Paróquia realiza assembleia para a construção da unidade paroquial

Publicado em 19/08/2012 | Categoria: Destaques Editorial |


Com o tema Pastoral de Conjunto: uma meta para construir a unidade na Paróquia, no dia 28 de julho, foi realizada na Paróquia São Francisco Xavier uma assembleia para o aprofundamento do sentido da Pastoral de Conjunto, que “não é uma nova pastoral a ser implantada na comunidade. Trata-se de uma mentalidade, um espírito que norteia a ação evangelizadora da Igreja. Nasceu na trilha de renovação eclesial efetuada pelo Concílio Vaticano II, a partir da compreensão de que a Igreja é uma rede de comunidades de irmãos e irmãs, cuja ação pastoral se dá de forma global, orgânica e articulada.”(texto retirado do material usado na Assembleia).

Adesão

 

O número de presença superou as expectativas, participaram 163 pessoas ligadas às diversas pastorais, movimentos e capelas da Paróquia São Francisco Xavier.

 

 

Oração, o melhor começo

 

A Assembleia iniciou às 8 horas com a  leitura do Evangelho feita pelo Diácono Alnir: 1Cor, 12 – 12:31, seguida de canto para invocação do Espírito Santo.

 

 

 

 

 

 

Acolhida

O Pe. Jô e membros da Pastoral da Música acolheram e animaram os participantes da  assembleia.


 

 

 

 

 

 

Apresentação do Conteúdo da Pastoral de Conjunto

Além do aprendizado do sentido e valores da Pastoral de Conjunto, com conteúdo apresentado pelo Pe. Josumar, o Encontro  teve também momentos de louvor, animados pela pastoral da música, um delicioso almoço, com a oportunidade das pessoas  se conhecerem melhor e uma dinâmica , com os participantes divididos em grupo por dimensões e setores, para a reflexão de duas perguntas importantes para alcançar o objetivo da Assembleia :a construção da unidade na paróquia.

1) Como podemos caminhar com a dimensão pastoral?

2) Como podemos estreitar os laços entre as nossas pastorais e movimentos de modo a expressar a pastoral de conjunto em nossa Paróquia ?


 

O Padre Josumar fala sobre o objetivo da assembleia:

 

A convocação da Assembleia paroquial que se realizou no dia 28 de julho deste ano de 2012 visava criar uma maior integração entre as pastorais, movimentos e ministérios e estabelecer o alicerce da estrutura pastoral calcada numa espiritualidade de comunhão.

Na verdade não criamos ou produzimos nada de novo. A pastoral de conjunto é fruto de uma mentalidade, de um espírito que norteia a ação evangelizadora da Igreja. E é a partir desta concepção que queremos produzir a novidade em nossa ação pastoral, desmontando os esquemas internos de competição e concorrência, fugindo do subjetivismo e do espontaneismo e criando novas alternativas mais abrangentes para a evangelização.

Nossa grande meta no momento é a de continuar fomentando esta mentalidade, especialmente através da formação permanente dos agentes de pastoral, o que favorecerá enormemente a integração e oferecerá um serviço pastoral de qualidade.

Outro grande desafio será o de envolver toda comunidade. Numa sociedade voltada para o consumismo individualista temos cada vez mais dificuldades para estabelecer laços de participação, solidariedade e partilha. Portanto, nesse trabalho de integração devemos buscar ampliar sempre mais as parcerias com outras pastorais, movimentos, associações, grupos… Para isso, precisamos formar e renovar a comunidade a fim de que todos se sintam corresponsáveis.

Sabemos que iniciamos um processo que acontece de forma lenta, é penoso e às vezes pode nos dar a impressão de que seja inútil. No entanto, este processo já tem seu fundamento na fé que nos une a Jesus, o verdadeiro promotor da Unidade. E se acreditamos na força do Reino agindo nos corações e no seio da comunidade, teremos a coragem de seguir em frente, vislumbrando que, no início mais ínfimo (a semente de mostarda), já existe um enorme potencial de transformação.

Depoimentos

 

Perguntados sobre qual era a expectativa  sobre  Assembleia, alguns paroquianos, membros das pastorais , movimentos e capelas,  falaram sobre o tema:

Lucília, Pastoral do Dízimo:  Na realidade a primeira ideia nasceu em março, em uma reunião da pastoral do dízimo, de realizar um movimento de conscientização da importância de ser dizimista, mas com o andar da carruagem, para não ficar fechado no assunto dízimo, o pe. Jô ampliou a ideia, para um encontro para pensar e apresentar a Pastoral de Conjunto, já que ele queria melhorar a união entre os membros das diversas pastorais, movimentos e capelas da nossa Paróquia. A assembleia foi bem divulgada e teve boa aceitação. Trabalhamos com muito entusiasmo para este encontro. Esperamos a adesão de todos.

