Papa Francisco: Seja Bem-Vindo!

Publicado em 22/07/2013 | Categoria: Notícias |

papa seja bem-Vindo

Assista o vídeo do padre Fábio de Melo cantando Seja Bem-Vindo!

“Papa veio anunciar a paz”

O Papa Francisco está em terras brasileiras. O país inteiro parou ontem para ver a chegada do Santo Padre ao Rio de Janeiro, onde foi recepcionado no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) pela Presidente da República, Dilma Rousseff, pelo Governador do Estado, Sérgio Cabral, e pelo Prefeito da capital, Eduardo Paes, entre outras autoridades.

Da Base Aérea do Galeão, quebrando mais uma vez o protocolo, Francisco seguiu em um carro simples e não carro blindado até o centro da cidade. Desde os primeiros momentos a emoção registrada nos olhares dos jovens que pelas ruas da Cidade Maravilhosa aguardaram a passagem do papamóvel. Momentos de tensão quando o carro do Papa ficou preso em um engarrafamento, sem que pudesse se mover. Sentado ao lado do Papa, que sempre manteve a janela do veículo aberta, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

O avião que trouxe o Santo Padre de Roma pousou às 15h43, 17 minutos antes do previsto. O Papa caminhou pelo solo brasileiro exatamente às 16h01. Recebeu dois buquês de flores de duas crianças.

A recepção simples no Aeroporto do Galeão foi animada por um coral de crianças e jovens que cantaram entre outras coisas o hino da JMJ.

O primeiro encontro com a massa juvenil e carioca ocorreu no Centro da cidade quando centenas de milhares de jovens aguardaram o Papa na Catedral do Rio onde o Santo Padre de papamóvel circulou por algumas ruas centrais. Como sempre Francisco beijou e abençoou as crianças que lhe eram trazidas. O trajeto aberto terminou no Teatro Municipal.

Já no Terceiro Comando Aéreo Regional, pegou o helicóptero em direção ao Palácio Guanabara, para a cerimônia de boas-vindas. Ali o encontro privado com a Presidente Dilma Roussef e o primeiro discurso de Francisco em território brasileiro.

Na sua saudação a Presidente Dilma afirmou que “sabemos que temos diante de nós um líder religioso sensível aos anseios de nossos povos por justiça social e oportunidade para todos”. Falando das manifestações dos últimos dias disse que as mesmas são uma oportunidade para discutir e buscar todos os nossos valores para renovar as esperanças em um mundo melhor. Defendeu ainda o combate à fome e à pobreza. O Papa respondeu entre outras coisas: “Venho para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração”, acrescentando que a “juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo. E por isso nos impõe grandes desafios”.

Após o encontro, o Papa seguiu para a Residência do Sumaré, que também hospedou o Papa João Paulo 2º duas vezes. A residência será a casa do Santo Padre durante toda essa semana. Perto do Palácio Guanabara foram registrados algumas manifestações de protesto.

Sobre a chegada do Papa Francisco e a emoção que causou nos jovens presentes no Rio, nós ouvimos alguns deles. Ouvimos ainda o Arcebispo do Rio Dom Orani João Tempesta.

Papa Francisco passou já a sua primeira noite em território brasileiro. Depois do seu primeiro discurso ontem, hoje tempo para repouso, mas sempre com a expectativa de que o Papa Francisco possa fazer alguma de suas surpresas. No final da tarde, na Praia de Copacabana a missa de acolhida dos jovens, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani.

Francisco aos jovens: “Coração cheio de alegria para celebrar com vocês a JMJ”

Como programado, o Papa Francisco deixou o aeroporto de Fiumicino esta manhã, pouco depois das 8h45, a bordo de um avião da companhia Alitalia, dando início à sua primeira viagem internacional, por ocasião da 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Antes de embarcar carregando pessoalmente sua bagagem de mão, o Pontífice cumprimentou as autoridades locais, entre as quais o Primeiro-Ministro italiano, Gianni Letta. Integram a comitiva papal o Secretário de Estado, Card. Tarcisio Bertone, o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Card. Marc Ouellet, e o Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de estado, Dom Angelo Becciu.

Viajam no mesmo avião do Santo Padre cerca de 70 jornalistas, de 15 nacionalidades. Entre os brasileiros, há oito repórteres e dois cinegrafistas. Da Argentina, apenas dois jornalistas.

A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para as 16h locais (21h de Roma), onde será acolhido no aeroporto Tom Jobim pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff. A cerimônia de boas-vindas será feita uma hora depois no Palácio Guanabara – ocasião em que o Pontífice fará o primeiro dos 15 discursos em solo brasileiro. A seguir, haverá a visita de cortesia à Presidente, a troca de presentes, e dois breves encontros com o Governador do Rio, Sérgio Cabral, e o Prefeito da cidade, Eduardo Paes.

Estes dois eventos, seja a cerimônia de boas-vindas, seja a visita de cortesia, serão transmitidos ao vivo pela Rádio Vaticano, com comentários em português, a partir das 16h50 – hora local. (21h50 – horário de Roma).

O Papa deixa o Palácio Guanabara às 18h15 e segue para a Residência do Sumaré, onde ficará hospedado até o final de sua visita ao Rio, no dia 28 de julho. Terça-feira, não estão previstos eventos públicos com o Pontífice.

Aos jovens que já estão no Rio de Janeiro, Francisco tuitou: “Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ”. (BF)

Fonte: Rádio Vaticano