INAUGURAÇÃO DA CAPELA DAS ALMAS 2016

Publicado em 02/11/2016 | Categoria: Notícias |

capela-das-almas-0761

Neste dia 02 de novembro, às 9h30m, durante a celebração da Santa Missa dedicada aos fiéis defuntos, o Pároco Pe. Magno Guilherme Angeli, reabriu a recém restaurada Capela das Almas, no Cemitério de São Francisco Xavier, em São Francisco, Niterói.

Na ocasião  foi inaugurada a Placa com o nome da Capela, fixada na entrada,  e outra no interior da Capela,  em Homenagem póstuma aos Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão:Euzenir Silva Santos, Marcos Forés Domingues e Paulo César de Carvalho.

Os familiares dos homenageados participaram emocionados da fixação da placa e receberam uma bênção especial.

capela-das-almas-019

Integrantes de diversas Pastorais se revezaram na acolhida e distribuíram folheto fornecido pela Arquidiocese de Niterói intitulado COMEMORAÇÃO DOS FIÉIS DEFUNTOS. com o conteúdo abaixo:

20161102_190840-a

A IMPORTÂNCIA DE REZAR PELOS MORTOS

A oração pelos mortos é necessária e está fundamentada na Sagrada Escritura. Sabemos que a morte não é o fim, mas o começo de uma nova vida. Um dia, todo nosso ser, até o nosso corpo, há de ressuscitar. Quem crê e vive com Cristo, ressuscitará para a vida, a felicidade, o amor eterno do céu, com Deus e com todos os santos. É certo rezar pelos mortos. O livro dos Macabeus ordena a oração pelos mortos, dizendo: “É um santo e salutar pensamento este de orar pelos mortos”. (Cf 2Mc 12, 42-45).

No Dia de Finados, “aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos. Diariamente, do dia 1º ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras, isto é, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial (Encher.Indulgentiarum, n.13)”.

O QUE É INDULGÊNCIA?

A indulgência é o cancelamento das penas devidas pels pecados que nós cometemos e que já foram perdoados na confissão. Mas é preciso explicar uma coisa: quando se comete um pecado grave, há duas consequências: a culpa e a pena. A culpa é aquela ofensa que se faz a Deus e a confissão perdoa. No entanto, ainda fica a chamada ‘pena temporal’, que é o estrago causado pelo pecado na sua própria alma, porque você deixou de ser mais santo. Então, há de querer recuperar isso. Essa pena nós cumprimos aqui na terra com orações e penitências ou no purgatório, se a pessoa morrer com elas. A indulgência retira essas penas das almas do purgatório; elas fazem aquilo que nós chamamos de sufrágio da alma.

ORAÇÃO

Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por ………. (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua Alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(Rezar Pai-Nosso e Ave-Maria.)

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz! Amém.

Veja mais fotos

Fonte: Arquidiocese de Niterói