Mesa da Palavra – Epifania do Senhor

Publicado em 06/01/2012 | Categoria: Notícias |


Liturgia da Missa – Reflexões para a Mesa da Palavra

Epifania do Senhor – Ano B – 08-01-2012


 

Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há de apascentar o meu povo de Israel.» Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exatas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-me para eu ir também prestar-lhe homenagem.» Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho. Mt. 2, 1-12


Quando Deus se manifesta colocamo-nos a caminho



 

Era uma vez, num país bem distante, umas pessoas que gostavam muito de estudar o céu. Passavam as noites claras reparando nas estrelas e admirando seus movimentos. Um dia notaram a presença de um novo astro. Aquele era diferente de todos os outros. Sem dúvidas que indicava algo muito importante. Ao vê-lo, a cada noite, notavam que se movimentava e foi aí que resolveram segui-lo. Quando contaram isto para a gente da cidade muitos, a grande maioria talvez, lhes disseram que eram doidos. Outros conseguiram ver ali um sinal de Deus e resolveram também ir atrás da tal Estrelinha. O fato é que eles não deram ouvidos a esses comentários e foram em frente. Armaram uma caravana e dela participaram homens, mulheres e também várias crianças. Aliás, foram elas que sugeriram os presentes para serem levados: ouro, incenso e mirra. Do dinheiro para adquiri-los havia também as moedinhas que guardavam. Os adultos da romaria ficaram impressionados com a capacidade que os mais jovens têm de seguir a Estrela. Como só uns poucos líderes foram ter com Herodes, ficou-se com a impressão de que eram eles somente os que buscavam a tal Estrela de Belém, mas aquela caravana especial era bem grande. No caminho difícil sentiam que a Estrela muito os animava. Ela nao deixava que se cansassem e nem tivessem dúvidas sobre quem iriam encontrar lá adiante. Ao vê-los passar as pessoas se perguntavam quem eram aqueles que seguiam tão alegres. A resposta que ouviam é que ali iam os “peregrinos loucos para seguir a Estrela”.

 

Havia algo de diferente no ar e alguns homens de muita sabedoria o pressentiram. A verdade é que as maravilhas dos céus não permanecem ocultas para aqueles que estão atentos à presença de Deus entre nós. Eles sentiram e não ficaram parados. Saíram da sua terra e foram em busca daquilo que sabiam ser algo extraordinário, que iluminaria e iria gerar alegria, transformando totalmente, não somente as suas vidas, mas também a da humanidade. Deus estava chegando e era necessário se colocar a caminho.

 

Deus se manifesta para nós. É preciso atenção aos seus sinais, eis que Ele não vem com pompas e circunstâncias, nem anunciado por faixas, anúncios na TV, jogos de luzes, trombetas e tambores dos exércitos. Ele se aproxima de maneira sutil e delicada e Mateus nos mostra neste domingo o que acontece às pessoas que o sentem chegar.

 

São sábios, gosto de pensar assim, não porque sejam mais inteligentes que os outros, mas porque reparam nos sinais de Deus e partem ao seu encontro. A cada um de nós a sua chegada também irá provocar esta reflexão ou, melhor dizendo, discernimento que nada mais é do que o uso da sabedoria para interpretar os sinais e colocar-se em movimento.

 

Deus nos vem e quando acontece sua chegada não se consegue permanecer indiferentes e quietos. Ele é tremendamente provocante. Nesse Evangelho podemos observar esta inquietação através de três movimentos básicos em todo aquele que consegue observá-lo no coração.

 

A desinstalação. A sua chegada é geradora de mudança. Tira-nos do lugar em que estamos, move-nos da zona de conforto à qual estamos acostumados, e leva-nos para outros espaços, independendo do local (próximo ou longe) onde se esteja. Deus é eterno gerador de movimento. Nesse caso vemos homens sábios que partem de lugares distantes para atender o chamado de Deus.

 

Sentir que Deus chegou e não se colocar em atitude de prontidão para acolhê-lo é o mesmo que não aceitá-lo. Não se recebe Deus acomodado. Os magos notaram ser aquele um tempo privilegiado e se sentiram convidados para participar dele. Saem então da sua terra e põem-se à caminho para o encontro maior das suas vidas em Belém. Cabe a cada um se perguntar: Onde é esta “Belém” na qual Deus quer se manifestar para mim?

 

A segunda intuição que gostaria de refletir com vocês diz respeito à comunidade. Não se busca Deus sozinho. O encontro com Ele se dará sempre de modo muito pessoal, mas Ele se busca comunitariamente. Não é um mago que vem buscar o Senhor, da mesma maneira que não foi somente um pastor que chegou até Ele. Ao se colocarem no caminho de Jesus os sábios do Oriente se fazem primeiro comunidade.

 

É dessa forma que eles vão até Belém para o encontro com o Senhor das suas vidas. Ao encontrá-lo irão adorá-lo oferecendo a Ele, através dos presentes que trazem, as suas vidas. Aqui também se coloca para nós uma segunda pergunta: Coloco-me a caminho de Deus em comunidade? Ou sigo tateando sozinho tentando achar sua direção?

 

A terceira percepção é a da luz e da alegria. Os magos seguem uma luz. Deus é constante luz a nos indicar o melhor caminho. A verdade é que a luz de Deus é que impede que a gente se perca e caia no “buraco negro” da solidão, ou escuridão (trata-se da mesma coisa) absoluta. Deus é luz que vem, mas é preciso atenção, pois que Ela se coloca entre os tantos outros brilhos existentes por aí. É preciso diferenciar a verdadeira Luz daqueles que são simples reflexos. Para ajudar nesta diferenciação é possível usarmos o critério da alegria espiritual.

