Nota sobre a suspensão temporária das celebrações

Publicado em 17/03/2020 | Categoria: Avisos Notícias Slideshow Home |

AOS QUE ESTE NOSSO DECRETO VIREM,
GRAÇA E PAZ NO SENHOR!

“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5)

Considerando toda a situação de pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), que está agora em momento crítico de disseminação em nosso Estado do Rio de Janeiro, à luz do bem comum e dos princípios de precaução, colaboração e responsabilidade pela vida a nós confiada pelo Criador.

Considerando a recomendação das autoridades públicas e sanitárias e tendo em vista, especialmente, a proteção das pessoas mais vulneráveis que convivem conosco, por cautela, achamos por bem, após um discernimento orante e colegiado, suspender as Missas, Confissões e atividades comunitárias em geral em todas as igrejas de nossa arquidiocese até o dia 26 de março próximo, quando emitiremos nova orientação.

Os sacerdotes celebrarão as Santas Missas diariamente, sem assistência do povo, na intenção geral pela superação do grave momento, mas mantendo as igrejas abertas nos horários de costume para oração pessoal.

Recomendamos vivamente que os fiéis acompanhem a Santa Missa pelos meios de comunicação e redes sociais e aproveitem da ocasião para que façam sua comunhão espiritual, valorizando ainda mais o Sacramento da Eucaristia, em solidariedade com aqueles que por vários motivos não têm facilidade de acesso à Santa Missa.

Nossa Quaresma, neste ano, apresenta uma provação concreta para o amadurecimento de nossa fé, de intensificação do espírito de oração e de busca de conversão, associando nossa dor à Cruz Redentora de Cristo.

Insistindo que os sacerdotes e fiéis sigam as orientações emanadas anteriormente por nós e pelas autoridades competentes, DECRETAMOS que ninguém estará obrigado ao preceito dominical e solenidades durante o período acima mencionado, pedindo a todos os fiéis que permaneçam em oração, suplicando ao Senhor que nos assista para que enfrentemos este desafio, com serenidade e fé, sob a proteção de nossos padroeiros, a Senhora Auxiliadora e São João Batista.

Dado e passado em Nossa Cúria Arquidiocesana de Niterói, aos 17 dias do mês de março de 2020.

+ José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói