Pré-Vestibular Dom Orione

Somos a equipe do Pré-vestibular Comunitário Dom Orione. Este sonho começou a tornar-se uma realidade nos primeiros anos da década de 2000 através da interação entre os religiosos orionitas de nossa paróquia e os jovens da comunidade paroquial.

Como alunos da rede pública de ensino nas décadas de 1980 e 1990 e universitários nos anos 2000, podemos conhecer um problema grave: a educação no Brasil, como disse um dia Darcy Ribeiro, é desonesta. É claro que não se trata de uma ofensa aos professores. A educação é desonesta quando não considera que uma criança ou adolescente precisa alimentar-se para ter condição de assistir aulas e muitas vezes sua primeira refeição é na escola- e isso só vai ocorrer, quando ocorre, às dez da manhã ou mesmo no começo da tarde. A educação brasileira pública é desonesta ao oferecer, precariamente, uma estrutura elitista onde o aluno além da fome do corpo também tem outras carências; sua casa não é extensão da escola, pois a família, quando já não está desagregada, trabalha o dia todo e em muitos casos não tem escolaridade para auxiliar o aluno em deveres de casa ou nas provas a serem feitas. Oferecer uma escola que desconsidere essas condições é certamente um exemplo de desonestidade.
Infelizmente não podemos resolver com um simples texto ou mesmo com todo sangue de nossos corpos esse problema estrutural que faz de nosso país verdadeira máquina de moer gente. Podemos, contudo, nos empenhar enquanto professores honestos.

Mas em que consistiria então essa honestidade?
Além de todos esses problemas econômicos e sociais, o aluno ainda enfrenta a desmotivação de ter na sala de aula um ensino que não lhe faz sentido. Não faz sentido porque é mera reprodução de um conhecimento que não perpassa sua vida, que não produz sentido. Buscamos então nossa honestidade enquanto professores exatamente nisso: Em uma educação onde para existir ensino é necessária a aprendizagem. E aprendizagem passa necessariamente por experiência. Ou seja: o que é colocado na sala de aula precisa fazer sentido, precisa trazer á tona o novo, a ser experienciado em comunidade. E o que foi novo para nós, coordenadores, enquanto alunos desse mesmo curso e poderá ser inaugural na vida de vocês, alunos, não é uma melhora rápida de padrões econômicos mas sim a possibilidade de uma abertura de mundo. Novas pessoas, novos lugares, novas possibilidades de leitura da realidade. Não apenas para contemplá-la e sim principalmente para que seja possível realmente a instauração do novo na vida de cada um. Por isso as portas do
Pré-vestibular Comunitário Dom Orione estão reabertas. Para uma aprendizagem que faça sentido e nos ensine. Para que possamos, juntos, deixar o futuro sonhar o presente.

Serviço:
O curso Pré-vestibular é ministrado de Segunda a Sexta das 18h30m às 22h30m, no salão da Igreja Matriz.

Maiores informações: Erivelton 81168399.

PRÉ-VESTIBULAR DOM ORIONE

O Pré-vestibular Dom Orione é um curso comunitário, onde os próprios alunos bancam os gastos do curso.

O mesmo teve início em 2000, por iniciativa de membros da comunidade de São Francisco em parceria com a igreja de São Francisco Xavier, nesta época o mesmo oferecia 50 vagas para os alunos interessados. Não existem restrições frente à religião ou condição financeira, sendo necessário o aluno estar cursando, pelo menos, o 3º ano do 2º grau, tendo encerrado atividades em 2007 por problemas com segurança.

Mas em 2010, por iniciativa de cinco ex-alunos em conjunto com o Padre Josumar, o pré-vestibular reabriu e voltou a funcionar na Avenida Taubaté s/n, fundos da igreja de São Francisco Xavier. Neste período foram oferecidas 30 vagas, para 2011 o aumento de vagas está sendo estudado pela coordenação, mas a principio serão oferecidas às mesmas 30 vagas de 2010.

Todos professores e coordenadores são voluntários, e os custos com xerox, material de limpeza e manutenção são bancados pela mensalidade de R$ 30,00 pagas pelos alunos. A igreja fornece a sala, juntamente com a energia elétrica e água, o que torna a atividade possível.

TURMA 2011

Para os alunos interessados em fazer o pré-vestibular, o curso funciona nos fundos da igreja, no endereço mencionado acima, no horário de 18:30-22:30h.

Existe uma seleção dos alunos interessados, que consiste em três etapas:

1) INSCRIÇÃO:

O aluno deve enviar um email para: predomorione@hotmail.com

ASSUNTO: INSCRIÇÃO, o email deve conter: NOME COMPLETO, CPF, RG, ENDERECO, IDADE, ESCOLARIDADE, HORÁRIO DISPONÍVEL PARA ENTREVISTA (de 17:00-20:00h).

Somente os 80 primeiros emails serão considerados devido à oferta de vagas.

2) ENTREVISTA:

Após fazer a inscrição, o aluno receberá um email confirmando a inscrição juntamente com o horário e local da entrevista.

No dia marcado o aluno deve levar XEROX DE:

i) CPF; ii) RG; iii) COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA; iv) DECLARAÇÃO DE ESCOLARIDADE;

JUNTAMENTE COM A TAXA DE INSCRIÇÃO NO VALOR DE R$ 5,00.

3) PROVA DE SELEÇÃO:

Após a entrevista, a coordenação do Pré-Vestibular irá divulgar a lista dos 50 alunos aptos a fazer a prova de seleção.

A prova 50 questões objetivas com nível de ensino médio juntamente com uma redação.

Os 30 primeiros na prova estão aptos a iniciar as aulas no mês de fevereiro de 2011.

MAIORES INFORMAÇÕES EM:predomorione@hotmail.com

81168399 Erivelton