CELAM: Assumir novos desafios e encontrar novas possibilidades

Publicado em 27/07/2015 | Categoria: Notícias |

celam

A Reunião da Coordenação Geral do Conselho Episcopal Latino-Americano foi realizada em Bogotá de 21 a 24 de julho

O cardeal Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá, se dirigiu aos membros dos Departamentos, o CEBITEPAL e seus irmãos da Presidência para introduzir os dias de reflexão e de trabalho destinados a definir o Plano Global do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) para o quadriênio 2015-2019. A Reunião de Coordenação Geral do CELAM foi realizada de 21 a 24 julho na capital colombiana.

Em discurso, o cardeal eleito recentemente presidente, lembrou que “os vários acontecimentos que marcaram a vida do CELAM durante este tempo de graça, 60 anos frutíferos, oferecem uma herança especialmente fecunda para a compreensão do momento presente e para a tarefa que hoje devemos assumir diante da evangelização do nosso continente”.

Ele notou que o fundo histórico – a celebração do 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II e o surpreendente Magistério do Papa Francisco – oferece um amplo horizonte de compreensão “para que a tarefa do CELAM assuma novos desafios e encontre novas possibilidades”.

O presidente do CELAM sublinhou que este órgão de comunhão, reflexão, colaboração e serviço, “reflete a própria natureza da Igreja: sinal e instrumento, isto é, sacramento”. Por isso, “deve transparecer de forma clara e convincente as notas que caracterizam a identidade da Igreja e deve fazer com que se concretizem nas circunstâncias precisas em que vivem os nossos povos”, de modo “que a Igreja continue a ser una e ao mesmo tempo diversa”, em comunhão com a Igreja universal e o Papa.

Sobre o Plano Global 2015-2019, o cardeal Salazar disse que se trata de “um roteiro para quatro anos”. Ele ressaltou que o método a ser seguido será “o que a Igreja na América Latina faz há tantos anos: ver, julgar, agir”, sendo este “um método simples que tem demonstrado sua eficácia ao longo dos anos e que de alguma forma já está presente em todas as considerações pastorais que fazemos como Igreja”.

Por outro lado, ele disse que o espírito de oração e discernimento espiritual propicia o ambiente para “plasmar no Plano Global a vontade do Senhor para este quadriênio do CELAM que está começando”.

O CELAM, celebrando sua XXXV Assembleia Geral Ordinária em Santo Domingo, República Dominicana, em maio passado, elegeu novo presidente o cardeal Ruben Salazar Gómez. Assim, o arcebispo de Bogotá substituiu Carlos Aguiar Retes, arcebispo de Tlalnepantla, no México.

Fonte : (27 de Julho de 2015) © Innovative Media Inc. / Zenit