Missa do 1º Domingo do Advento

Publicado em 03/12/2017 | Categoria: Notícias |

“Iniciamos, hoje, um novo ano litúrgico. É o tempo do advento. A Igreja coloca-se como peregrina e espera a vinda do salvador de todos e de tudo. Prepara-se, assim, para a celebração do Natal”.

Mesmo sendo o dia do padroeiro, São Francisco Xavier, hoje, pela  liturgia, é dado  ênfase às missas próprias do 1º Domingo do Advento,  por  isso o pároco, padre Magno,  convidou a todos para participar, antes da celebração, na entrada da Igreja matriz, da oração do terço, iniciando com a invocação  a Santíssima Trindade  para pedir  a  benção de Deus,  pela intercessão de São Francisco Xavier, o Gigante das Missões.

O Pároco, padre Magno, os diáconos Alnir e Eduardo, e demais membros da liturgia, juntos com a imagem de São Francisco Xavier.

Convidados pelo diácono Alnir, cada dezena do terço foi rezada por um paroquiano,  que com sua devoção a Maria,  a exemplo de São Francisco Xavier, pediam com confiança a intercessão  de Nossa Senhora na nossa missão de leigos engajados nas diversas pastorais e movimentos da Paróquia.

Maria foi a rainha das missões, a sua realeza foi a caridade e o serviço. A Igreja é missionária e cada um de nós tem a r​e​sponsabilidade de ser missionário como foi São Francisco Xavier, disse o diácono Alnir.

Em seguida todos foram para o interior da Igreja Matriz para participarem da celebração  do 1º Domingo do Advento.  A missa em honra a São Francisco Xavier foi celebrada ontem, às 19 horas,  pelo bispo Dom José Francisco, no sábado.

Trechos da homilia

​

​A Igreja nos coloca caminhando com a presença constante de Jesus que vem ao nosso encontro e pede a nossa vigilância. Deus não quer ninguém parado olhando para o alto. Temos uma esperança concreta  que, apesar de não precisar, Deus conta conosco e, por isso, precisamos ficar atentos para o que Ele nos orienta, nos pede e quer que façamos para realizar o seu projeto  de vida e salvação para a humanidade.

São Francisco Xavier soube sintonizar a sua vida com o projeto  de Deus, quando deixou a sua vida cômoda para ir ao encontro da mensagem do Evangelho. Na missa de ontem, em honra a São Francisco Xavier, Dom José Francisco falou do desejo do padroeiro de voltar à Europa para a grande missão de evangelizar os povos, principalmente  do Oriente.

Somos missionários no dia a dia, em todos os espaços, levando a mensagem de Jesus, principalmente no tempo do Advento, quando nos preparamos para o Natal.

Superando os desafios na missão

Um Pai que nos sustenta na esperança, mesmo que os desafios sejam grandes, a exemplo de São Francisco Xavier que venceu tantos obstáculos na sua missão, também nós precisamos ser ousados na nossa missão, sendo protagonistas  e renovando a esperança, fazendo a todos conhecer o projeto de salvação e libertação. Não podemos ficar alienados  e sim atentos aos sinais dos tempos. Todos  juntos,  como povo de Deus, para que o Evangelho seja anunciado e vivenciado nos dias de hoje.

Seminarista agradece o acolhimento

Antes de encerrar a celebração, o seminarista Pedro Ivo agradeceu o acolhimento que recebeu da paróquia durante todo ano e convidou a todos para o Chá Beneficente, no Seminário São José, no próximo dia 9, sábado, iniciando com um Concerto de Música Sacra e, em seguida, com o Chá e finalizando com a Santa Missa, às 18 horas. Os ingressos serão vendidos a R$7,00 e a renda será destinada para ajudar na formação dos seminaristas.

Quermesse

Dentro das festividades de São Francisco Xavier, teve início ontem, a quermesse, com barraquinhas de doces e salgados, na Praça Dom Orione, que fica ao lado da Igreja Matriz. A quermesse continua neste domingo. Todos estão convidados. Participem!

Vejam as fotos de sábado e de domingo.

Sobre o Advento, leia também:

Nosso Deus já vem! Estejamos atentos para recebê-lo