Nossos jovens, protagonistas da história.

Publicado em 06/11/2013 | Categoria: Notícias |

Jovens que participaram do 1º Conexão Jovem da paróquia São Francisco Xavier

«Ide e fazei discípulos entre todas as nações»

Com estas palavras, o Papa Francisco começou a homilia na missa de envio, na Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em julho deste ano, no Rio de Janeiro, incentivando os jovens a partirem para a missão de evangelizar, transmitindo a experiência vivida no período da JMJ para todos os jovens de suas paróquias , comunidades e de todos os cantos do mundo:

Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! : Ide, sem medo, para servir.

O papa pede para a juventude “cantar um canto novo” (Sl 95, 1): “Qual é este canto novo? Não são palavras, nem uma melodia, mas é o canto da nossa vida, é deixar que a nossa vida se identifique com a vida de Jesus, é ter os seus sentimentos, os seus pensamentos, as suas ações. E a vida de Jesus é uma vida para os demais: Jovem, Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! : Ide, sem medo, para servir,” disse o Papa.

Atendendo a este chamado e reforçada pelo novo sopro que receberam durante os dias que participaram da JMJ, a juventude da Paróquia São Francisco Xavier, que já vinha mostrando sinal de renovação antes da Jornada, está cada vez mais comprometida com a missão de evangelizar.

Com este espírito, os jovens da paróquia e outros convidados,  vindos de Cabo Frio, Angra dos Reis e Rio de janeiro, participaram no último fim de semana, 2 e 3 de novembro, do 1º Conexão Jovem.

Leia a seguir  o texto do Raphael Costa, membro da PJ,  e depoimentos de vários participantes, partilhando suas experiências no Encontro.

“Jovens, sejam protagonistas!”. Esta frase do Papa Francisco foi o tema do 1º Conexão Jovem, encontro da Pastoral da Juventude da paróquia São Francisco Xavier, e inspirou os 70 participantes durante os 2 dias. Através de rodas de debate, gincanas, leituras orantes da bíblia, ofícios divinos e adorações, os jovens debateram e refletiram sobre a missão de cada um dentro da Igreja e no mundo.

O encontro Conexão Jovem é uma resposta da nossa paróquia aos novos ares que entram na nossa Igreja e, desde a Conferencia de Aparecida, pedem uma verdadeira conversão pastoral. Nas rodas de debate que aconteceram ao longo de todo o encontro e onde participaram mais de 8 convidados vindos de locais distintos como Cabo Frio, Angra dos Reis e Rio de Janeiro, os jovens debaterem a refletiram sobre diversos temas como a realidade da juventude, o encontro pessoal com Cristo, a marginalização dos jovens, a Igreja Povo de Deus, a Pastoral da Juventude, redução da maioridade penal, aborto, drogas, as recentes manifestações, entre outros.

Na última parte do encontro, os jovens se reuniram em grupos divididos através das suas comunidades e pensaram em propostas e projetos que a Pastoral da Juventude pode fazer para cumprir a sua missão em cada comunidade e na paróquia como um todo. Estas propostas serão debatidas e votadas na Assembleia da Juventude, que vai acontecer no dia 15 de dezembro. O encontro motivou os jovens e olharem para dentro e refletir se já tiveram seu encontro pessoal com Cristo, e depois olhar para fora para fazer seu papel de cristão de ser ‘sal da terra e luz do mundo’.

“Depois deste encontro, eu me sinto enviada para minha comunidade, minha realidade, para servir mais, ajudar o próximo, e não desistir de ser luz do mundo” – Daniela

“Percebi que muitos jovens pensavam igual a mim e agora estamos determinados a construir um movimento jovem na minha capela, queremos ser protagonistas!” – Igor

“Posso dizer que a PJ transformou a minha vida na forma de pensar agir, conheci novas pessoas, perdi o preconceito que eu tinha com certas coisas, e agora eu consigo por em prática a vontade que eu tinha de fazer bem” – Caroline

“Agradeço por ter me proporcionado um final de semana tão maravilhoso, agradeço a Deus por ter colocado vocês na minha vida, pessoas maravilhosas que estão sempre ali, ajudando, rindo…” – Milena