Pastoral da Juventude




 

“Jovens, sejam os construtores de uma Igreja mais bela e os protagonistas de um mundo melhor!”

Papa Francisco

 

 

pjA Pastoral da Juventude é definida pela CNBB como ”a ação evangelizadora da Igreja entre os jovens, onde os próprios jovens são protagonistas de sua evangelização.” Junto aos padres, religiosos, ministros e toda a comunidade, a PJ existe para anunciar a Boa Nova aos jovens, ajudando-os num processo de formação na fé a partir da opção evangélica pelos jovens de classes populares e marginalizados, a fim de que transformem em novos homens e novas mulheres com total dignidade humana, sendo agentes da construção de um mundo com mais paz, amor e justiça, sempre guiados por Jesus Cristo e inspirados no exemplo do Maria.

 

OBJETIVO

O objetivo da PJ é despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo de formação integral baseado na fé, para formar líderes capacitados para agir na comunidade, atuar na própria pastoral, em outros ministérios da Igreja e em seu meio específico. Com isso, os jovens serão protagonistas de suas próprias histórias e poderão constuir uma sociedade mais justa e fraterna rumo à Civilização do Amor.

 

PRINCÍPIOS

São três,  os princípios que guiam a caminhada da PJ

1. Formação:

A PJ pretende ser composta pro jovens que amadureçam e sejam formados em todas as suas dimensões, à luz do Evangelho. São 5 as dimensões trabalhadas no processo pastoral: dimensão espiritual (relação com Deus), dimensão pessoal (relação comigo mesmo), dimensão psico-social (relação com o outro), dimensão política (relação com a sociedade) e dimensão técnica (relação com a liderança). Através de dinâmicas, palestras, filmes, leitura da Bíblia, do YouCat etc, os encontros do tipo Formação ajudam ao amadurecimento do jovem em todas as dimensões. As formações são realizadas de preferência no início do mês no Encontro da PJ, para introduzir o tema mensal, e com a metodologia VER-JULGAR-AGIR.

 

2. Espiritualidade:

A caminhada na PJ também é para crescer na fé e na intimidade com Deus, mantendo acesa a chama que dá sentido a nossa vida. Em atividades de espiritualidade, pode-se fazer adorações ao Santíssimo Sacramento, Leitura Orante da Bíblia, Ofício Divino das Juventudes, oração do terço, retiros espirituais, novenas, vigílias, além da Missa Jovem que ocorre sempre no 4º domingo do mês

 

3. Ação:

A PJ não é mera pastoral de conservação, pois se coloca em atitude de missão e sai de si mesma. Nos momentos de ação, assume-se uma atitude missionária, social, festiva ou celebrativa na qual os jovens saem do habitual das reuniões e vão ao encontro de outras pessoas e realidades, tais como a Missão Jovem, ação social (asilo, orfanato, doação de sangue etc), luau, churrasco, festivais, DNJ e gincanas.

 

ENCONTROS

A PJ se encontra todas as semanas, mas em atividades diversas que variam de horário e local. No último domingo do mês ocorre o Encontro de formação e a Missa Jovem.

 

CONTATO 

Coordenação-geral

– Raphael Costa (99911-1195)

– Ciro de Hollanda (9877-1554)

– Paloma Pitote (99266-5296)

– Henrique Gama (98349-8074)

 

www.facebook.com/JuventudeSaoFranciscoXavier

www.facebook.com/groups/PJSaoFrancisco

 

 

  Conexão Jovem: nossos jovens, protagonistas da história

 

Jovens que participaram do  1º Conexão Jovem da paróquia São Francisco Xavier

Jovens que participaram do 1º Conexão Jovem da paróquia São Francisco Xavier

 

 «Ide e fazei discípulos entre todas as nações»

Com estas palavras, o Papa Francisco começou a homilia na missa de envio, na Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em julho deste ano, no Rio de Janeiro, incentivando os jovens a partirem para a missão de evangelizar, transmitindo a experiência vivida no período da JMJ para todos os jovens de suas paróquias , comunidades e de todos os cantos do mundo:

Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! : Ide, sem medo, para servir.

 

O papa pede para a juventude “cantar um canto novo” (Sl 95, 1): “Qual é este canto novo? Não são palavras, nem uma melodia, mas é o canto da nossa vida, é deixar que a nossa vida se identifique com a vida de Jesus, é ter os seus sentimentos, os seus pensamentos, as suas ações. E a vida de Jesus é uma vida para os demais: Jovem, Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! : Ide, sem medo, para servir,” disse o Papa.