 

Ao verem a estrela os magos sentem uma grande alegria. Deus provoca-nos consolações. Quando Ele vem iremos nos sentir, mesmo que em meio a problemas: alegres, corajosos, abertos, animados, verdadeiros, perseverantes, pacíficos, justos, pacientes… Daí que poderemos fazer-nos uma última pergunta a respeito desse Evangelho: Vivemos na alegria da luz, sentimo-nos consolados? Ou estamos em meio às sombras?


 Pistas para reflexão durante a semana



Onde é esta “Belém” na qual Deus quer se manifestar para mim?

 

– Coloco-me a caminho de Deus em comunidade? Ou sigo tateando sozinho tentando achar sua direção?

– Vivemos na alegria da luz, sentimo-nos consolados? Ou estamos em meio às sombras?


1ª Leitura – Is. 60, 1- 6

2ª Leitura – Ef. 3,2-3a .5-6

 

 

Fernando Cyrino

Veja as fotos da Missa da Epifania do Senhor



Deixe um comentário

A Voz do Pastor

Notícias em Destaque

Oremos pelo Afeganistão Consagração à Nossa Senhora de Guadalupe Homenagens aos nossos diáconos permanentes Homenagem aos nossos padres Visita guiada na Igrejinha Histórica 6 casais recebem sacramento do matrimônio em casamento comunitário Assembleia Paroquial 2019: Como podemos evangelizar melhor? ENAJO - Missa de encerramento Juventude Orionita em Niterói. Evento reuniu mais de 500 jovens na Paróquia Espaço de Ludicidade e Leitura é inaugurado na Creche Dom Orione Festejando São Francisco Xavier Salão nobre da Igreja Matriz é inaugurado Missa Domingo de Ramos na Cachoeira Encerramento das Festividades de São Luis Orione Celebrando a Caridade: São Luis Orione! Festa de Natal 2016: sua doação com destino certo Festejando o dia de São Francisco Xavier Assembleia Paroquial 2016 Capela das Almas Mês Vocacional Dia dos Pais Dia do Padre Festa Junina 2016 da Paroquia São Francisco Xavier Missa em memória de Santo Antônio Festa do Imaculado Coração de Maria Festividades em Honra ao Sagrado Coração de Jesus Padre Jô visita a Paroquia e nos encanta com seu canto e seu carinho. Dia da Ascensão do Senhor, dia das Mães e 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nosso novo Pároco, padre Magno, seja bem-vindo! Batizados: os novos membros da Comunidade Paroquial Henrique: “Viver e dar a vida cantando o Amor!” Salve São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões! Paroquianos homenageiam São Francisco Xavier Pe. Anísio fala da importância da confiança e dependência em Deus. Viva a Vida do Pe. Geraldo Dias! Romaria da Família Orionita ao Santuário de Aparecida do Norte Paroquianos participam da Romaria Arquidiocesana a Aparecida Missa na Capela Imaculado Coração de Maria: “Criai ânimo, não tenhais medo!” Missa da Ascensão do Senhor, Dia das Comunicações Sociais e Dom Orione Missa na capela São João Paulo II Festa na Capela Bom Pastor e Homilia do papa Francisco Assembleia Paroquial 2015 Missa de São Francisco Xavier Paróquia em Fests Missa de Nossa Senhora das Graças Movimento Shoenstatt unido pela Catedral O desafio da solidariedade Um dia voltado à ação social na Cachoeira Vigília Missionária, mais um passo rumo a unidade! Pascom comemora com missas o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais Caminhando rumo a Fraternidade Posse do Pe. Geraldo Dias, novo pároco da Paróquia. Inaugurada a Capela São Luiz Orione Pe. Jô é homenageado no “Encontro Musical” Novo endereço do site da Paróquia Novo Pároco da Paróquia São Francisco Xavier Dia de São Francisco Xavier Missa de Nossa Senhora das Graças Nossos jovens, protagonistas da história As Vocações na Igreja Semana da Família: o valor do testemunho transmitido Semana da Família 2013 Visita do Papa ao Brasil- Jornada Mundial da Juventude 2013 Missa dominical, com muitos motivos para render Graças Peregrinação da Paróquia São Francisco Xavier Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa! Caminhada da juventude com Cristo! Primeira Missa do Papa Francisco Primeiro Angelus – Papa Francisco Habemus Papam !!! Jorge Mario Bergoglio – Papa Francisco Bento XVI comunica a sua renúncia como Papa Paroquianos acolhem o novo Vigário Paroquial Saudade-Missao-Disponibilidade Celebração Eucarística - São Francisco Xavier Festejando São Francisco Xavier Celebração Eucarística da Crisma Festa da Pastoral de Conjunto Ano da Fé Uma análise geral do Sínodo Mensagem final do Sínodo O silêncio e a nova evangelização O papel o leigo na missão da Igreja Paróquia em Ação no mês das missões Paróquia Celebra o Dia Mundial da Missões Série 50 anos do Vaticano II Dia do Catequista Paróquia realiza assembleia para a construção da unidade paroquial Semana da Família Mensagem de agradecimento aos dizimistas Pastoral da Juventude Renovada