Missa de Envio dos Jovens para a Jornada Mundial da Juventude

Publicado em 30/07/2011 | Categoria: Notícias |


 

Jovens de vários países estarão participando da 26ª Jornada Mundial da Juventude , em Madri, no mês de agosto. Entre eles, estarão os jovens da Paróquia São Francisco Xavier, em São Francisco, Niterói. Alguns deles já embarcarão neste domingo, 31 de julho, para Madri,onde participarão também  da pré-jornada.

A Paróquia São Francisco Xavier, realizará neste domingo, 31, às 9h30m, a Missa de Envio dos jovens: Carolina Tardin, Cecília Coelho, Elineide Camelo, Enilde Camelo Nunes,  Fiel Matola, Katia  Silva e  Maciel Zanette  à Jornada Mundial da Juventude(JMJ). Será um momento de muita alegria para toda Comunidade quando o Pe. Geraldo Majela, que presidirá a missa, abençoar e enviar os jovens para esta experiência de  profunda comunhão, que será a Jornada.

A Jornada Mundial da Juventude foi criada  pelo papa João Paulo II, em 1985. É a semana de eventos da Igreja Católica onde reúnem jovens de toda parte do mundo para celebrar e conhecer mais sobre a fé católica e estreitar os laços com jovens de diversos países e culturas.

 

Os padres Josumar dos Santos e Geraldo Majela enviam mensagens para os Jovens:

 

“Aos jovens de nossa Paróquia eu desejo que levem a Madrid a certeza de que estaremos unidos a vocês em preces e votos de força espiritual. Neste encontro com jovens de todo o mundo possam ser um sinal contagiante da verdadeira alegria que só Cristo pode produzir na vida daqueles que o acolhem em seu coração”.

“O texto proposto pelo papa para a Jornada Mundial da Juventude toma como referência estas indicações muito expressivas de São Paulo: “Continuai enraizados nele, edificados sobre ele, firmes na fé, tal qual vos foi ensinada, transbordando em ação de graças. Que ninguém vos faça prisioneiros de teorias e conversas sem fundamento” (Cl 2,7-8). Enquanto tantos  se deixam desviar da fé cristã, com tanta facilidade, “por qualquer vento de doutrina”, como folhas levadas pelo vento, planta sem raiz, casa construída sobre a areia, sejam testemunhas da firmeza da fé e da alegria de ser membros da Igreja de Cristo”.

Pe. Josumar dos Santos

 

PAPA: CENTRO DE UNIDADE DO CORPO MÍSTICO DE CRISTO, A IGREJA

  O Papa é o nosso Pai na Fé. É ele que nos une ao redor de Cristo e da Igreja, Povo de Deus. Ele é o nosso Pastor Maior, nosso Educador, Orientador. É o Sucessor de São Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”.

(Mt. 16, 18-19). Hoje estamos na mesma Barca de Bento XVI, a Barca de Cristo.

E Jesus amava a todos, as crianças, os jovens, os adultos… E a Sagrada Escritura afirma que Jesus tinha um convivência quase que diária com os Apóstolos. Alguns mais experientes, como Pedro, outros mais novos, como João, o discípulo amado (Evangelista). Este último ainda não se tinha casado quando conheceu Jesus e resolveu dedicar toda a sua vida ao Deus Vivo (Nosso Senhor Jesus Cristo) e em prol do novo Reino implantado, inclusive foi o único que esteve, como Apóstolo aos Pés da Cruz com Maria Santíssima e outras Mulheres para acompanhar a Hora Derradeira do Senhor.

Disse Jesus: “Mulher, eis o teu filho!” Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” (Jo 19, 26-27).

Assim como também o discípulo mais novo (João) esteve com o mais experiente (Pedro) para o encontro com o Senhor Ressuscitado: “Então, chega também Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro; vê os panos de linho por terra e o sudário que cobrira a cabeça de Jesus.

Então, entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: e Viu e Creu. (Jo 20, 6-7a.8).

E dizia São Luís Orione: “os jovens serão o Sol do amanhã ou a Tempestade do futuro”.

Que os nossos jovens descubram no rosto do nosso querido Pastor Maior, o Papa, a alegria e o desejo de serem de Deus em qualquer que sejam suas vocações.

Viva o Papa, Viva os Bispos, Viva os Jovens (Sol de hoje e sempre, para a Igreja e o Mundo)!!!

Pe. Geraldo Majela

 

Conheça um pouco mais dos jovens da Paróquia  São Francisco Xavier que participarão da Jornada e desejam ter a experiência do tema  escolhido pelo Papa  para a Jornada: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf Cl. 2,7.), nos depoimentos dados à  Pastoral de Comunicação  – Pascom,  onde os jovens falam das suas expectativas para a JMJ/2011.

 

 

Enilde Camelo Nunes

 

Nunca fui a uma JMJ, mas acredito que é uma experiência única de vivenciar o significado da Igreja Católica, sua unidade. Estaremos todos, jovens de diversos países, vivenciando e transmitindo a mesma fé. Junto com nosso querido Papa Bento XVI. Precisamos transmitir ao mundo a maravilha de ser cristão! Rezem por nós!

