Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem volta a receber seus fiéis

Publicado em 30/04/2016 | Categoria: Notícias |

igreja nossa senhora da boa viagem

Com a abertura da Ilha da Boa Viagem os fiéis já podem voltar a participar da celebração da Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, sempre no quarto domingo de cada mês, às 10 horas.

História

A Igreja foi construída por ordem de Diogo Carvalho Fontoura em meados do século XVII. Tombada pelo IPHAN, de estilo colonial, guarda no altar principal a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. A prefeitura vai trabalhar para que aconteça também  a restauração necessária da capela com todo o acompanhamento do Iphan.

Além  de participarem da missa as pessoas podem desfrutar de um passeio guiado onde poderão saber um pouco da  história da Ilha da Boa viagem, que recebeu este nome dos navegadores em agradecimento  por terem feito uma  boa viagem  ou para pedir a bênção para uma nova viagem fora da Baía.

boa viagem mirante

Visitas à Ilha da Boa Viagem regressam ao circuito turístico

Mirante privilegiado da cidade preserva parte da  história de Niterói

Depois da  revitalização da ponte  da Ilha da Boa Viagem, um dos mais belos cartões-postais de Niterói, foi reabert0  para visitação, de cara nova e com horários e esquemas diversificados para visitantes e grupos fechados conduzidos por operadoras e profissionais de turismo. A Prefeitura de Niterói trabalhou no novo visual do ponto turístico da cidade. Agora moradores da cidade de Niterói  e turistas  já podem conferir a bela vista,  em visitas guiadas por escoteiros do 4º Grupo Gaviões do Mar treinados pela Neltur.

A Ilha da Boa Viagem voltou a integrar o roteiro turístico da cidade graças a uma parceria da Prefeitura com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o grupo Gaviões do Mar, que administra a ilha. Durantes os últimos 20 anos,  o local não contava com estrutura turística  regular, o que impedia moradores e público em geral  de conhecer um pouco da história da ilha e da construção  da capela que fica no topo, datada do século XVIII.

Como visitar a Ilha

Relatos históricos contam que o local foi batizado de Ilha da Boa Viagem porque os navegadores que chegavam ou saíam da Baía de Guanabara se ajoelhavam no convés das embarcações para agradecer a boa viagem que teriam tido ou para pedir a bênção para uma nova viagem fora da Baía. Eram comandantes e marinheiros que ajudavam a manter o local, e os donativos eram dados de acordo com a distância da viagem.

Informações como essas, além de uma vista privilegiada, serão atrações das visitas acompanhadas que acontecerão às sextas, aos sábados, domingos e feriados, em quatro horários: 9h, 11h, 14h, 16h. Para grupos fechados formados por operadoras ou profissionais de turismo, visita poderão ser agendadas pelo Disque Turismo 0800-2827755 . O tempo de permanência de cada grupo, de no máximo 30 pessoas, no local será de aproximadamente uma hora. A visitação é gratuita.

Repaginação incluiu reforma e realização de serviços básicos na ilha

Durante três meses, equipes da Emusa (Empresa de Urbanização e Saneamento) e da Seconser (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos) realizaram serviços de corte de mato, pintura, poda de árvores, reforço de iluminação, limpeza, entre outros. A ponte de 105 metros que dá acesso à ilha (e estava condenada pela Defesa Civil) passou por reformas após 15 anos sem nenhum tipo de manutenção. Todos os pilares e guarda-corpos foram reformados com colocação de piso antiderrapante. Ao todo, cerca de 40 lâmpadas LED foram colocadas no acesso e em pontos estratégicos da ilha. Na pintura, foi utilizada uma tinta que facilita a limpeza de possíveis atos de vandalismo.

Dicas para o passeio à ilha

Para que o passeio à Ilha da Boa Viagem possa ser curtido com conforto pelos visitantes, a Neltur recomenda o uso de roupas leves e sapatos confortáveis. O uso de protetor solar também é aconselhado. É importante também que o visitante leve água.

Agentes da Neltur e guardas ambientais estarão no local também para orientar turistas. Serão colocadas lixeiras, mas o órgão de turismo também recomenda cuidado na hora de descartar o lixo.

Fonte: Site da Prefeitura de Niterói / Neltur  e Dona Cleonice Tavares, moradora da Ilha