Roteiros para celebrar o Tríduo Pascal em família

Publicado em 30/03/2021 | Categoria: Notícias |

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou roteiros para as celebrações em família do Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão, Sábado Santo e Domingo de Páscoa. As famílias poderão realizar suas celebrações da Palavra em casa, especialmente neste contexto de pandemia.

“Novamente esta Semana Maior, a Semana Santa, será celebrada no contexto da pandemia da COVID – 19, que desde o ano passado nos obrigou a elaborar e adotar normas e práticas de segurança sanitárias que buscassem garantir a defesa e a conservação da vida de nossos fiéis, pelo cuidado com a não disseminação do vírus em nossas celebrações litúrgicas. […] convidamos aos fiéis a cultivar momentos de oração em família ou pessoalmente a partir de subsídios propostos pelas próprias dioceses e paróquias. Nossa Comissão, desde o ano passado, vem oferecendo semanalmente e oferecerá também para as celebrações da Semana Santa o subsídio ‘Celebrar em Família’”, reforça a Comissão para a Liturgia.

Confira os materiais e indicações para cada dia:

Quinta-feira Santa

Nesse dia, a Igreja dará início ao Tríduo Pascal, no qual se celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, mistério central da nossa fé e centro do Ano Litúrgico. No primeiro dia do Tríduo celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e o mandamento do amor, com o gesto de lava-pés. A Comissão para a Liturgia da CNBB sugere no Roteiro Celebrar em Família, onde for possível, colocar em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), de forma bem visível, um jarro com bacia e toalha, um ícone eucarístico ou outro ícone relacionado ao que é celebrado.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA DA QUINTA-FEIRA SANTA.

Sexta-feira Santa

A celebração para a Sexta-feira Santa é para ser realizada a partir das 15h de sexta-feira, dia 2 de abril. Neste dia, a Igreja nunca celebra a Eucaristia, mas adora a Santa Cruz, celebrando a sua origem do lado de Cristo que nela morre e nesse trono real dá a salvação à humanidade. Nas casas, as famílias voltam seu olhar para aquele que foi crucificado por nós. O rosto de Jesus, contemplado na cruz, é um rosto desfigurado porque está carregado do pecado do homem, mas é ao mesmo tempo um rosto transfigurado, porque os seus olhos permanecem fixos no Pai, em cujas mãos se abandona.

Para a celebração, o roteiro indica que seja colocada em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), bem visível, uma cruz com pano vermelho.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA A SEXTA-FEIRA SANTA

Sábado Santo

Dia de recolhimento, no Sábado Santo, a Igreja permanece junto do Sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida à mansão dos mortos (1Pd 3,19), esperando na oração e no jejum a sua ressurreição’ (Paschalis Sollemnitatis, n. 73). Ajudarão a bem viver esse dia, de acordo com a Comissão para a Liturgia da CNBB: a oração do Ofício Divino, uma Celebração da Palavra em família (conforme subsídio “Igreja em Oração” – Abril 2021, pág 44) ou outra oração da piedade popular como, por exemplo, a meditação das Sete Dores de Nossa Senhora ou a Via-sacra.

“Hoje, no Sábado Santo – o grande Sábado, como foi chamado pelos Padres da Igreja –, não há nenhuma celebração eucarística. Somente as horas do Ofício Divino são rezadas, e são celebradas a capella, isto é, sem qualquer acompanhamento instrumental”, orienta o subsídio Celebrar em Família. O momento do Ofício Divino na manhã de sábado é realizado num local despojado de flores, toalha, velas, cruz, etc.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA O OFÍCIO DA MANHÃ DE SÁBADO SANTO

Domingo de Páscoa

Na grande celebração da ressurreição de Jesus, o Roteiro Celebrar em Família sugere que, onde for possível, colocar em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), bem visível, uma linda toalha branca e um vaso de flores. Também indica que seja preparado um pequeno recipiente de vidro com água e um raminho para a aspersão da família; uma vela maior enfeitada com uma cruz e inscrito o ano de 2021. A sugestão é que a celebração aconteça antes do almoço ou do jantar e assim seja preparar uma toalha festiva para a mesa e um prato saboroso.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA O DOMINGO DE PÁSCOAFonte: CNBB Arte: Thiago Maia – SECOM ArqNit