Atendendo a este chamado e reforçada pelo novo sopro que receberam durante os dias que participaram da JMJ, a juventude da Paróquia São Francisco Xavier, que já vinha mostrando sinal de renovação antes da Jornada, está cada vez mais comprometida com a missão de evangelizar.

Com este espírito, os jovens da paróquia e outros convidados,  vindos de Cabo Frio, Angra dos Reis e Rio de janeiro, participaram no último fim de semana, 2 e 3 de novembro, do 1º Conexão Jovem.

                                                                                                            Leia mais….

 

 

 

 

 

Precisamos de Santos


Precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se “lascam” na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot-dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc-man. Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refrigerante ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos.


Papa João Paulo II aos Jovens

 

 
 

Movimento Juvenil Orionita

  
Jovem, saiba mais sobre o Movimento Juvenil Orionita, clicando aqui.
 
  
 

“Fazer o bem sempre, fazer o bem a todos, o mal nunca, a ninguém.”

Amados jovens,

Permitam-me dizer uma verdade a vocês: “Eu, Dom Orione, amo a cada um de vocês e, o amor é tão forte, que toda a minha vida foi doada ao serviço de vocês.” Não se deixem enganar pelas mesquinharias do tempo, pelas propostas sedutoras que levarão vocês a desacreditar da vida, pelos falsos ídolos criados pelo sistema e pela máquina consumista. Vocês são “pessoas” e não “robôs”. Vocês são “Homens” e não “máquinas”. Coragem!

Sigam sempre em frente e para o alto com o espírito de fé e com o coração aberto na maior confiança em Deus e no fazer sempre o bem a todos. “SOMENTE A CARIDADE SALVA”. Espero que não sejam daqueles jovens catastróficos que pensam que o mundo terminará amanhã, que tudo vai mal e que tudo anda ruim. Não se deixem levar pelo pessimismo.
A corrupção e o mal moral são enormes, as injustiças para com os mais fracos são gritantes, mas tenho comigo que Deus vencerá através de vocês, contando com o coração jovem, disponível e aberto para com a caridade.Creio nas potencialidades e na capacidade crítica de vocês. Ai! Do jovem que não formar uma consciência crítica, será levado como gado para o matadouro. “Será um Maria vai com as outras”. Compreendo as revoltas de vocês diante das injustiças do mundo de consumo e das dominações sobre os fracos e miseráveis. Creio no entusiasmo de lutar pela mudança de uma nova sociedade: que seja mais humana, justa e fraterna…
Coragem! Meus amados jovens! Carreguem com vocês o meu lema: “O JOVEM SERÁ O SOL OU A TEMPESTADE DO AMANHÔ.Olhem para dentro de vocês e busquem viver aquilo que vale a pena viver. Jesus de Nazaré ensine vocês a crescer no amor e no bem e que sejam transformados, cada dia, em sol e luz do mundo. “A CARIDADE NÃO FECHA AS PORTAS”.

 Do amigo dos Jovens, São Luís Orione.

Oração

São Luiz Orione, Encantador da juventude, a ti elevemos nossa prece e vibrando de gratidão ao Deus da Vida, suplicamos a graça de apontarmos os valores cristãos aos jovens. Alegra nossos corações de filhos e filhas da Divina Providência, para que sejamos resgatadores dos dons e valores juvenis e a inspiração das convicções cristãs os reconduza ao caminho do bem. Por Cristo, Senhor da amizade e vivificador da juventude. Amém.

 I RENOVA JOVEM(2010)

O sábado de encontro teve início com a abertura da vigília na Igrejinha Histórica e contou com a participação de todas as equipes envolvidas no trabalho.

A recepção dos jovens que participaram do Renova Jovem, encontristas, começou na Igreja Matriz com a celebração da Santa Missa, às 9 horas, presidida pelo pároco, Padre Josumar.

De lá, os jovens seguiram juntos para a Creche São Luiz Orione, guiados pela primeira esquete da equipe de teatro, em que as personagens que acompanhariam os dois dias de encontro foram apresentadas.

Com o tradicional lanche de recepção, todas as equipes se reuniram para começar os trabalhos. As apresentações de teatro davam início a uma reflexão que culminaria nas “Barcas”, com as partilhas sobre as palestras ministradas.

Na primeira formação, os jovens encontristas ouviram o palestrante Robson sobre vícios e a força de Deus na vida dos jovens e como eles devem se colocar diante das tentações e no mundo.