Débora, Ministra da Eucaristia: espero o esclarecimento das metas da Paróquia, que tudo fique mais de acordo com o que a Igreja deseja, isto é, a unidade de todas as pastorais, movimentos e capelas.

Cristiano, da Pastoral da Liturgia:a expectiva é principalmente o crescimento da participação das pessoas. Acredito que todos tendo consciência e conhecimento melhor do que se trata a Pastoral de Conjunto, que é o grande motivador do encontro de hoje, passam a ter a plena consciência da importância deste trabalho.

Não é para cada um ficar mais ficar trabalhando com a sua pastoral , como se fosse uma ilha dentro da Igreja. Na verdade a Pastoral de Conjunto serve exatamente para isso, para interagir. São muitos movimentos, muitas ovelhas e o pastor é um só , o principal motivo deste encontro é unir essas ovelhas, que seguem o mesmo pastor , mas estão dispersas. È mostrar para todo mundo que trabalhar unido é melhor.

Cristiano falou também da dinâmica do encontro

– Ela tem base no que foi proposto pela diocese, que já foi visto no encontro diocesano que participei em 31 de março, representando a Paróquia. É um projeto que era para ter sido iniciado em 2010, e que agora o dom Francisco está empenhado que vá adiante.

Fernando, do Movimento Fé e Vida : – a minha expectativa é muito  grande , exatamente porque sinto que a Pastoral de Conjunto já está madura, pronta para nascer, a gravidez já completou seu ciclo. Tanto que quando nós fizemos o nosso planejamento paroquial , após a Assembleia de Aparecida, a Pastoral de Conjunto sempre foi muito bem votada , mas ela nunca foi assumida realmente como prioridade. Agora chegou a hora de assumirmos a Pastoral de Conjunto como a grande prioridade da nossa Paróquia, considerando que somos discípulos missionários e , como discípulos missionários, nós não podemos estar dispersos. Temos muitas forças na Paróquia , e essas forças muitas vezes atuam de maneira dispersa, significando que a gente gasta energia muitas vezes com acessórios e o essencial, talvez, esteja ficando de lado: o Reino.

Henrique, da Pastoral da Juventude , falou que estava gostanto muito da assembléia e  espera que o objetivo seja alcançado, a união.

Henrique falou também da sua participação  no ” Preparai o Caminho”, evento preparatório para a JMJ de 2013, que aconteceu no Maracanazinho, nos dias 27,28 e 29 de julho. Ele foi representando a PJ e a Pascom.


Pascom: O que vc achou do evento  “Preprarai o Caminho” ?

Henrique :–  o evento foi muito bonito, deu para perceber o trabalho e o envolvimento de todos: os seminaristas, os padres, os voluntários, tudo muito bem feito. A Canção nova participando, transmitindo o evento em três línguas, mostrando que foi muito bem preparado .

Pascom: Você acha que o Brasil vai deixar a desejar ? Os jovens já estão assumindo a JMJ 2013?

Henrique:– Não achamos que vamos deixar a desejar em relação a JMJ de Madrid, porque a cara do Brasil é ser um povo acolhedor e está sendo um trabalho bem preparado, os jovens estão envolvidos. Será um evento muito maneiro com a interação de todos os povo. Estamos trabalhando com muita alegria e com muita vontade de acertar e acolher os jovens do mundo inteiro.

 

Em seguida foi realizada a plenária para apresentar as respostas/compromissos, às duas perguntas.

 

 

 

 

 

 

Apresentação sobre o sentido maior do dízimo

 

Na ocasião, também foi aprofundado o sentido maior do dízimo, com o padre Jô  falando sobre a semana do dízimo na Paróquia . Teve também a exibição de vídeo e uma apresentação sobre a pastoral do dízimo, feita pelo mais novo membro da equipe, Luiz Carlos.

 

 

 

O Conselho Paroquial de Pastoral (CPP)

 

Aproveitando a presença de muitos membros das pastorais, movimentos e capelas de nossa Paróquia, o padre Josumar  apresentou os membros do Conselho Paroquial de Pastoral.

