Um dia voltado à ação social na Cachoeira

Publicado em 13/09/2014 | Categoria: Notícias |


coracao

Na Capela Imaculado Coração de Maria, o último sábado do mês, é marcado por dois eventos importantes: a distribuição dos alimentos, oriundos da doação dos paroquianos no domingo do quilo e de doações particulares, e o Dia da Celebração da Vida , mais conhecido como o dia da pesagem das crianças cadastradas na Pastoral da Criança da Paróquia São Francisco Xavier.

 

 

sacolas doacoes

Destino das doações do Domingo do Quilo

 

Na manhã do sábado 30 de agosto foram distribuídas 65 bolsas de alimentos e leite em pó. O critério para a distribuição é a condição financeira da família. Aquela que tem melhor condição, recebe a bolsa contendo apenas o leite, e a de menor condição recebe a bolsa completa.

 

seu chiquinho

Sempre que uma nova família se cadastra para passar a receber os alimentos, duas pessoas da equipe dos Vicentinos visitam a família para verificar a real condição de vida e a necessidade da família passar a receber a doação. Essa visita é relatada pelos dois missionários na reunião dos Vicentinos, onde os membros, em conjunto, decidem se a família realmente precisa da doação, como informou o auxiliar dos Vicentinos, sr. Francisco Alves Bezerra, mais conhecido na Capela como seu Chiquinho.

 

 

 

 

 

 

 

EVANGELIZAÇÃO

 

 

 

lucia brando

 

Mas este evento não é feito só da entrega de bolsas com alimentos para as famílias, elas recebem também o alimento espiritual.

O tema refletido no dia foi a parábola dos talentos( Mt. 25. 14-30), onde Lucia Brando e Olívia Baptista, primeira e segunda secretárias da Conferência dos Vicentinos na Paróquia, evangelizando as famílias, levou os ouvistes a uma reflexão sobre o que estão fazendo com os talentos que Deus deu para cada um. Alguns se manifestaram e deram exemplos dos seus talentos, como ajudar ao próximo, ser uma boa mãe e trabalhar com amor.

A evangelização terminou com todos rezando o Pai Nosso e em seguida iniciou a distribuição das bolsas com os alimentos.

lucia cadastramento

 

Já pensando o  Natal

 

Aproveitando a presença das famílias assistidas, a Lucia Brando  já começou a coletar informações sobre as crianças, como idade e número que calça, para a Festa de Natal , onde as crianças são apadrinhadas pelos paroquianos e recebem roupas, calçados e brinquedos.

 

 

Saiba mais sobre o destino da sua doação, quando você participa do Domingo do Quilo, lendo o texto abaixo, do coordenador da Conferência dos Vicentinos na Paróquia, João Pedro Brando dos Santos:

 

Brando, como é mais conhecido o coordenador dos Vicentinos, dando início a distribuição dos alimentos.

Brando, como é mais conhecido o coordenador dos Vicentinos, dando início a distribuição dos alimentos.

MENSAGEM  DO PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA VICENTINA, DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO XAVIER, SOBRE A CAMPANHA DO QUILO

 

Os Vicentinos da paróquia São Francisco Xavier agradecem as doações da campanha do quilo que no mês de agosto totalizaram 649,510 Kg. Sua contribuição mensal ajudará na alimentação de 63 famílias cadastradas e leite para 47 crianças (de 6 meses a 5 anos) que ao longo do tempo poderão melhor absolver o aprendizado escolar e, com isso, ajudarão na promoção social das suas famílias.

Nossa missão na igreja é dar qualquer tipo de ajuda aos mais pobres e excluídos evangelizando, dando cursos profissionalizantes e palestras, a fim de promover a dignidade da pessoa humana e gerar mudanças de estrutura.

As bolsas são entregues na Capela do Imaculado Coração de Maria, no último sábado de cada mês às 9 horas e contém em média os seguintes itens:

QUANTIDADE TIPO

2 kg Feijão

3 kg Arroz

2 kg Açúcar

1 kg Fubá

1 kg Farinha de mesa

1 kg Macarrão

1 kg Sal

1,6 kg Leite em pó

½ kg Amido

200 gr Biscoito

1 Litro Leite

900 ml Óleo

1 lata Extrato de Tomate

1 lata Sardinha ou Salsicha

1 dúzia Ovos

 

Somos da SSVP, fazemos parte da dimensão Sócio Transformadora da paróquia e as reuniões da Conferência ocorrem aos sábados de 9 às 11 horas na Capela Imaculado Coração de Maria, na Av. Rui Barbosa, 690 – Cachoeira – São Francisco – Niterói – RJ

 

Se você é católico e se sente vocacionado, junte-se a nós!

 

João Pedro Brando dos Santos

Presidente da Conferência Vicentina São Francisco Xavier

 

 

 

 

 pastoral da crianca

Pastoral da Criança

 

 “Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

 

Tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. (fonte: CNBB).

