Pastoral da Juventude

“Jovens, sejam os construtores de uma Igreja mais bela e os protagonistas de um mundo melhor!”

Papa Francisco

A Pastoral da Juventude é definida pela CNBB como ”a ação evangelizadora da Igreja entre os jovens, onde os próprios jovens são protagonistas de sua evangelização.” Junto aos padres, religiosos, ministros e toda a comunidade, a PJ existe para anunciar a Boa Nova aos jovens, ajudando-os num processo de formação na fé a partir da opção evangélica pelos jovens de classes populares e marginalizados, a fim de que transformem em novos homens e novas mulheres com total dignidade humana, sendo agentes da construção de um mundo com mais paz, amor e justiça, sempre guiados por Jesus Cristo e inspirados no exemplo do Maria.

Objetivo

O objetivo da Pastoral da Juventude é despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo de formação integral baseado na fé, para formar líderes capacitados para agir na comunidade, atuar na própria pastoral, em outros ministérios da Igreja e em seu meio específico. Com isso, os jovens serão protagonistas de suas próprias histórias e poderão constuir uma sociedade mais justa e fraterna rumo à Civilização do Amor.

São três,  os princípios que guiam a caminhada da Pastoral da Juventude

1. Formação:

A PJ pretende ser composta pro jovens que amadureçam e sejam formados em todas as suas dimensões, à luz do Evangelho. São 5 as dimensões trabalhadas no processo pastoral: dimensão espiritual (relação com Deus), dimensão pessoal (relação comigo mesmo), dimensão psico-social (relação com o outro), dimensão política (relação com a sociedade) e dimensão técnica (relação com a liderança). Através de dinâmicas, palestras, filmes, leitura da Bíblia, do YouCat etc, os encontros do tipo Formação ajudam ao amadurecimento do jovem em todas as dimensões. As formações são realizadas de preferência no início do mês no Encontro da PJ, para introduzir o tema mensal, e com a metodologia VER-JULGAR-AGIR.

2. Espiritualidade:

A caminhada na PJ também é para crescer na fé e na intimidade com Deus, mantendo acesa a chama que dá sentido a nossa vida. Em atividades de espiritualidade, pode-se fazer adorações ao Santíssimo Sacramento, Leitura Orante da Bíblia, Ofício Divino das Juventudes, oração do terço, retiros espirituais, novenas, vigílias, além da Missa Jovem que ocorre sempre no 4º domingo do mês

3. Ação:

A PJ não é mera pastoral de conservação, pois se coloca em atitude de missão e sai de si mesma. Nos momentos de ação, assume-se uma atitude missionária, social, festiva ou celebrativa na qual os jovens saem do habitual das reuniões e vão ao encontro de outras pessoas e realidades, tais como a Missão Jovem, ação social (asilo, orfanato, doação de sangue etc), luau, churrasco, festivais, DNJ e gincanas.

Reuniões

A PJ se encontra em atividades diversas que variam de horário e local. No último domingo do mês ocorre a Missa Jovem.

Mais informações:

Luisa Pereira (9.8095-7540)