Pastoral da Saúde

De acordo com as diretrizes da CNBB, a Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde.

Objetivos:

A razão da Pastoral da Saúde está no fato de que ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10). É sua missão evangelizar com renovado ardor o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.

A Pastoral da Saúde, numa sociedade preocupada com o ter e o poder, onde a saúde é vista como mercadoria e as pessoas adoecidas como um peso para o Estado, se torna a voz sensibilizadora e denunciadora da exclusão e da marginalização do doente. Ela defende a saúde como um direito fundamental da pessoa, sem distinção de cor, raça, status ou credo. Contudo, para que a Pastoral da Saúde seja um trabalho organizado e fiel ao Evangelho da Vida, ela deve ser regida por diretrizes em consonância com a pastoral orgânica da Igreja.

Em nossa Paróquia:

Tem atuado junto às comunidades nas capelas, levando profissionais da própria Pastoral, que promovem encontros esclarecedores sobre cuidados médicos, odontológicos, prevenção de acidentes domésticos e dificuldades de aprendizagem.

A Pastoral necessita de voluntários, de qualquer pessoa que possa colaborar, pertencendo ou não a área da Saúde.

Coordenação: Drª Ivany Martins (contato: ivanymartins@hotmail.com)