Por eles, eu me consagro

Publicado em 21/08/2022 | Categoria: Destaques Notícias Slideshow Home |

“E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.” João 17:19. O carisma do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho, das Irmãs alegres, sorridentes e sempre de prontidão que estão em missão em nossa Paróquia, é inspirado nesse trecho do evangelho de São João. A Irmã Fabricia e a Irmã Giovana possuem uma história de iniciação da vocação consagrada bastante parecida.

A Irmã Fabricia começou a entender e atender o seu chamado para a vida consagrada aos 12 anos. Após a primeira Eucaristia e algumas mudanças em sua paróquia de origem, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da diocese de Ilhéus (BA), a Irmã foi convidada para ser coroinha e foi despertando a vontade de se tornar freira. Um dia quando estava com o grupo de coroinhas fazendo a limpeza na igreja matriz, o Padre disse que eles podiam utilizar a cozinha da igreja e ao abrir a geladeira, a Irmã junto com os demais coroinhas se depararam com apenas duas águas. Isso os tocou, principalmente a Irmã Fabricia. O Padre fazia as refeições nas casas dos fiéis porque a igreja ainda não tinha condições de se manter. A partir desse momento acendeu em seu coração a vontade de entrar em uma congregação para rezar pelos padres. A Irmã enviou cartas para alguns Institutos, mas as respostas não foram o que uma menina de 14 anos esperava. Então, num dia 08 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, as Irmãs do Instituto NSra do Bom Conselho passaram pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Quando ela conheceu o lema do Instituto (Por eles, eu me consagro) soube que tinha encontrado seu caminho. Ela teve uma semana para conseguir autorização para viajar com as Irmãs. E no dia 17 de dezembro, a Irmã Fabricia chegou em Maricá, no Rio de Janeiro.

“Foi muito rápido. A alegria era muito grande. No início a saudade de casa doía, mas não sentia vontade de ir embora. Quando cheguei no Instituto eu falei: “Senhor eu vim para ficar. Me acolha. E assim fui fazendo meu apostolado. Não tenho palavras suficientes para explicar como me preencheu e me preenche todos os dias ao acordar e partilhar algo. É algo sublime. Sou feliz e realizada. Eu vejo a vida consagrada todos os dias”, relatou Irmã Fabricia que fez os votos perpétuos a 10 anos.

Para a irmã Giovana o entendimento que a sua vocação é para a vida consagrada também foi de maneira simples. Após a primeira Eucaristia, a Irmã retornou à igreja através da saudade que sentiu da Eucaristia. E viu que as inscrições para coroinhas estavam abertas e decidiu colocar seu nome. Era o mês de agosto e seu primeiro domingo como coroinha foi justamente no domingo dedicado a vida consagrada. O padre fez a seguinte pergunta: “Vocês sabem a vontade de Deus para as suas vidas?”

“Eu tinha 12 anos e Deus foi me guiando no dia a dia, aos pouquinhos, e a vontade de querer me entregar mais foi aumentando. Quando estava com 15 anos respondi: Senhor a minha resposta é sim. Eu escolho fazer a vossa vontade”, relatou Irmã Giovana, que tem cinco anos de vida consagrada. Então a Irmã começou a procurar por um convento. E foi justamente o carisma das Irmãs do Instituto NSra do Bom Conselho que chamou a sua atenção. “Na alegria delas eu me identifiquei e no dia 05 de fevereiro de 2017 comecei a vida consagrada com o Instituto”, contou.

A Irmã Giovana participa da Pastoral do Acolhimento Social e a Irmã Fabricia é catequista das crianças na Capela Imaculado Coração de Maria.

“Eu cheguei na Capela no dia 21 de janeiro de 2019 de coração aberto e me sinto realizada participando da comunidade e com as crianças”, finalizou a Irmã Fabricia.