Publicado em 09/08/2010 | Categoria: Arquivo |

Nova visita do Círio de Nazaré à Arquidiocese de Niterói

O Círio de Nazaré vai movimentar o Rio de Janeiro de 20 a 22 de agosto

O Círio de Nazaré, “a maior procissão católica do mundo”, conforme estudiosos e pesquisadores, pode se tornar patrimônio imaterial da humanidade. A decisão será tomada mês que vem em Paris, por uma comissão da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Apenas os elementos religiosos da festa foram incluídos no documento que será encaminhado a UNESCO. A diretoria do Círio de Nazaré acredita que, caso seja aceito o pedido, a festa religiosa ganhe não só visibilidade internacional, mas também reconhecimento no Guiness Book, o livro dos recordes, como a maior manifestação religiosa do mundo.

A festa de fé e devoção, que acontece em Belém desde 8 de setembro de 1793, tem trajeto de 3,6 quilômetros, que já chegou a ser percorrido em nove horas, reunindo um público estimado em 2,7 milhões de fiéis.

No Rio de Janeiro, o Círio de Nazaré aconteceu pela primeira vez em 2009. Na ocasião, o povo carioca fez uma verdadeira demonstração de fé à Virgem de Nazaré. Mesmo debaixo de chuva, mais de oito mil pessoas participaram da procissão do Círio, em Acari.

A Imagem, que esteve na Cidade por três dias, percorreu diversos lugares, abençoando e emocionando os cariocas.

PROGRAMAÇÃO DA VISITA

20 de agosto 2010

9h às 12h – Os movimentos marianos estão convidados a rezarem o Rosário.
12h15 – Missa na Catedral São João Batista, presidida por Dom Roberto.
(Partida em Carro aberto do corpo de bombeiros até a Matriz de São Gonçalo).
14h – Chegada da imagem na Matriz São Gonçalo do Amarante, em São Gonçalo.
(Todos os movimentos, pastorais e novas comunidades estarão presentes para a recitação do terço).
15h – Terço da misericórdia transmitido pela Rádio Catedral.
(Ao término do terço, a imagem partirá para Bacaxá, onde será feito um celebrativo pelas famílias e seguirá em carro aberto até a matriz de Saquarema, quando será feita a Santa Missa).
19h – Santa Missa na Matriz de Saquarema, presidida por Dom Alano Maria Pena, OP.

A imagem permanecerá em vigília até as 6h, quando partirá para o heliporto e retornará ao Rio de Janeiro.

Avisos Paroquiais de 14 e 15 de agosto

leia no ícone agenda do site.