Semana da Família na Paróquia São Francisco Xavier

Publicado em 13/08/2012 | Categoria: Destaques Editorial Notícias |

Dando sequencia às celebrações do mês vocacional, celebramos no domingo, 12, as famílias, iniciando a Semana da Família na Paróquia São Francisco Xavier.

Com o tema “A Família: o trabalho e a festa”, durante toda semana,  as missas contarão com o envolvimento de todas as pastorais e movimentos da nossa Paróquia.

A família é um dos tesouros mais importantes e patrimônio da humanidade. É um bem para o casal, para os filhos, para a Igreja e para a sociedade. É lugar de realização humana, geração da vida, Igreja doméstica e formadora de valores.

Na celebração de hoje, todos pediram a Deus pela santificação das famílias, para que seja um lugar do cultivo do amor, do diálogo, da acolhida, do perdão, da realização humana, da fidelidade e da paz.

Homilia

Em sua homilia o Pe. Josumar enfatizou que tudo ganha um novo sentido quando buscamos o pão espiritual:

” Jesus é o pão da vida, da vida eterna. Nada na nossa vida pode começar sem a Eucaristia. Tudo termina na Eucaristia.

Nunca devemos nos afastar da Eucaristia: banquete, a íntima comunhão com o Dono da Casa. Quem comunga a Eucaristia, comunga o projeto de Jesus, e se identifica com Ele. Ela, a Eucaristia, tem que provocar uma mudança em nós.

Essa é a nossa meta, nosso Horeb.”

Homenagem aos Pais

Para os pais a mensagem foi de ânimo e coragem para enfrentar as dificuldades do mundo de hoje: “as famílias precisam cumprir a missão que Deus lhe confiou: coragem, não esmoreçam”.

Compromisso da Semana:

Nesta semana da família, procuremos rezar por todas elas, principalmente pelas que passam por problemas de convivência e de carência de alimento.

Participe das missas, durante a semana da família, na nossa Paróquia.

Veja a programação e traga a sua família.

Dia 13/08(Segunda-feira)

Animação: Vicentinos, MLO e pastoral da Criança.

Tema: Nazaré: lugar de amor a Deus e ao povo

Dia 14/08 (terça-feira)

Animação: Canção Nova e Pascom

Tema: Família geradora de uma sociedade justa e fraterna

Dia 15/08 (quarta-feira)

Animação: Legião de Maria, Movimento da Mãe Rainha e Apostolado da Oração

Tema: Maria, Mãe das famílias

18 horas: Oração do Terço

• Dia 16/08(quinta-feira)

Animação: IVIC (Batismo, Catequese de crianças e adultos e Crisma)

Tema: O trabalho, desafio para a família

Dia 17/08(sexta-feira)

Animação: Pastorais da Promoção da Saúde, Juventude e Meio Ambiente.

Tema: A Família geradora e protetora da vida

Dia 18/08(sábado) – Encerramento da Semana da Família

Animação: Pastorais do Dízimo e Eventos

Tema: Família, lugar de festa e de alegria

Neste dia, às 15 horas, haverá Unção dos Enfermos na Igreja Matriz

Após a Missa das 19 horas teremos um bingo para congregar e alegrar nossas famílias.

Veja as fotos da celebração

Oração ao pai

Ajudai-me, Senhor, na missão de Pai, porque é difícil e pesado o encargo de sustentar a família e dar-lhe o bem-estar e a tranqüilidade; e é quase heroísmo ser alegre com os familiares quando pesam as preocupações pessoais e os problemas da profissão.

Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu realize o diálogo com minha esposa e os filhos. Que eu seja aberto para ouvir, humilde para propor, sábio para decidir e co-responsável para realizar.

Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu saiba descobrir os valores de minha esposa e os talentos de meus filhos; e os ajude a desenvolvê-los. Saiba corrigir com amor, sem destruir nem humilhar.

Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu defenda a dignidade do meu lar contra a imoralidade atrevida e a permissividade tentadora, vivendo o amor com fidelidade e construindo a união que faz o lar feliz.

Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu possa ser sempre um testemunho de fé em Deus, coragem nas dificuldades, paciência nas provações e esperança na dor. E que pelo apostolado familiar, ajude outras famílias a serem mais felizes.

Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu saiba dar valor à experiência sem me prender ao passado, saiba ser moderno e atualizado sem ser superficial e vazio; e conserve bem viva a vontade de acertar.

Finalmente, ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu creia firmemente que a grandeza da paternidade, assim vivida, não termina nem mesmo com a morte, porque os seus frutos são eternos.

Autor: Gilda Carvalho

Uma resposta para “Semana da Família na Paróquia São Francisco Xavier”

1. Marisa Silva lisboa disse:

Paabéns a pastoral familiar pelo esforço que todo ano faz para que as famílias vivenciem esta semana.
    Precisamos apoaiar mais esta pastoral. Precisamos de famílias realmente cristãs. Jesus, Maria e José!