São Luiz Orione, o santo da caridade e dos pobres

Publicado em 12/03/2021 | Categoria: Notícias Slideshow Home |

Primeira visita ao Brasil – 1921, quando esteve na nossa Igreja Histórica

O santo do dia 12 de março, São Luis Orione, foi o fundador da Congregação da Divina Providência, ordem religiosa responsável pela administração da Paróquia de São Francisco Xavier desde 01 de abril de 1930 até os dias atuais. Esteve pela primeira vez no Brasil em 1921 e depois, em 1937. Com isto, este ano celebramos o centenário da primeira visita ao nosso país.

O zelo missionário de Dom Orione se manifestou cedo com o envio de missionários ao Brasil, em 1913. Dom Orione esteve pessoalmente, como missionário em 1921, sua primeira visita ao Brasil. Embarcou em Gênova no navio Príncipe de Udine e aqui chegando escreve em seu diário: “O porto do Rio é um encanto. Vastíssimo.”.

Inicia imediatamente os contatos para a construção de casas onde pudesse desenvolver seu trabalho de caridade. “No Brasil não procuro ouro, mas seus filhos mais pobres e mais necessitados.”

Pe. Francisco Arlotti e Dom Orione em São Francisco -1937

Em novembro de 1921 chegam ao Rio de Janeiro novos padres vindos da Itália e entre eles está Francisco Arlotti que foi o responsável pela igreja de São Francisco Xavier, a casa da congregação em Niterói.

São Orione faleceu em 12 de março de 1940, numa casa de repouso em San Remo, Itália. O Papa Pio XII o denominou “pai dos pobres, benfeitor da humanidade sofredora e abandonada” e o Papa João Paulo II, depois de tê-lo declarado beato em 26 de outubro de 1980, finalmente o canonizou em 16 de maio de 2004, dizendo: “Este humilde filho de um calceteiro proclamou com palavras e com a vida que ‘só a caridade salvará o mundo’ e dizendo a todos que a felicidade perfeita só pode estar em perfeita autodedicação a Deus e ao homem”.