77.º aniversário do Papa Francisco

Publicado em 17/12/2013 | Categoria: Notícias |


papa bolo

Cidade do Vaticano, 17 dez 2013 (Ecclesia) – O site do Vaticano lançou um álbum de fotografias com citações do Papa, intitulado ‘A ternura de Deus expressa-se nos sinais’, como forma de assinalar o 77.º aniversário natalício de Francisco, que se celebra hoje. 

O ‘ebook’ com 32 páginas pode ser lido online e cada citação tem uma ligação para o texto original do qual foi tirada. 

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito a 13 de março deste ano como sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado. 

Francisco é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e o primeiro pontífice sul-americano: nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, a 17 de dezembro de 1936, filho de emigrantes italianos, e trabalhou como técnico químico antes de se decidir pelo sacerdócio, no seio da Companhia de Jesus, licenciando-se em filosofia antes do curso teológico. 

Jorge Bergoglio foi afetado por uma grave doença, aos 21 anos, que levou à remoção de parte do pulmão direito. 

É aficionado do tango e simpatizante do San Lorenzo, equipa de futebol fundada por um padre que se acaba de sagrar campeã da Argentina. 

Ordenado padre a 13 de dezembro de 1969, Bergoglio foi responsável pela formação dos novos jesuítas e depois provincial dos religiosos na Argentina (1973-1979). 

João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992 e foi ordenado bispo a 27 de junho desse ano, assumindo a liderança da diocese a 28 de fevereiro de 1998, após a morte do cardeal Antonio Quarracino. 

O primaz da Argentina seria criado cardeal pelo Papa polaco a 21 de fevereiro de 2001, ano no qual foi relator da 10ª assembleia do Sínodo dos Bispos. 

Tem como lema ‘Miserando atque eligendo’, frase que evoca uma passagem do Evangelho segundo São Mateus: “olhou-o com misericórdia e escolheu-o”. 

Em nove meses de pontificado, o Papa Francisco visitou o Brasil (Rio de Janeiro e Aparecida) e realizou três viagens em Itália, incluindo uma passagem pela ilha de Lampedusa. 

Entre os principais documentos do atual pontificado estão a encíclica ‘Lumen Fidei’ (A luz da Fé), que recolhe reflexões de Bento XVI, e a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho), tendo ainda sido convocado um Sínodo sobre a Família, que vai decorrer em duas sessões: uma extraordinária em 2014 e outra ordinária, em 2015. 

Francisco criou um Conselho de Cardeais, com membros dos cinco continentes, para o aconselharem no Governo da Igreja e na reforma da ‘Constituição’ do Vaticano, e aprovou nova legislação para regular a atividade financeira do pequeno Estado e da Santa Sé. 

Um grupo de crianças apoiadas pelo Dispensário Pediátrico do Vaticano cantou os parabéns e ofereceu um bolo de aniversário ao Papa, no sábado, durante uma audiência que se seguiu à visita de Francisco a esta instituição solidária.



Os comentários estão desativados.