II Encontro Latino-Americano de Educadores Orionitas

Publicado em 22/09/2018 | Categoria: Notícias |

A Reunião dos Educadores Orionitas Latino-Americanos, aconteceu no Rio de Janeiro, sediada no auditório do Centro “Dom Orione”, no Jardim Botânico, com a presença de delegações do Chile, da Argentina e do Brasil, nos 21, 22 e 23 de setembro. A Cerimônia de Abertura foi aos pés de estátua do Cristo Redentor, a quem a Conferência foi confiada. Contou com a participação da Diretora e de Professores da Creche Comunitária Dom Orione, integrante de nossa Paróquia de São Francisco Xavier.

O primeiro dia contou com a apresentação da metodologia e do programa de trabalho, por Dom Fornerod, argentino, Diretor do Conselho Geral da Congregação Orionita, onde é responsável pela Pastoral Educativa, Pastoral Juvenil-Vocacional e o Grupo de Estudos Orionita. As delegações dos países participantes também se apresentaram, falando sobre as atividades educacionais que realizam.

Nessa ocasião, o Diretor Geral Pe. Tarcisio Vieira, Superior Geral dos Filhos da Divina Providência, enviou uma mensagem em vídeo aos Educadores Orionitas presentes na reunião.

No encontro, o prof. Dario Pulfer, um educador argentino, discorreu sobre o desafio de melhorar “nossa percepção da realidade para garantir que eles possam seguir caminhos de renovação cultural”, lançando como desafio aos educadores de hoje, a grande responsabilidade de ajudar e preparar as jovens gerações para que possam esperar pelo futuro.”

O Padre Thomazella ofereceu uma reflexão sobre o tema do “carisma orionita, chave para uma leitura carismático-educacional”, enfatizando em detalhes as categorias orionitas que têm um valor e uma implicação pedagógico-educacional. sublinhou que ” estar à frente dos tempos” requer um novo compromisso e uma nova responsabilidade de educadores e pessoas instruídas para serem instrumentos da Providência de Deus. “O ponto central da pedagogia orionita é o força para derrubar as paredes e envolver-me na paixão missionária, partindo dos mais fracos para fazer todas as coisas para “Instaurare omnia in Christo” “.

Ao final do relatório, os delegados se dividiram em sete grupos de trabalho temáticos com o objetivo de fazer uma síntese entre a relação sociológica educacional do dia anterior e a do padre Thomazella sobre o carisma. No final da tarde, ouviram-se experiências educacionais inovadoras no campo da ação social, integração e inclusão dentro das obras da orionita. A noite foi dedicada a compartilhar experiências de ensino: creche, ensino médio, ensino médio e ensino médio para aprender sobre o potencial e também chegar a um acordo sobre uma linguagem comum entre a instituição orionita que trabalha com meninos da mesma faixa etária. Este espaço foi chamado de “café Don Orine”.

Muitos acordos e atividades futuras foram acordados entre as várias instituições dos países presentes e os delegados se concentraram na identificação de linhas de ação educacionais provinciais comuns (Argentina – Uruguai, Paraguai e México -, Chile e Brasil Sul e Norte) a serem compartilhadas e discutidas nas respectivas secretarias provinciais.

A Celebração Eucarística de encerramento foi presidida pelo Pe. Josumar dos Santos, Superior Provincial da Província “Nossa Senhora de Fátima” – Brasil Norte, sendo a reunião concluída pela Ir. M. Priscila Oliveira, Superior Provincial da Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade no Brasil, com uma saudação de despedida aos participantes.

Fonte: http://www.donorione.org e http://www.orionitas.com.br