Vicentinos – movimento católico que se dedica à justiça e à caridade

Publicado em 27/09/2019 | Categoria: Notícias Slideshow Home |


VICENTINOS

Sociedade de São Vicente de Paulo

Conferência de São Francisco Xavier

Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede e me deram água. Era estrangeiro e me receberam na sua casa. Estava sem roupa e me vestiram; estava doente e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar”.

Então os bons perguntaram: “Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos de comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos em nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?”.

Aí o Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isto ao mais humilde de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.” (MT 25, 34-40).

 

 

Introdução

Nossa paróquia possui uma Conferência Vicentina ligada a Sociedade de São Vicente de Paulo. Nós Vicentinos somos um movimento católico de leigos que se dedica, sob a influência da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente menos favorecidos, mediante o trabalho coordenado de nossos membros.

 

O que fazemos

Certo dia, quando o então padre Vicente de Paulo estava se preparando para celebrar a Santa Missa, se aproximou um paroquiano para lhe comunicar que havia uma família, na redondeza, que estava passando grande necessidade. Na hora da homilia São Vicente de Paulo fez um apelo aos fiéis para que visitassem e ajudassem aquela família. Naquele mesmo dia, ele mesmo foi vê-la de perto para levar seu conforto e, à medida que se aproximava da casa, encontrava grupos de pessoas que estavam voltando do mesmo lugar. Quando lá chegou ficou assustado com a quantidade de donativos que os fiéis tinham trazido. Apesar de feliz com a generosidade do povo, imediatamente exclamou: “Este é o tipo de caridade mal organizada. Daqui a alguns dias esta família estará novamente passando dificuldades. A Igreja precisa aprender a organizar a caridade“.

Nosso trabalho, como Vicentinos, consiste em assistir aos mais carentes e necessitados, de forma organizada, a fim de tentarmos prover o mínimo de dignidade humana ao nosso próximo.

Como fazemos

Nós Vicentinos visitamos regularmente as famílias que requisitam auxílio, e uma vez comprovada a necessidade de ajuda, a mesma é cadastrada em nossa lista de assistidos. Atualmente há dois tipos de assistência regular: o fornecimento mensal de bolsas de alimentos à família, e ou o fornecimento quinzenal de leite, para o reforço alimentar de crianças com idade entre seis meses e quatro anos, que deveria ser ampliado. Atendemos hoje a 52 famílias com bolsas e 33 crianças com o leite e amido (ou outro suplemento).

Além disto, eventualmente, compramos remédios, sob receita, auxiliamos em obras e reformas de casas e barracos, muitas até hoje sem banheiro, compramos bujões de gás, material escolar, efetuamos campanhas de natal, palestras, cursos e outros serviços, tais como auxílio na obtenção de documentos, e registros. Os Vicentinos precisam ser católicos praticantes porque, apesar de nossa ação não estar condicionada a religião dos assistidos, nós sempre levamos junto ao pão material o pão da vida, o pão da palavra, o pão de Deus.

 

Onde fazemos

Nossa atuação ocorre em toda a área da Paróquia, especificamente na Grota Surucucu, Igrejinha, Castelo e Preventório.

Quem assistimos

Nossos atendidos, em sua quase totalidade, não recebem assistência do governo tais como: bolsa família, pensão, aposentadoria ou qualquer outro benefício. Entre eles há crianças, jovens, idosos doentes, portadores de doenças crônicas e inválidos (HIV, TB, AVC, etc.). Quando identificamos que uma família conseguiu algum tipo de melhoria, que lhe permitirá prover o sustento mínimo, a mesma é substituída por outra mais necessitada.

O que precisamos

O primeiro domingo do mês, em nossa paróquia, é conhecido como o domingo do quilo, e suas doações ajudam a alimentar várias famílias. Veja  a seguir a relação dos itens que compõem a bolsa de alimentos que distribuímos: 3 kg de feijão; 4 kg de arroz; 2 kg de açúcar; 1kg de sal; 1 kg de farinha; 1 kg de macarrão; 1 pacote de biscoito de 200 g; 1 lata de óleo; 1 lata de extrato de tomate; 200 g de sabão de barra; 1 kg de fubá; 500 g de amido de milho; 1 dúzia de ovos e 4 latas de leite em pó. Vale lembrar que os três últimos itens representem mais de 40% do valor da bolsa; e que o leite sozinho quase 30%. Cada criança cadastrada, abaixo de quatro anos, recebe quatro latas de leite em pó por mês. Assim sendo pedimos a sua ajuda, de forma organizada, como pedia São Vicente de Paulo, doando regularmente aos mais carentes, através da coleta do domingo do quilo, ou com doações em dinheiro. Tudo o que recebemos como donativo é repassado aos nossos atendidos.