O encontro terminou às 15 horas, com todos  rezando o Pai Nosso de mãos dadas e recebendo a benção.

Veja mais fotos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Vídeos


Assista mais...

Notícias em Destaque

Encerramento das Festividades de São Luis Orione Celebrando a Caridade: São Luis Orione! Festa de Natal 2016: sua doação com destino certo Festejando o dia de São Francisco Xavier Assembleia Paroquial 2016 Capela das Almas Mês Vocacional Dia dos Pais Dia do Padre Festa Junina 2016 da Paroquia São Francisco Xavier Missa em memória de Santo Antônio Festa do Imaculado Coração de Maria Festividades em Honra ao Sagrado Coração de Jesus Padre Jô visita a Paroquia e nos encanta com seu canto e seu carinho. Dia da Ascensão do Senhor, dia das Mães e 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nosso novo Pároco, padre Magno, seja bem-vindo! Batizados: os novos membros da Comunidade Paroquial Henrique: “Viver e dar a vida cantando o Amor!” Salve São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões! Paroquianos homenageiam São Francisco Xavier Pe. Anísio fala da importância da confiança e dependência em Deus. Viva a Vida do Pe. Geraldo Dias! Romaria da Família Orionita ao Santuário de Aparecida do Norte Paroquianos participam da Romaria Arquidiocesana a Aparecida Missa na Capela Imaculado Coração de Maria: “Criai ânimo, não tenhais medo!” Missa da Ascensão do Senhor, Dia das Comunicações Sociais e Dom Orione Missa na capela São João Paulo II Festa na Capela Bom Pastor e Homilia do papa Francisco Assembleia Paroquial 2015 Missa de São Francisco Xavier Paróquia em Fests Missa de Nossa Senhora das Graças Movimento Shoenstatt unido pela Catedral O desafio da solidariedade Um dia voltado à ação social na Cachoeira Vigília Missionária, mais um passo rumo a unidade! Pascom comemora com missas o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais Caminhando rumo a Fraternidade Posse do Pe. Geraldo Dias, novo pároco da Paróquia. Inaugurada a Capela São Luiz Orione Pe. Jô é homenageado no “Encontro Musical” Novo endereço do site da Paróquia Novo Pároco da Paróquia São Francisco Xavier Dia de São Francisco Xavier Missa de Nossa Senhora das Graças Nossos jovens, protagonistas da história Assembleia Paroquial 2013: Recomeçar em Jesus Cristo! As Vocações na Igreja Semana da Família: o valor do testemunho transmitido Semana da Família 2013 Visita do Papa ao Brasil- Jornada Mundial da Juventude 2013 Missa dominical, com muitos motivos para render Graças Assembleia Paroquial - 2013 Peregrinação da Paróquia São Francisco Xavier Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa! Caminhada da juventude com Cristo! Primeira Missa do Papa Francisco Primeiro Angelus – Papa Francisco Habemus Papam !!! Jorge Mario Bergoglio – Papa Francisco Bento XVI comunica a sua renúncia como Papa Paroquianos acolhem o novo Vigário Paroquial Saudade-Missao-Disponibilidade Celebração Eucarística - São Francisco Xavier Festejando São Francisco Xavier Celebração Eucarística da Crisma Festa da Pastoral de Conjunto Ano da Fé Uma análise geral do Sínodo Mensagem final do Sínodo O silêncio e a nova evangelização O papel o leigo na missão da Igreja Paróquia em Ação no mês das missões Paróquia Celebra o Dia Mundial da Missões Série 50 anos do Vaticano II Dia do Catequista Paróquia realiza assembleia para a construção da unidade paroquial Semana da Família Mensagem de agradecimento aos dizimistas Pastoral da Juventude Renovada Festa Junina 2012 Apresentação da Pastoral do Meio Ambiente Corpus Christ Em comunhao com a Santissima Trindade Apresentacao da pascom 20 de maio 2012 Missa de Pentecostes Missa da Ascensao do Senhor Festival de Massas Comunidade Dom Orione em Festa Missa Solene em Honra a Sao Luis Orione Dia especial dupla emoção conheca-as-pastorais-da-nossa-paroquia apresentacao-das-pastorais-mesc-e-mebes missa-do-domingo-da-pascoa missa-da-ceia-do-senhor vigilia-pascal Dízimo, uma experiência de Fé CF 2012 - Momento de Reflexão Posse do novo Bispo de Niterói