oração. A oração é exatamente a seiva sagrada de todo esse trabalho que nós queremos fazer, porque só Jesus vai poder nos direcionar, nos ensinar, dar as medidas certas pra que a nossa evangelização seja fecunda, explicou o Sacerdote.

— A oração é fundamental, ela é o alicerce de tudo. Quando a gente reza, a gente ouve a Deus. A gente entra em sintonia com Deus. E rezar é um ato de quem precisa: o soberbo, o orgulhoso, ele não reza. Então, a juventude precisa se unir para rezar(…), especialmente para que muitos jovens possam experimentar a força do encontro com Jesus através dessa JMJ, já que isso só é possível pelo poder da oração, lembrou Eliana.

* Fotos: Victor Gonzalez

Fonte: Arquidiocese do RJ

Uma resposta para “A 7ª edição da Vigília dos Jovens Adoradores”

1. […] Janeiro em 2013, será lançada nesta sexta-feira, 13, a Oração Oficial da Jornada,durante a “Vigília dos Jovens Adoradores”, evento que tem reunido milhares de jovens desde sua primeira edição, em novembro de […]