Vicentinos, uma missão especial.

Publicado em 27/09/2016 | Categoria: Notícias |


Na missa do domingo, 25 de setembro, os paroquianos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do serviço e da bonita missão da Sociedade de São Vicente de Paulo – Conferência de São Francisco Xavier.

VICENTINOS

Sociedade de São Vicente de Paulo

Conferência de São Francisco Xavier

Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede e me deram água. Era estrangeiro e me receberam na sua casa. Estava sem roupa e me vestiram; estava doente e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar”.

Então os bons perguntaram: “Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos de comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos em nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?”.

Aí o Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isto ao mais humilde de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.” (MT 25, 34-40).

vicentinos-contatos

Introdução

Nossa paróquia possui uma Conferência Vicentina ligada a Sociedade de São Vicente de Paulo. Nós Vicentinos somos um movimento católico de leigos que se dedica, sob a influência da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente menos favorecidos, mediante o trabalho coordenado de nossos membros.

O que fazemos

Certo dia, quando o então padre Vicente de Paulo estava se preparando para celebrar a Santa Missa, se aproximou um paroquiano para lhe comunicar que havia uma família, na redondeza, que estava passando grande necessidade. Na hora da homilia São Vicente de Paulo fez um apelo aos fiéis para que visitassem e ajudassem aquela família. Naquele mesmo dia, ele mesmo foi vê-la de perto para levar seu conforto e, à medida que se aproximava da casa, encontrava grupos de pessoas que estavam voltando do mesmo lugar. Quando lá chegou ficou assustado com a quantidade de donativos que os fiéis tinham trazido. Apesar de feliz com a generosidade do povo, imediatamente exclamou: “Este é o tipo de caridade mal organizada. Daqui a alguns dias esta família estará novamente passando dificuldades. A Igreja precisa aprender a organizar a caridade“.

Nosso trabalho, como Vicentinos, consiste em assistir aos mais carentes e necessitados, de forma organizada, a fim de tentarmos prover o mínimo de dignidade humana ao nosso próximo.

Como fazemos

Nós Vicentinos visitamos regularmente as famílias que requisitam auxílio, e uma vez comprovada a necessidade de ajuda, a mesma é cadastrada em nossa lista de assistidos. Atualmente há dois tipos de assistência regular: o fornecimento mensal de bolsas de alimentos à família, e ou o fornecimento quinzenal de leite, para o reforço alimentar de crianças com idade entre seis meses e dois anos, que deveria ser ampliado. Atendemos hoje a 60 famílias com bolsas e 26 crianças com o leite.

Além disto, eventualmente, compramos remédios, sob receita, auxiliamos em obras e reformas de casas e barracos, muitas até hoje sem banheiro, compramos bujões de gás, material escolar, efetuamos campanhas de natal, palestras, cursos e outros serviços, tais como auxílio na obtenção de documentos, e registros. Os Vicentinos precisam ser católicos praticantes porque, apesar de nossa ação não estar condicionada a religião dos assistidos, nós sempre levamos junto ao pão material o pão da vida, o pão da palavra, o pão de Deus.

Onde fazemos

Nossa atuação ocorre em toda a área da Paróquia, especificamente na Grota Surucucu onde há mais famílias necessitadas.

vicentinos

Quem assistimos

Nossos atendidos, em sua quase totalidade, não recebem assistência do governo tais como: bolsa família, pensão, aposentadoria ou qualquer outro benefício. Entre eles há crianças, jovens, idosos doentes, portadores de doenças crônicas e inválidos (HIV, TB, AVC, etc.). Quando identificamos que uma família conseguiu algum tipo de melhoria, que lhe permitirá prover o sustento mínimo, a mesma é substituída por outra mais necessitada.

O que precisamos

O primeiro domingo do mês, em nossa paróquia, é conhecido como o domingo do quilo, e suas doações ajudam a alimentar várias famílias. Veja  a seguir a relação dos itens que compõem a bolsa de alimentos que distribuímos: 3 kg de feijão; 4 kg de arroz; 2 kg de açúcar; 1kg de sal; 1 kg de farinha; 1 kg de macarrão; 1 pacote de biscoito de 200 g; 1 lata de óleo; 1 lata de extrato de tomate; 200 g de sabão de barra; 1 kg de fubá; 500 g de amido de milho; 1 dúzia de ovos e 4 latas de leite em pó. Vale lembrar que os três últimos itens representem mais de 40% do valor da bolsa; e que o leite sozinho quase 30%. Cada criança cadastrada, abaixo de dois anos, recebe duas latas de leite em pó por quinzena. Assim sendo pedimos a sua ajuda, de forma organizada, como pedia São Vicente de Paulo, doando regularmente aos mais carentes, através da coleta do domingo do quilo, ou com doações em dinheiro. Tudo o que recebemos como donativo é repassado aos nossos atendidos.

Quem somos

Nossa conferência foi criada em 1984 e se reúne todas as semanas, às quintas-feiras às 20:00h na Capela do Imaculado Coração de Maria, na Av. Rui Barbosa, 690; Cachoeira. Somos hoje poucos Vicentinos para assistirmos toda a nossa paróquia. Se precisar de alguma informação, entre em contato conosco: Olívia 99201-9815 ou 2710-1686; Lúcia e Brando 2611-5648; Ari 98383-5347 ou 4126-2827; Maria José e Chiquinho 2711-8390; Lalila 98693-0016 ou 2612-0571; Wilson 99702-5921; Graça 2611-5401 e Alberto 99453-5147. Gostaríamos de convidá-los a nos visitar, em nossas reuniões semanais. Estaremos todos esperando por você. Se você se sente vocacionado a acolher Jesus na pessoa do irmão necessitado, venha ser Vicentino.

“Desejo que o mundo inteiro seja uma grande rede de caridade.”

(F. Ozanam, fundador da SSVP).

 

 

 

santo-do-dia

 

São Vicente de Paulo, grande sacerdote

 

São Vicente de Paulo sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração

 

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mat 22,37.39).

Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

São Vicente de Paulo, rogai por nós!

Assista ao vídeo



Os comentários estão desativados.