Tapete Virtual de Corpus Christi

Publicado em 05/06/2020 | Categoria: Notícias |

Quem disse que não teremos os tradicionais tapetes de Corpus Christi? A esta indagação, o Setor de Comunicação não só respondeu, como criou o “Tapete Virtual”, para homenagear o dia de Corpus Christi, quinta-feira, 11 de junho. Este é o dia em que a Igreja Católica celebra, em todo o mundo, o dia de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar, solenemente, o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Confecção do Tapete Virtual

A Arquidiocese de Niterói, que possuí o maior tapete da América Latina, no município de São Gonçalo – RJ, onde os fiéis passam a noite e a madrugada confeccionando os tapetes de sal. O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Niterói, em contato com o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, apresentou um projeto para não deixar passar em branco essas belíssimas obras de arte, para homenagear o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quem pode participar dessa confecção virtual? As paróquias, comunidades, pastorais, movimentos e fiéis da Arquidiocese de Niterói que, devido à pandemia da COVID-19, estão em casa. E sem sair de suas casas, poderão montar o tapete virtual, que poderá  ser desenhado em papel de qualquer tamanho, com auxílio de lápis, caneta, tinta guache, lápis de cor, entre outros. Pedimos que não utilizem alimentos (sal, macarrão, café, etc.).

Estes desenhos serão utilizados na confecção do tapete virtual. Para enviar a arte, o fiel da Arquidiocese tem até o dia 9 de junho, às 23h, quando deverá encaminhar a foto do desenho e, se possível, um vídeo curto, com suas identificações, para WhatsApp do SECOM (21) 3602-1760. Já no dia 10, o Setor de Comunicação da Arquidiocese de Niterói passará o dia organizando e montando o chamado “Tapete de Corpus Crhisti Virtual”. No dia 11 de junho, após a Santa Missa com o Arcebispo de Niterói, essas obras serão exibidas nas Redes Sociais da Arquidiocese de Niterói. Participe!

Quando será exibido o tapete virtual

O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidirá a Celebração Eucarística de Corpus Christi, no dia 11 de junho, em Niterói, na Catedral de São João Batista, de portas fechadas, online, às 17h. No local, haverá uma procissão, da nave central da Catedral para a Capela do Santíssimo, para a Adoração ao Santíssimo.  Ao final, o Setor de Comunicação  exibirá as artes em suas Redes Sociais e no site: https://arqnit.org.br.

Fonte: Arquidiocese de Niterói