Paróquia em ação – Mês das missões

Publicado em 13/10/2012 | Categoria: Notícias |



Outubro é o mês dedicado ao fortalecimento da ação missionária da Igreja. Com o objetivo de integrar o trabalho da dimensão missionária com as demais dimensões da ação pastoral, a Paróquia São Francisco Xavier, realizou nos dias 22 de setembro e 6 de outubro, dois encontros preparatórios para a organização do Mês Missionário .

 

 

 


  Com a participação de membros das diversas pastorais e movimentos da nossa paróquia e das comunidades, os encontros formativos tiveram como tema a evangelização, a principal missão da Igreja.

Durante os encontros o pe. Josumar apresentou aos participantes os desafios de evangelizar no dia de hoje e a responsabilidade de cada um na missão da evangelização.

O primeiro encontro, em setembro, na Creche Dom Orione, teve início às 9 horas, com a invocação ao Espírito Santo e a Leitura do Evangelho de João, capítulo 1 versículos 29 a 42.


 



 Tudo começa na Palavra

 

    Padre Josumar convidou os participantes a aproveitarem o momento iluminado pela leitura da Palavra e questionou os presentes sobre o que mais tinha se destacado naquele texto, tendo surgido diversas manifestações:

 

• João Batista veio preparar o caminho, para anunciar Jesus. Ele anunciou, porque sabia e conhecia quem era Jesus.

• Quando Jesus sai do casulo e inicia sua trajetória, João Batista anuncia: Ele é o Cordeiro de Deus, não é a mim que vocês devem seguir, é a Ele; eu vim para anunciar a aurora, o sol é Ele.

• João Batista foi o primeiro missionário, porque foi ele quem apresentou Jesus, começando a missão missionária do evangelho.

• Ele diz com convicção: ‘É Ele. Sigam a Ele, a Jesus. Eu desapareço para que Ele apareça’ e aponta para Jesus.

• Os discípulos que estavam participando do grupo de João pensaram, ‘já que é Ele, então nós vamos atrás dEle’.


 


 

 


Reflexões que servem para os dias hoje

 

• Jesus segue seu caminho, olha para trás e pergunta: o que vocês estão procurando, quem vocês estão procurando, o que vocês pretendem fazer na vida?

• Vinde e vede. Venham comigo para vocês verem. Venham viver comigo, venham viver esta experiência de saber quem eu sou, venham ter um encontro pessoal comigo.

• O que quer dizer ‘Cordeiro de Deus ?

É ele que vem para eliminar todos os sacrifícios que eram feitos. Não precisamos mais do sacrifício de animais, de sacrifícios cruentos sobre a pedra, sobre o altar, porque o Cordeiro de Deus veio ser imolado de uma vez por todas para redimir todos os pecados, para apagar as nossas culpas.

Cada Missa é a renovação desse mistério e por isso antes da Comunhão a gente levanta a Hóstia e repete a mesma frase de João: ‘Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo’. E mais uma vez Ele é imolado sobre o altar.

• João, o evangelista e também um dos discípulos, fez questão de registrar: ‘Eram mais ou menos três horas da tarde.’ O horário foi registrado porque foi um momento para nunca ser esquecido. O encontro com Jesus foi marcante na vida deles e essencialmente transformador.

• Estiveram com Jesus e não se contiveram: Que bom, encontramos Jesus! Jesus é nosso, vamos ficar com Ele. Poderiam se contentar com isto, mas não, André saiu e foi ao encontro de seu irmão Simão, e lhe disse: ‘Nós achamos o Messias, o Cristo.’

Sabe-se que Cristo não é o nome de Jesus: Cristo significa ungido, Christós, “O Ungido” ou “O Consagrado”. Na verdade ‘Cristo’ é um título que se deu a Jesus depois da Ressurreição.

 


 

Depois da reflexão da Palavra o pe. Josumar fala da importância do encontro

 

 

 

– Estamos aqui nesse encontro visando dar uma pequena formação, uma orientação e também para ouvir de vocês sobre a questão missionária da Igreja.

A leitura desse Evangelho serve para entendermos o que se fala sobre a missão da Igreja. Ela é uma extensão fundante da Igreja, não podendo ser uma coisa à parte. Ser missionário faz parte da essência da Igreja.

Quem faz a experiência de Jesus não pode ficar com esta experiência só pra si. Não pode ficar como quem encontrou um tesouro e o guardou só pra si. Ele tem uma alegria, um entusiasmo, um desejo de comunicar Jesus ao mundo. Isto é básico na nossa fé, mas às vezes a gente não reflete sobre isto.

Se eu sou Católico, se sou Cristão, eu tenho que demonstrar esta alegria e transmiti-la aos outros. Essa demonstração deve basear-se na espiritualidade do encontro com Deus, pois não se pode falar do que não se vive. Falar até pode, mas não convence. Só convence quem se encontrou com Ele de fato. Nós precisamos fazer a experiência de Jesus para poder comunicar aos outros. Isso deve ser uma constante no dia a dia da Igreja.

Estamos falando de tudo isto porque estamos chegando ao mês das Missões. Em geral, a Igreja, dedica o mês de outubro para enfatizar a ação missionária da Igreja. Não faz parte do tempo litúrgico da Igreja, mas aqui no Brasil e em muitos países latino-americanos, o mês de outubro é um mês dedicado às missões, mês de se rezar pelos missionários, é um mês em que se faz a coleta para a campanha missionária.