 

 

.crianca pesagem

 Dia da Celebração da Vida

 

Engajados nesta missão estão os voluntários membros da Pastoral da Criança da Paróquia São Francisco Xavier. Sempre no último sábado do mês, no Dia da Celebração da Vida, também conhecido como dia da pesagem , as crianças cadastradas são pesadas para verificar se estão se desenvolvendo dentro dos padrões da sua idade

 

  

 

 

O espírito da pastoral de conjunto  em ação

  

No sábado, dia 30 de agosto, a Capela contou com a presença da Coordenadora da Pastoral da Promoção da Saúde, a médica Ivany Martins, que antes da pesagem das crianças conversou com as famílias sobre a questão da coleta de lixo na Comunidade da Grota . As famílias apresentaram a dificuldade de transportar o lixo até a caçamba e solicitaram a instalação de lixeiras para a coleta de lixo dentro da comunidade. Na mesma ocasião, as famílias apresentaram reivindicações sobre saúde, creche e segurança. A médica falou sobre as dificuldades apresentadas pelas famílias:

Dra. Ivany ouvindo as necessidades da comunidade

Dra. Ivany ouvindo as necessidades da comunidade

– Pedi informações sobre o atendimento médico nos Postos de Saúde que funcionam dentro da comunidade e ouvi reclamações relacionadas à deficiência de número de funcionários, qualidade de atendimento, falta de qualificação de pessoal, falta de medicamentos e excesso de burocracia. No entanto, recebi também uma informação positiva relacionada ao atendimento odontológico que é conveniado com a UFF no PMF1 Grota.

Sobre a Creche Margarete Flores, que também funciona na Comunidade da Grota, as mães falaram que a unidade não atende a demanda da comunidade, informando vários problemas, como: dificuldades de conseguir vagas, da deficiência de pessoal e do horário de atendimento, que não é suficiente, o que dificulta que as mães possam trabalhar em período integral. Algumas mães também  estão preocupadas com a violência na comunidade.

– A proposta da Pastoral da Promoção da Saúde é trabalhar em conjunto com a Pastoral do Meio Ambiente, para estudar a colocação de lixeiras na Grota. Quanto à reivindicações relacionadas à saúde e a creche, a proposta é levar as reclamações com relação aos Postos de Saúde para a Secretaria Municipal de Saúde, pedindo soluções para os problemas apresentados pelos moradores, e, junto a Prefeitura, solicitar soluções para o bom funcionamento da Creche, concluiu a doutora Ivany.

 

 

 

 

Atuação da Pastoral da Criança na Comunidade

 

A coordenadora da Pastoral da Criança, Zelita Simão de Souza, falou do seu serviço com muito carinho:zelita, coordenadora da past

– Este povo vive com muita dificuldade. Por isso, na nossa missão, tentamos amenizar as dificuldades que encontramos nas visitas que fazemos nas famílias, levando orientações quanto à saúde básica, dicas de alimentação, limpeza da casa e quanto a saneamento, entre outras coisas.

Quando a criança fica abaixo do peso esperado para sua idade, a coordenadora e a equipe de apoio, providenciam uma sopa bem forte, com legumes, raízes e carne, que é levada até a mãe, com orientações sobre alimentação, para que a criança volte ao peso esperado. Normalmente este reforço na alimentação, dura em média três meses. E, quando uma criança não comparece na pesagem do mês, a família é procurada para saber o que aconteceu , assim, a criança não ficará fora do programa de controle do peso.

 

Parceria para melhorar a qualidade de vida

 

A Pastoral da Criança também busca, em parceria com outras pastorais, uma forma de integrar as famílias, trazendo atividades também para os pais. No dia da última pesagem, em agosto, as mães já saíram com uma atividade marcada para o mês de setembro, uma forma de aumentar a autoestima e , indiretamente, tratar da saúde, informando os alimentos que ajudam a pele ficar bonita e saudável, como explica a médica Ivany Martins:

nutricao-fitoterapia 

– Na parceria da Pastoral da Promoção da Saúde com a Pastoral da Criança, acontecerá uma ação na Cachoeira, que será a ” Fitoterapia Estética: Aprenda a cuidar do seu rosto”. Com a participação dos responsáveis e das coordenadoras da Pastoral. As outras coordenadoras do Preventório e Várzea também serão convidadas. A intenção é levar a mesma ação para as outras comunidades, se for do interesse deles. A ação será no dia 20 de setembro, às 13 horas, mesmo dia da pesagem, que foi antecipada porque o último sábado do mês, dia 27, será comemorado São Cosme e Damião.

 

Como funciona a Pastoral da Criança na capela Coração Imaculado de Maria

caderno do lider

 

Além do trabalho missionário de visitar as famílias, a Zelita Simão, explicou como é feito e para onde vai as informações colidas nas pesagens:

– Todo mês coloco os dados das crianças que estão cadastradas no meu caderno, o Caderno do Líder , que depois são repassadas para o relatório mensal, chamado FABS (Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade) . Este relatório é enviado para a Central da Pastoral da Criança, que fica em Curitiba.

A coordenadora pediu ainda a adesão das pessoas para o serviço na Pastoral da Criança da Paróquia.

 

Veja mais fotos dois dois eventos



Os comentários estão desativados.