Quem somos

Nossa conferência foi criada em 1984 e se reúne todas as semanas, às quintas-feiras às 20:00h na Capela do Imaculado Coração de Maria, na Av. Rui Barbosa, 690; Cachoeira. Somos hoje poucos Vicentinos para assistirmos toda a nossa paróquia. Se precisar de alguma informação, entre em contato conosco: Olívia: 2710-1686/99201-9815; Lúcia e Brando: 2611-5648/98438-8664/99936-8664; Ari: 4126-2827/98383-5347; Maria José e Chiquinho: 2711-8390; Lalila: 98693-0016. Gostaríamos de convidá-los a nos visitar, em nossas reuniões, todos os segundos e quartos sábados do mês, às 9h e entregamos os alimentos no último sábado do mês, às 9h, na Capela Imaculado Coração de Maria. Estaremos todos esperando por você. Se você se sente vocacionado a acolher Jesus na pessoa do irmão necessitado, venha ser Vicentino.

“Desejo que o mundo inteiro seja uma grande rede de caridade.”

(F. Ozanam, fundador da SSVP)                          

São Vicente de Paulo, grande sacerdote

São Vicente de Paulo sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração.

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mat 22,37.39).

Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

São Vicente de Paulo, rogai por nós!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos


Assista mais...

Audiência Geral do Papa – 28/08

A Voz do Pastor

Notícias em Destaque

ENAJO - Missa de encerramento Juventude Orionita em Niterói. Evento reuniu mais de 500 jovens na Paróquia Espaço de Ludicidade e Leitura é inaugurado na Creche Dom Orione Festejando São Francisco Xavier Salão nobre da Igreja Matriz é inaugurado Missa Domingo de Ramos na Cachoeira Encerramento das Festividades de São Luis Orione Celebrando a Caridade: São Luis Orione! Festa de Natal 2016: sua doação com destino certo Festejando o dia de São Francisco Xavier Assembleia Paroquial 2016 Capela das Almas Mês Vocacional Dia dos Pais Dia do Padre Festa Junina 2016 da Paroquia São Francisco Xavier Missa em memória de Santo Antônio Festa do Imaculado Coração de Maria Festividades em Honra ao Sagrado Coração de Jesus Padre Jô visita a Paroquia e nos encanta com seu canto e seu carinho. Dia da Ascensão do Senhor, dia das Mães e 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nosso novo Pároco, padre Magno, seja bem-vindo! Batizados: os novos membros da Comunidade Paroquial Henrique: “Viver e dar a vida cantando o Amor!” Salve São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões! Paroquianos homenageiam São Francisco Xavier Pe. Anísio fala da importância da confiança e dependência em Deus. Viva a Vida do Pe. Geraldo Dias! Romaria da Família Orionita ao Santuário de Aparecida do Norte Paroquianos participam da Romaria Arquidiocesana a Aparecida Missa na Capela Imaculado Coração de Maria: “Criai ânimo, não tenhais medo!” Missa da Ascensão do Senhor, Dia das Comunicações Sociais e Dom Orione Missa na capela São João Paulo II Festa na Capela Bom Pastor e Homilia do papa Francisco Assembleia Paroquial 2015 Missa de São Francisco Xavier Paróquia em Fests Missa de Nossa Senhora das Graças Movimento Shoenstatt unido pela Catedral O desafio da solidariedade Um dia voltado à ação social na Cachoeira Vigília Missionária, mais um passo rumo a unidade! Pascom comemora com missas o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais Caminhando rumo a Fraternidade Posse do Pe. Geraldo Dias, novo pároco da Paróquia. Inaugurada a Capela São Luiz Orione Pe. Jô é homenageado no “Encontro Musical” Novo endereço do site da Paróquia Novo Pároco da Paróquia São Francisco Xavier Dia de São Francisco Xavier Missa de Nossa Senhora das Graças Nossos jovens, protagonistas da história Assembleia Paroquial 2013: Recomeçar em Jesus Cristo! As Vocações na Igreja Semana da Família: o valor do testemunho transmitido Semana da Família 2013 Visita do Papa ao Brasil- Jornada Mundial da Juventude 2013 Missa dominical, com muitos motivos para render Graças Assembleia Paroquial - 2013 Peregrinação da Paróquia São Francisco Xavier Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa! Caminhada da juventude com Cristo! Primeira Missa do Papa Francisco Primeiro Angelus – Papa Francisco Habemus Papam !!! Jorge Mario Bergoglio – Papa Francisco Bento XVI comunica a sua renúncia como Papa Paroquianos acolhem o novo Vigário Paroquial Saudade-Missao-Disponibilidade Celebração Eucarística - São Francisco Xavier Festejando São Francisco Xavier Celebração Eucarística da Crisma Festa da Pastoral de Conjunto Ano da Fé Uma análise geral do Sínodo Mensagem final do Sínodo O silêncio e a nova evangelização O papel o leigo na missão da Igreja Paróquia em Ação no mês das missões Paróquia Celebra o Dia Mundial da Missões Série 50 anos do Vaticano II Dia do Catequista Paróquia realiza assembleia para a construção da unidade paroquial Semana da Família Mensagem de agradecimento aos dizimistas Pastoral da Juventude Renovada Missa da Ascensao do Senhor