Missa de Santa Águeda, na Capela de São Pedro

Publicado em 05/02/2020 | Categoria: Avisos Notícias Slideshow Home |

Foi celebrada hoje (5/02) na Capela de São Pedro uma missa em honra à Santa Águeda (também conhecida por Santa Ágata), que é a protetora das doenças nos seios. Em homenagem a ela, 5 de fevereiro também é comemorado o Dia Nacional da Mamografia e o Dia do Mastologista. Logo após a celebração, aconteceu um café da manhã de confraternização com a Associação dos Amigos das Mamas (Adama) – Niterói.

Clique aqui e veja mais fotos!

História de Santa Águeda:

Santa Águeda foi martirizada e executada nas perseguições aos cristãos, entre os nos 250 a 253 d.C., pelo imperador Trajano Décius, em Catania, na Sicília. Filha de uma importante família na Sicília era considerada muito bela e culta, atraindo os olhares e os interesses masculinos. Foi pedida em casamento pelo senador romano Quintinianus, que era o prefeito da região, e recusou.

Após a recusa, Quintinianus descobriu que a jovem era cristã e promoveu sua vingança, colocando a moça em um bordel, do qual ela fugiu miraculosamente e mantendo sua virgindade. Foi capturada e acusada de pertencer a seitas transgressoras das leis romanas, sendo torturada da seguinte forma: teve seu corpo esticado por uma espécie de roda; foi açoitada; queimada com brasa e finalmente teve os seios dilacerados. Não a mataram para prolongar seu sofrimento. Foi colocada em calabouço, sem água ou comida, para esperar a hora derradeira. Conta a tradição religiosa, que ela foi curada de todos os ferimentos, por intervenção divina.Essa cura enfureceu Quintinianus, que ordenou que a jovem fosse rolada nua numa cama de carvão em brasa. Os carrascos tinham ordem para não deixá-la morrer e após uma sessão “suportável” de tortura, a levaram de volta à sua cela. Águeda passou por mais esse cruel martírio, orando a Deus que a levasse e libertasse daquele insuportável martírio.

Num desses momentos de súplicas, a cidade foi abalada por um terrível terremoto, e a jovem faleceu, encontrando sua paz. Considerada mártir, na arte litúrgica da Igreja, é mostrada como uma jovem carregando um prato, que contém: uma palma e os dois seios.

Oração de Santa Águeda:

Ó Santa Águeda, vem em meu socorro, vós que sofrestes com os seios mutilados que nunca amamentaram; vós que sentistes tamanha dor, dai-nos vossa coragem para vencer a tristeza e a angústia, transformando-as em alegria e esperança. Curai-me com a vossa fé e lavai com o sangue do vosso martírio as marcas da doença e dos sentimentos negativos.

Ó Santa Águeda, dai-me merecer vossas virtudes e vossa fidelidade a Cristo para vencer os males, perigos e doenças que ameaçam a vida. Intercedei junto a Deus Pai pela minha saúde, de minha família e de todos que em vós confiam para que a cura seja completa, atingindo também minha alma e assim por inteiro eu possa servir a Deus e aos irmãos a caminho da gloria da ressurreição. Pela glória do vosso martírio, dai-me força para suportar as dores e os sofrimentos que me afligem e apresentai a Cristo a minha confiante súplica. Amém!

Rezar o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória ao Pai.