1 minuto pela paz

Publicado em 04/06/2014 | Categoria: Notícias |

Das paróquias às escolas, sem esquecer dos escritórios, das praças, e de todas as realidades de agremiações. Todos foram convocados para observar 1 minuto de silêncio e de oração, às 13 horas, do dia 6 de junho. O gesto é para acompanhar o encontro de oração pela paz no Oriente Médio a ser realizado na tarde do Domingo de Pentecostes, 8 de junho, no Vaticano, e que reunirá o Papa Francisco e os Presidentes de Israel, Shimon Peres e da Palestina, Abu Mazen.

A iniciativa é da Ação Católica argentina, à qual aderiram a Ação Católica italiana, o Fórum Internacional da Ação Católica (Fiac) e a União Mundial das Organizações Femininas Católicas (Umofc).

A Ação Católica italiana convida a todos que queiram unir-se à iniciativa, para parar, inclinar a cabeça e rezar segundo a sua tradição, no trabalho, nas escolas, na universidade, nos bairros, nas famílias, nas paróquias. Aos sacerdotes é pedido que saiam das igrejas e rezem com as pessoas pela paz nas ruas, atendendo ao pedido do Papa Francisco.

“6 de junho é uma sexta-feira, dia de oração para o Islã, véspera do tempo de oração para o judaísmo, explica uma nota. Ocasião especial de oração e de reflexão. Pede-se aos fiéis das comunhões radicadas em Abraão, para invocarem juntos o dom da paz”.

A iniciativa também está no Facebook Facebook/unminutoporlapaz e no Twitter #unminutoperlapaz.

Leia também:

Oração pela paz na Terra Santa é uma convocação

“Não deve ser considerado somente um momento para pedir o dom da paz. É uma convocação espiritual e moral para todos”. Sergio Paronetto, vice-presidente nacional da Pax Christi, comentou para a Rádio Vaticano o convite do Papa Francisco aos presidentes de Israel e Palestina, para rezar no Vaticano, pela paz na Terra Santa no próximo dia 8 de junho.
“Espero que seja uma ocasião capaz de despertar a escuta recíproca, de modo a alcançar uma forma de desarmamento mental e emocional. Desarmamento dos medos, das obsessões, dos preconceitos, das arrogâncias, dos fanatismos. Devemos despertar as energias da família humana, redescobrindo a nossa carteira de identidade relacional. Como escreve David Grossman – recorda Paronetto – é preciso ressuscitar a pessoa dentro das armaduras”.
Indicativa a data escolhida para o encontro, que recai no dia da Solenidade de Pentecostes: “A paz é uma pessoa, – repete frequentemente Francisco – é o Espírito Santo”.
Paronetto convida a pegar nas mãos, nos dias de preparação, o livro do Cardeal Martini “Rumo a Jerusalém”, no qual se recorda que “a oração pela paz é uma oração de intercessão, no sentido bíblico de ‘dar um passo no meio’, de colocar-se entre as partes em conflito, sem malidicência, abandonados ao sopro do Espírito”. (SP)

Patriarca Ecumênico deverá participar do encontro oração pela paz

MP3O Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I deverá participar do encontro de oração pela paz na Terra Santa, convocado pelo Papa Francisco para o domingo 8 de junho. A informação foi dada ao Vaticaninsider por fontes do Patriarcado. A decisão será oficializada amanhã, quarta-feira, após a reunião do Sínodo durante a qual o Patriarca apresentará a iniciativa.

O convite a Bartolomeu I foi feito pelo Santo Padre durante o encontro realizado na sede do Patriarcado Greco-ortodoxo em Jerusalém. O Patriarca Ecumênico acolheu o convite, pedindo no entanto algum tempo antes de dar uma resposta.

A presença do sucessor do Apóstolo André ao lado do sucessor do Apóstolo Pedro no encontro de oração, junto aos Presidente da Palestina, Abu Mazen, e de Israel, Shimon Peres, mostra como as duas “Igrejas irmãs” pretendem continuar o caminho iniciado em Jerusalém.

Como revelado pelo Papa Francisco aos jornalistas no vôo de volta a Roma, vindo de Tel Aviv, o desejo era de que o encontro de oração pela paz fosse realizado na Terra Santa. Problemas políticos e logísticos impediram tal feito, levando o Santo Padre a fazer o convite a Abu Mazen no domingo 25 de maio, durante a Missa celebrada na Praça da Manjedoura em Belém e a repeti-lo posteriormente ao Presidente Shimon Peres, em Jerusalém.

Também Bartolomeu I, durante sua peregrinação à Terra Santa, encontrou os dois presidentes que estarão no Vaticano do Domingo de Pentecostes. O Papa Francisco reiterou que não se trata de uma iniciativa diplomática ou de mediação, mas somente um encontro de oração pela paz. (JE)

Fonte: Rádio Vaticano

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione: