Jovem da Paróquia participa de reunião na ONU

Publicado em 22/02/2019 | Categoria: Notícias |

Em todos os anos, no mês de fevereiro, a Comissão de Desenvolvimento Social da ONU se reúne para deliberar sobre a implementação de programas sociais, no mundo inteiro. Por conta destas reuniões, o coordenador-geral de Pastoral Social da Arquidiocese de Niterói, Raphael Costa, esteve na sede da ONU, em Nova York, entre os dias 9 e 23 de fevereiro, nas atividades que tiveram como tema “Respondendo a desigualdades e desafios através de políticas de proteção social, fiscal e etária”.

No dia 5 de dezembro de 2018, em reunião no Itamaraty, o jovem Raphael Costa, coordenador das Pastorais Sociais, recebeu a notícia de que é o novo membro da UN MGCY (United Nations Major Group for Children and Youth), o comitê oficial de lideranças jovens, constituído pela Assembleia Geral da ONU. Raphael foi indicado pelo Vaticano, que é membro da ONU, e o órgão confirmou o convite formal.

A United Nations Major Group for Children and Youth é o grupo principal das Nações Unidas para Crianças e Jovens, e é o espaço mandatado, oficial, formal e auto-organizado pela Assembleia Geral da ONU para crianças e jovens, abaixo de 30 anos, para contribuir e se engajar em certos processos políticos intergovernamentais e aliados, na ONU.

O grupo age como uma ponte entre os jovens e o sistema das Nações Unidas, a fim de garantir que o direito à participação significativa seja realizado. O grupo faz isso, envolvendo comunidades formais e informais de jovens, no desenho, implementação, monitoramento, acompanhamento e revisão de políticas de desenvolvimento sustentável em todos os níveis.

Raphael Costa atuará na pasta de “Advocacy and Policy”, monitorando as políticas públicas de infância e juventude no mundo todo,  especialmente, nas comunidades do Brasil. Em fevereiro, o jovem advogado já terá uma importante reunião em Nova Iorque.

A UN MGCY, desde 1992, recebe seu mandato da Agenda 21, acordos bilaterais e / ou termos de referência com entidades específicas da ONU. O Grupo Principal das Nações Unidas para a Infância e a Juventude é o espaço oficial, formal e auto-organizado da Assembleia Geral das Nações Unidas, para que crianças e jovens contribuam e participem de certos processos políticos intergovernamentais e aliados nas Nações Unidas.

Raphael é membro da Comissão Nacional da Cáritas, organização internacional humanitária da Igreja Católica. Também houve reuniões do Departamento para a Sociedade Civil, que reúne representantes de organizações sociais internacionais, e do Grupo da ONU para Infância e Juventude. “As Nações Unidas são um espaço de decisão, que influencia todos os países e regiões. Há muitos interesses em jogo, algumas instituições defendem a guerra, a morte, a pobreza. Por isso é importante a nossa participação, enquanto vozes em defesa da vida, da paz e da justiça”, afirma Raphael.

Fonte: Arquidiocese de Niterói
Foto: Raphael Costa