Pastoral da Criança


A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

 

Tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

Fonte – CNBB

 

O que faz

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas Comunidades da Cachoeira e Grota. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Os líderes da Pastoral da Criança atuam na sua própria comunidade. Por viver no mesmo local, o líder conhece bem a família e as condições em que ela vive e, junto com ela, busca maneiras de melhorar a realidade. O líder também orienta as famílias sobre os seus direitos e deveres e contribui para prevenir a violência doméstica, levando a mensagem da paz, do amor e da solidariedade. As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscar soluções para os problemas.

Os líderes comunitários, com apoio dos demais voluntários, desenvolvem suas atividades orientados pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança.

Celebração da vida:

As Crianças da Pastoral são acompanhadas mensalmente por seus líderes com uma visita mensal em suas residências. Alem disso, há a celebração da vida uma vez por mês, onde todos de cada comunidade se reúnem para trocar experiências, sendo as crianças pesadas e acompanhadas trimestralmente em seu índice de massa corporal (IMC).

No dia da celebração da vida fornecemos sempre um lanche para todas as crianças e seus acompanhantes (mãe e irmãos), elaboramos dinâmicas, palestras e brincadeiras e contamos sempre com a ajuda dos demais voluntários para realização desse evento. Os encontros acontecem nas comunidades:

  • Capela da Várzea: 2º sábado do mês, às 9h.
  • Capela da Cachoeira: 3º sábado do mês, às 14h.
  • Capela do Preventório: 4º sábado do mês, às 14h.

 

Quer ajudar a Pastoral da Crianças?

Você conhece alguma criança que precisa do acompanhamento da Pastoral? Ou quer ser voluntária para ajudar neste lindo projeto de amor para que todas as crianças tenham vida em abundância? Procure as líderes da Pastoral nos dias da celebração da vida, elas estarão de bracos abertos para te receber.

 

Mais informações:

Zelita (9.8737-3866)
Deriana (9.8185-9759 | deriana@globomail.com.br)