Festejando São Francisco Xavier

Publicado em 02/12/2012 | Categoria: Destaques Editorial |

A semana da Paróquia São Francisco Xavier está sendo intensa, com várias celebrações e eventos para comemorar o padroeiro, o Gigante das Missões: São Francisco Xavier.

A festividade começou no dia 24 de novembro, com a Celebração Eucarística de encerramento do ano litúrgico, na Matriz, seguida de Confraternização da Pastoral de conjunto. No dia 27, Missa Campal no Outeiro da Igreja Histórica em honra de Nossa Senhora das Graças , na sexta-feira, dia 30 de novembro, a Celebração Eucarística da Crisma, com a presença do Bispo Dom José Francisco, no dia 1 de dezembro, a Celebração Eucarística festiva na Igreja Matriz e em seguida, coquetel com Apresentação Musical de Padre Jô e convidados, na Creche Dom Orione. Hoje, dia 2, às 9h30m, Solene Celebração Eucarística, na Matriz, seguida de carreata pelas ruas do bairro de São Francisco, Charitas e Jurujuba.

Na missa do dia 1 de dezembro, Pe. Majela fez uma reflexão sobre a liturgia, explicando para a assembléia o sentido do Ano Litúrgico, enfatizando o período que iniciamos, o Advento:

– Para que o nosso coração esteja aberto, nós precisamos deste tempo, para vigília e para nos recolhermos na espiritualidade.

Pe Majela falou também sobre a alegria de estarmos festejando o nosso querido padroeiro, São Francisco Xavier e contou um pouco da sua história:

– ao longo da história da salvação, Deus tem convocado as pessoas para  a missão da evangelização e São Francisco Xavier foi uma delas, o grande missionário.

Apresentação do Pe. Jô e convidados

Depois da missa, os paroquianos seguiram para um coquetel com Apresentação Musical de Padre Jô e convidados, na Creche Dom Orione. Em um ambiente de comunidade, o clima era de festa de uma grande família: a família paroquial.

Celebração Eucarística, seguida de carreata

Hoje, dia 2 de dezembro, na Solene Celebração Eucarística, às 9h30m, na Matriz o Pe. Josumar leu um texto contando a história de São Francisco Xavier, a assembleia teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida de seu padroeiro e de como ele “gastou a sua vida” para levar a palavra de Deus a vários cantos do mundo: como fala a passagem do evangelho de hoje, São Francisco Xavier ficou de pé diante de Jesus.

Momento especial na celebração

A comunidade reza a ladainha de São Francisco Xavier

Carreata com a imagem do Pedroeiro

Ao término da missa os paroquianos seguiram em passeata pelas ruas do bairro de São Francisco, seguindo depois para Charitas e Jurujuba, onde ao passar a carreata com a imagem de São Francisco Xavier, o povo saldava com aceno de mão, gestos de oração e de alegria.

Logo na saída da Matriz o Pe. Geraldo Majela benzia os carros que passavam.

O povo acolhe a benção

O padre Josumar parou ao longo do caminho para benzer pessoas e  pequenos altares colocados nas calçadas como um gesto de homenagear o Gigante das Missões, São Francisco Xavier.

A festa, em homenagem a São Francisco Xavier, continua amanhã, dia 3, dia do padroeiro, com missa festiva, na Igreja Matriz, às 19 horas.

Viva São Francisco Xavier!!!