É grande o desafio da missão da Igreja no mundo, aqui no Brasil, mais no Nordeste, no interior, com poucos padres, com o desafio da distância, por vezes navegando ou percorrendo caminhos por 16 horas para chegar ao lugarejo e realizar tudo: missa, confissão, casamento, batizado, etc e depois voltar no próximo ano.

Esse desafio, que é tão grande, continua sendo uma necessidade da Igreja e toda a coleta que é feita no mês missionário é enviada para as Pontifícias das Obras Missionárias.

O mundo ainda é um desafio muito grande. Existem muitos lugares em que não conhecem Jesus Cristo. O que nós podemos fazer?

Claro que podemos rezar por esses missionários, fomentar nossa comunidade para que se empenhem também, pois já que eu não posso ser missionário lá fora, que eu contribua através da coleta. Mas isso é pouco, por isto estamos aqui neste encontro.

 

 

Os participantes do encontro foram convocados a despertar o espírito missionários nos paroquianos e nos católicos que estão afastados da Igreja, fazendo com que elas se interessem mais pela Palavra de Deus.

 

 



 

Importância da participação de todos os movimentos e pastorais

 

Esta nossa reunião faz parte da mentalidade de Pastoral de Conjunto. Por isso nós pedidos que todas as pastorais, movimentos e Comunidades estivessem representadas, porque nós temos uma rede, mas isolados não conseguimos nada. Quanto mais a gente estiver inteirado disto, falando a mesma linguagem e tendo mais unidade teremos uma Igreja de pastoral de conjunto e poderemos colaborar com a Dimensão Missionária, explicou o pe. Josumar.




Paróquia em Ação

 

 

No segundo encontro, no dia 6 de outubro, foram  apresentados os Objetivo Geral  e Específicos da Ação Missionária  da Paróquia São Francisco Xavier , neste mês das missões.

Na ocasião foi  distribuído o material formativo para integrar e articular as pastorais, movimentos, ministérios, associações e agentes, numa ação concentrada de evangelização a partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa humana, através do “compromisso e comprometimento com a missão da Igreja”.

O material foi trabalhado pelos participantes, que receberam a missão de partilhar com todos os membros das pastorais e movimentos, para juntos se engajarem no plano de ação missionária da Paróquia, neste mês das missões.

No mês das missões os agentes de pastorais terão a importante missão de resgatar as pessoas que estão afastadas da nossa Igreja, visitando famílias, formando grupos de reflexão e distribuindo pafletos como este:

 

Católico, seja Bem-vindo a sua casa


 

Sugestões para a ação missionária

 

Foram apresentadas também as sugestões de atividades a serem desenvolvidas ao longo do mês de outubro, tais como: aprofundamento da fé, terço missionário, acolher, acompanhar e evangelizar, através de cursos ou encontros específicos, a juventude evangelizar nas redes sociais, visitas missionárias, entre outras, incentivando todos os momentos a abertura e visão missionárias, destacando a importância do testemunho e do amor por Jesus e sua Igreja.




Os encontros foram  encerrados com a oração do Pai Nossa e Benção do pe. Josumar.


 

 

 

 

Campanha para a Evangelização

 

Nos dias 20 e 21 de outubro, teremos em todas as Comunidades e Instituições Católicas a coleta que deve ser integralmente enviada para o Fundo Mundial de Solidariedade Missionária, através das Pontifícias Obras Missionárias, sejamos todos generosos, desta forma também estaremos participando das obras missionárias.

Saiba mais sobre a Campanha da Evangelização

 

 

 

“Sou católica por amor e toda a convicção de minha alma e dos meus anos de estudo”. Não ignoro a fé que tenho, mas respeito à crença dos outros. Hoje quando sei que alguém deixou a Igreja me entristeço, penso no pouco que terá aquele que deixa de ter Jesus na Eucaristia Vivo… Ter uma Mãe Maravilhosa no céu… Irmãos em comunhão de santos… Anjos fantásticos e amigos… Mas na oração tudo podemos, e eu acredito nisto, por isto rezo e insisto com Deus pelo fortalecimento de nossa Igreja.

Ainda tenho muita luta para entenderem que ser católico é uma questão de amor, uma atitude que é necessária. Sou louca, apaixonada pela Igreja Católica, eu sei que ela tem erros – eu os conheço- por isto a amo, porque posso rezar e muitas vezes me encaixar neles e receber os tesouros dos sacramentos, da liturgia, da Palavra. Amo a Igreja Católica de maneira alucinante, ainda que eu não esteja com nenhum sinal distintivo. Este amor está entranhado na minha carne, no meu sangue, no meu coração, na minha mente, lateja no meu corpo, que muitas vezes exausto ainda caminha para vivenciá-lo na adoração a Santíssima Trindade, na veneração a Maria, nos santos e anjos.

Ser católico é ser universal, é olhar os santos nos altares e compreender como é no céu… É ver Jesus crucificado, escândalo para os que se perdem, mas dom e salvação para os que compreendem… É ver um sacerdote erguer as mãos em palavras miraculosas e o céu inteiro descer sobre a terra… Isto é tão forte para mim que não contenho lágrimas diante de minha miséria na condição de pecadora, eu ter tido o privilégio e a honra por parte do Senhor, de ser católica!

Decidi escrever sobre isto para que meus amigos pudessem repensar também porque são católicos, e assim juntos fortalecermos nossa fé… O que temos feito por nossa Igreja, qual diferença que tem feito a nossa fé? A quantos anunciamos a Boa Nova? Tenho me feito esta pergunta, e gostaria muito de alcançar uma boa resposta quando for me encontrar com Deus e puder vê-lo sorrir…”

(autora desconhecida)

Veja mais fotos



Os comentários estão desativados.