Pastoral Vocacional

A Pastoral Vocacional é um grupo de apoio. É um trabalho de conhecimento, oração e unidade (o primeiro passo é estar junto daquele que nos procura), ao mesmo tempo de procura, incentivo, deve ser divertido, porque trabalha com os jovens especificamente que querem descobrir o que Deus tem guardado pra eles. A responsabilidade pelas vocações é de todos, pois somos membros constituindo o mesmo corpo.

MISSÃO:

A vocação é como um diálogo entre Deus e o vocacionado. Buscamos estabelecer esse diálogo por meio de momentos de orações pelas vocações. A Pastoral Vocacional tem a função de colaborar com os vocacionados dentro da nossa paróquia, ajudar na promoção, animação e discernimento vocacional, encaminhar ao direcionamento os jovens que querem conhecer mais profundamente as vocações e que sentem um chamado, àqueles que querem conhecer as comunidades de vida consagrada.

Pelo Batismo, todos somos convocados, por Deus, chamado à santidade, independente do tipo de escolha de vida que fazemos . Seja ela: – Consagrada, na vida religiosa; com o leigo a serviço da Igreja, como padre ou no matrimonio. Neste contexto, todos são responsáveis pelas vocações: “A animação vocacional deve brotar das comunidades, como responsabilidade de todos, e se dirigir a todas as categorias da Igreja”. (CNBB, Vida e Ministério do presbítero n.° 244)