Semana da Comunicação

Publicado em 23/05/2022 | Categoria: Notícias Slideshow Home |

Começa hoje a Semana de Comunicação 2022. Este ano, a celebração do 56º Dia Mundial das Comunicações, acontece no dia 29 de maio, dia da Ascenção do Senhor. Para marcar a data, a Assessoria de Comunicação e a Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Signis Brasil, os Jovens Conectados, o Ministério de Comunicações da Renovação Carismática Católica (RCC), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) em parceria com a Pascom-Brasil promoverão a Semana da Comunicação, nos dias 23 e 26 de maio.  No dia 29 serão realizadas duas celebrações a ser transmitidas por TVs e rádios de inspiração católica. A primeira celebração será às 8h e a segunda às 15h. De acordo com o coordenador da Pascom-Brasil, Marcus Tulius, a programação detalhada será divulgada ainda essa semana.

Mensagem ao 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais

Anualmente a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais, por ocasião da festa da Ascensão do Senhor. Sempre nesta oportunidade o Santo Padre dirige uma mensagem a todos os comunicadores. Em 2022, o Papa Francisco reflete sobre a temática “Escutar com os ouvidos do coração”. Sua mensagem foi lançada na segunda-feira, 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos comunicadores. Os bispos que integram a Comissão de Comunicação da CNBB refletiram sobre os sentidos da mensagem.

Como se preparar?

A Pascom Brasil disponibilizou o subsídio “Escutar com o ouvido do Coração” em preparação para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo 29 de maio, solenidade da Ascensão do Senhor. O conteúdo foi produzido pelo GT Formação da Pascom Brasil e tem o objetivo de auxiliar os agentes da Pascom no aprofundamento das reflexões sobre o tema escolhido pelo Papa Franscisco e sua reflexão na mensagem “Escutar com o ouvido do coração”.

A Pascom-Brasil orienta cada realidade pastoral (comunidade, paróquia, diocese e regional) a se servir do material da melhor forma, promovendo encontros de forma presencial ou on-line. Dentre as novidades do subsidio, estão textos de apoio sobre a temática da escuta e da sinodalidade, roteiro para rodas de conversa, além de dicas de livros e filmes sobre o assunto.

A apresentação do material foi feita pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol. Ele convida os comunicadores a lerem a mensagem do Papa Francisco, neste tempo de caminhar juntos e exorta: “Inclinem-se! Escutem! Falem!” Dom Mol também interroga como escutar com o coração, sendo que este órgão não tem ouvidos, e relaciona o ato com a missão da Igreja.

“Na ação pastoral e evangelizadora da Igreja, escutar é uma obra constante de comunicação, mas só saberemos se o ato de inclinar para escutar em profundidade, com o coração, cumpre, efetivamente, a sua missão, se houver transformações pessoais, conversões pastorais, mudanças de estruturas eclesiais, com vistas a aumentar o testemunho de Jesus Cristo, a participação na comunidade eclesial, ao compromisso com mudanças na sociedade. O ato de escutar chega ao coração dos pastores, dos agentes pastorais, dos educadores da fé, dos membros do povo de Deus, como um clamor: faça alguma coisa! E conte comigo!”

Textos de Aprofundamento.

Nas edições anteriores do subsídio, um elemento sempre presente são as chaves de leitura, com indicativos das principais abordagens feitas pelo Papa Francisco com indicação de um norte para a leitura e melhor apreensão do conteúdo. Neste ano, dois textos também ampliam a reflexão.

O presbítero da diocese de Limoeiro do Norte (CE) e professor de teologia na Faculdade Católica de Fortaleza, padre Francisco de Aquino Júnior, colabora com o texto intitulado: “Escuta – Comunicação – Comunhão: comunicação numa Igreja Sinodal”. O outro texto é de autoria do professor do departamento de Filosofia e do curso de Psicologia da PUC Minas, o psicanalista René Dentz, cuja abordagem é “Escutar, estar junto, comunhão, empatia, acolhimento. Eis os anseios dos tempos de Francisco!”

Assim como na edição de 2021, há um roteiro para celebração da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina), que foi preparado pela equipe do Cristonautas Brasil, em parceira da Pascom Brasil. Este ano, o texto bíblico escolhido foi a passagem de Marcos, capítulo 12, versículos de 28 a 34. A leitura orante pode ser feita de forma comunitária ou individual. O subsídio prevê, também, roteiro para três rodas de conversa, considerando públicos específicos. Em cada roteiro há a orientação para quem se destina e sugestões de como realizá-la.

Dicas de Leitura e Filmes.

Para enriquecer ainda mais o material e apontar outras formas de reflexão sobre a temática da escuta, o subsídio traz diversas dicas de livros e filmes, que poderão ser utilizados tanto neste período que antecede a celebração do Dia Mundial das Comunicações, quanto no decorrer do ano.

Dentre os filmes, está o vencedor do Oscar 2022, “No ritmo do coração”, que narra a história de uma jovem filha de pais surdos. A família comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos. Ruby, a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música, já que sua voz é linda. Em cada indicação de filme, há um link para a plataforma na qual é possível assisti-lo.

Com informações da Pascom-Brasil