São Roque – A felicidade de doar a si mesmo pelo bem do outro

Publicado em 16/08/2021 | Categoria: Notícias Slideshow Home |


No dia 16 de agosto, celebramos um popular santo que ficou conhecido pela sua caridade vencedora de terríveis pestes que atingiam a toda Europa: São Roque. Intercessor das vítimas de pestes, nasceu em Montpellier, na França, no ano de 1295.

Pertencente a uma nobre família, Roque era um jovem rico, porém, diferente de muitos, pois diante da herança dos pais falecidos, ele não virou as costas, nem desviou o olhar do amado Cristo que o propunha à perfeição.

Depois de vender o que tinha, São Roque deu tudo aos pobres e começou livremente seguir a Jesus como um pobre e penitente peregrino que, de início, visava apenas os lugares sagrados.

Frente à realidade de que Deus vai cada vez mais fundo nos seus mistérios para com os generosos, São Roque – ao encontrar com muitas pessoas vítimas de pestes e outras inúmeras situações de miséria humana – pôde se deparar com a felicidade de doar a si mesmo pelo bem do outro.

Como “bom samaritano”, São Roque tornou-se enfermeiro, consolador, coveiro e taumaturgo, ou melhor, um outro Cristo, pois “amou até doer” e morrer com 33 anos numa cadeia, onde ficou preso, judiado e esquecido por engano, isto em Montpellier.

São Roque, rogai por nós!

 

GESTO DE FRATERNIDADE

Por que visitar os enfermos é uma prática de Misericórdia? Aprenda o valor espiritual sobre a prática misericordiosa de visitar os enfermos.

Entre as práticas de misericórdia corporal, o gesto de visitar os enfermos nos convida a desinstalarmo-nos de nós mesmos e irmos ao encontro daqueles que padecem dos mais diversos tipos de sofrimento. Jesus é nosso modelo de misericórdia. Ele sempre está ao lado dos fracos e oprimidos, dos pobres e marginalizados, dos enfermos e excluídos. Em cada visita que Jesus realizava, ele devolvia ao ser humano o direito à dignidade e à vida plena.

Visitar uma pessoa enferma é um gesto de misericórdia carregado de profundo sentido humano e espiritual. Em cada visita que realizamos, levamos não somente a nossa amizade, mas também nosso carinho, nossa oração e fraternidade às pessoas.

 

Seja mais que uma visita

Muitos enfermos quase nunca recebem uma visita. No entanto, visitar é um gesto profundamente cristão. Jesus sempre visitou quem estava com algum tipo de enfermidade. Quando a sogra de Pedro estava enferma, Jesus foi até sua casa e restabeleceu a sua saúde (cf. Mt 8,14-15); também curou a filha de um chefe (cf. Mt 9,18-19.23-26). Em cada visita e encontro, Jesus inaugurava, com seu amor misericordioso, um novo tempo na vida de cada pessoa. Seus gestos de ternura devolviam a paz em cada coração.

Grande é a multidão de pessoas enfermas que esperam nossa visita. Essas pessoas não estão longe de nós. Muitas vezes, são nossos próprios familiares ou alguém que se encontra em nossa rua ou bairro. Muitos são membros de nossas comunidades cristãs. A cada uma dessas pessoas somos enviados como missionários da misericórdia.

Somos convidados a fazermos a diferença na vida de alguém com pequenos gestos, que, quando praticados com amor, deixam marcas de eternidade no coração.

Fonte: Canção Nova



Os comentários estão desativados.