Enquanto isso, os jovens e amigos que trabalharam no Encontro, encontreiros, participavam de uma partilha da palestra do Fabiano sobre o serviço a Deus.

Na segunda formação, também divididos em duas palestras simultâneas, os jovens ouviram um pouco mais sobre sexualidade, afetividade e castidade. Para os encontristas, o jovem Felipe deu seu testemunho e para os encontreiros, a palestra do Pêpe, com um momento de reflexão junto ao Santíssimo.

Ainda no sábado, quase encerrando as atividades, uma formação sobre o Terço e o Momento Mariano aproximaram os jovens ao colo de Maria, nossa Mãe Intercessora.

O primeiro dia de encontro terminou com cansaço, mas muita vontade de voltar no domingo.

No domingo, o Renova Jovem já começou em clima de reflexão, com a peça apresentada pela equipe de teatro sobre vocação, sempre misturando humor às críticas e ao fundo moralizante, seguida de palestra sobre o mesmo tema, Vocação, ministrada com maestria pelo Fernando Cyryno, que tratou do tema com muita unção, ministrando, inclusive, um louvor no final da palestra.

Os jovens se reuniram nas “barcas” para discutir suas idéias em relação à palestra; tiveram um momento de adoração na capela e, antes do almoço, que, diga-se de passagem, estava como todos os anos um espetáculo .

A equipe de teatro deixou os jovens em clima de expectativa com uma peça que preparava para a meditação que se seguiria ao almoço.

A equipe preparou um ambiente para que os jovens sentissem o clima tenebroso de uma vida sem Deus, um ambiente escuro, com pessoas encapuzadas que rastejavam.

A meditação consistiu na história de um homem que conheceu a tentação e resolveu ceder aos prazeres do mundo, tornando-se infeliz e pesado.

O filho de Deus é enviado para encontrar este homem, refletindo a misericórdia de Deus mediante seus filhos mais pecadores.

O homem que não quer mais a escravidão de uma vida cheia de pecados, vai passar por cima de todas as tentações que o mundo oferece, sempre com Jesus a seu lado o levando nos braços. A meditação termina com a conversão total do homem e de todas as coisas ruins representada na figura da tentação; foi um momento emocionante que tocou bastante não só os encontristas como também os encontreiros.

Logo após, os jovens receberam mais uma palestra, desta vez sobre oração e espiritualidade que, após a reunião para discussão nas “barcas”, foi seguida da oração direcionada ministrada pelo Fernando Cyrino; este foi outro momento extremamente tocante, uma experiência única para todos os encontreiros.

Os jovens seguiram em procissão com velas da Igrejinha até a Matriz, cantando e louvando a Deus, para o desfecho do encontro, que não podia ser melhor – foi com a missa de domingo, em que os jovens estavam em clima de festa por sentirem a presença de Deus em suas vidas. Depoimento do encontrista Maciel Zanete, da Pastoral da Juventude

Alegria e Esperança Renovadas

 

I RENOVA JOVEM

Dias 21 e 22 de agosto, na Creche Dom Orione

A pastoral da juventude convida jovens e adolescentes, para participar do
I Renova Jovem a realizar-se nos dias 21 e 22 de agosto, na creche Dom Orione.
As inscrições estão abertas, com os membros da Pastoral da Juventude, no fim das Missas da Matriz e Capelas e também na Secretaria da Paróquia.
Pedimos também o apoio da comunidade :
  1. Adquirindo cartelas do bingo para o dia 14 de agosto, no salão paroquial;
  2. Fazendo a doação de alimentos e outros artigos para a realização do encontro.

 

 Oração dos Jovens

Senhor, 

 

Eu te agradeço a minha vontade de mudar as coisas, a minha insatisfação diante do que é medíocre, a minha ira diante da injustiça, o nó que sinto na garganta diante de uma história de amor.

O carinho que, apesar de alguns desentendimentos, eu tenho pelos meus pais e a coragem de ter sido suficientemente eu para não acompanhar a onda, nem experimentar os tóxicos, nem brincar com a minha dignidade de jovem cristão.

Eu te peço uma coisa: grandeza interior para compreender meu povo, minha geração e tua presença no meu caminho.

EU TE OFEREÇO MINHA JUVENTUDE.

Sei que é pouco, mas é meu modo de dizer que gosto da vida e pretendo
vivê-la como um filho digno desse nome.

Pe. Zezinho

 

Menu