“Papa veio anunciar a paz”, afirma Dom Orani

Publicado em 23/07/2013 | Categoria: Notícias |


papa sorrindo no rio

 

 O Papa Francisco está em terras brasileiras. O país inteiro parou ontem para ver a chegada do Santo Padre ao Rio de Janeiro, onde foi recepcionado no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) pela Presidente da República, Dilma Rousseff, pelo Governador do Estado, Sérgio Cabral, e pelo Prefeito da capital, Eduardo Paes, entre outras autoridades.

Da Base Aérea do Galeão, quebrando mais uma vez o protocolo, Francisco seguiu em um carro simples e não carro blindado até o centro da cidade. Desde os primeiros momentos a emoção registrada nos olhares dos jovens que pelas ruas da Cidade Maravilhosa aguardaram a passagem do papamóvel. Momentos de tensão quando o carro do Papa ficou preso em um engarrafamento, sem que pudesse se mover. Sentado ao lado do Papa, que sempre manteve a janela do veículo aberta, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

O avião que trouxe o Santo Padre de Roma pousou às 15h43, 17 minutos antes do previsto. O Papa caminhou pelo solo brasileiro exatamente às 16h01. Recebeu dois buquês de flores de duas crianças.

A recepção simples no Aeroporto do Galeão foi animada por um coral de crianças e jovens que cantaram entre outras coisas o hino da JMJ.

O primeiro encontro com a massa juvenil e carioca ocorreu no Centro da cidade quando centenas de milhares de jovens aguardaram o Papa na Catedral do Rio onde o Santo Padre de papamóvel circulou por algumas ruas centrais. Como sempre Francisco beijou e abençoou as crianças que lhe eram trazidas. O trajeto aberto terminou no Teatro Municipal.

Já no Terceiro Comando Aéreo Regional, pegou o helicóptero em direção ao Palácio Guanabara, para a cerimônia de boas-vindas. Ali o encontro privado com a Presidente Dilma Roussef e o primeiro discurso de Francisco em território brasileiro.

Na sua saudação a Presidente Dilma afirmou que “sabemos que temos diante de nós um líder religioso sensível aos anseios de nossos povos por justiça social e oportunidade para todos”. Falando das manifestações dos últimos dias disse que as mesmas são uma oportunidade para discutir e buscar todos os nossos valores para renovar as esperanças em um mundo melhor. Defendeu ainda o combate à fome e à pobreza. O Papa respondeu entre outras coisas: “Venho para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração”, acrescentando que a “juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo. E por isso nos impõe grandes desafios”.

Após o encontro, o Papa seguiu para a Residência do Sumaré, que também hospedou o Papa João Paulo 2º duas vezes. A residência será a casa do Santo Padre durante toda essa semana. Perto do Palácio Guanabara foram registrados algumas manifestações de protesto.

Sobre a chegada do Papa Francisco e a emoção que causou nos jovens presentes no Rio, nós ouvimos alguns deles. Ouvimos ainda o Arcebispo do Rio Dom Orani João Tempesta.

Papa Francisco passou já a sua primeira noite em território brasileiro. Depois do seu primeiro discurso ontem, hoje tempo para repouso, mas sempre com a expectativa de que o Papa Francisco possa fazer alguma de suas surpresas. No final da tarde, na Praia de Copacabana a missa de acolhida dos jovens, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani.

Fonte: Rádio Vaticano

 



Os comentários estão desativados.