“Subo ao altar de Deus que é a alegria da minha juventude”.

 

Elineide Camelo

“Como jovem é uma oportunidade única de aprofundamento na fé. Vivenciaremos a unidade da Igreja de forma universal pois compartilharemos nossas experiências e vivencias como cristãos.  Espero crescer humanamente e espiritualmente.”

 

Cecília Coelho

 

“Não há encontro nenhum que não possa ser bom se todos vão por uma mesma causa. Principalmente, se estamos falando de milhares de jovens unidos por Deus!

Não sei o que esperar de um evento tão grandioso, e às vezes eu sinto que não estou acreditando ainda… Mas de uma coisa estou certa: espero que a minha fé e a de todos que estarão nessa jornada aumente cada vez mais a cada dia que estaremos em Madri e que siga assim sempre!!!”

 

 

Kátia Silva

 

“Eu faço parte da pastoral de juventude a algum tempo e quando recebi o convite para ir na Jornada Mundial da Juventude fiquei um pouco receosa, com medo…

Mas logo em seguida enxerguei uma ótima oportunidade para me aprofundar mais na fé, na religiosidade, espiritualidade…

Conhecer pessoas de pontos diferentes do mundo que crêem e professam da mesma religião que nós e são tão diferentes e tão iguais que não poderia perder essa chance e decidir ir.
Será uma oportunidade ímpar, por tudo e por poder está lá vendo, ouvindo e vivendo este momento será maravilhoso.

E é claro o ponto alto da jornada será o momento em que passaremos a noite em vigília com o santo Padre Bento XVI.

Momentos raros assim são para serem agarrados e vividos na sua maior intensidade e espero recarregar todas as minhas energias após esse encontro tão especial para todos que puderem ir.
Viva a Jornada Mundial da Juventude Católica!!!”

 

 

 

Carolina Tardin

 

Jornada Mundial da Juventude, confesso que até agora não consigo imaginar ao certo como ela será. É uma oportunidade muito nova que pouco conheço, viajar para um outro continente e em uma peregrinação com jovens do mundo todo! Todos pelo mesmo motivo, buscando a mesma questão: A paz do Senhor Jesus.

Será uma ótima experiência de vida, de fé, de encontro que não vejo a hora que aconteça. Agradeço todos os dias a Deus por poder fazer parte dessa Jornada e ir ao encontro do Papa Bento XVI e de uma enorme juventude católica! Estarei lá com as câmeras na mão mostrando tudo para os que não puderam ir e também deixar um “gostinho” para incentivar muito mais jovens brasileiros, cariocas e niteroienses a entrarmos juntos nessa, como o nome mesmo já diz, jornada!

Até dia 22 de Agosto com MUITO mais coisas para dizer / contar! 😉

 

Maciel Zanette

 

“A primeira vez que ouvi falar da Jornada foi em 2005 que foi na Alemanha, me interessei mas via como algo distante e inalcançável. Depois veio a de 2008 na Austrália, a qual vibrei muito com as notícias e tive muita vontade de ir porém sem expectativa nenhuma por causa da distancia e não ter nenhum conhecido que iria. Assim começou o grande desejo der ir nesse encontro. Já venho acompanhando a organização da próxima JMJ a mais de um ano pelo site e pelas redes sociais. A cada dia que passa se confirma ainda mais a vontade de Deus de estarmos presente desse irado momento que a Igreja nos proporciona. Imagino que a Jornada seja um mega encontro de jovens, como vivemos em nossa paróquia, mas com proporções absurdas em que todos não se entende, por causa das línguas, e ao mesmo tempo se entendem perfeitamente pois celebram a mesma liturgia e a mesma fé em Cristo. Muito obrigado meu Senhor por este magnífico presente de ir ao encontro do Papa Bento XVI ”

 

 

Fiel Matola

Em 10 de Abril de 2003, João Paulo II disse aos jovens:

“Pensando desde agora na Jornada Mundial de Colónia, desejo agradecer a Deus, mais uma vez, o dom das Jornadas Mundiais Juventude. Nestes vinte e cinco anos de Pontificado foi-me concedida a graça de me encontrar com os jovens de todas as partes do mundo,

sobretudo por ocasião destas Jornadas. Cada uma delas foi “laboratório de fé” onde Deus se encontrou com o homem, onde cada jovem pôde dizer: “Tu és, ó Cristo, o meu Senhor e o meu Deus”! Elas foram verdadeiras escolas de crescimento na fé, de vida eclesial, de resposta vocacional.”

“E é com essa perspectiva, de fazer um laboratório de fé, que eu espero a graça de estar presente em um evento que me dará a oportunidade de crescer na fé e poder dizer junto aos milhares de jovens que Cristo é o meu senhor e meu Deus.”

Pascom



Os comentários estão desativados.