Festejando São Francisco Xavier

Publicado em 04/12/2018 | Categoria: Notícias |

No dia em que se celebra São Francisco Xavier, 3 de dezembro, a Paróquia encerrou o tríduo em homenagem ao Padroeiro com Procissão saindo da Igreja Histórica, às 18h30, seguida de Missa Solene presidida por Dom Luis Ricci – Bispo Auxiliar. Após a celebração foi oferecido um lanche pela Pastoral do Dízimo. Por último, aconteceu o Concerto Natalino: Uma Noite de Cantos e Encantos, apresentado pela Orquestra AM, na própria Igreja Matriz.

A concentração para a procissão teve início em frente à Igrejinha, passando pela Avenida Taubaté, contornando a Praça Dom Orione até chegar à Igreja Matriz. Contou com a participação de membros de Pastorais, Movimentos, representantes das Capelas e de Religiosas. Os fiéis cantavam e rezavam enquanto seguiam acompanhando o Bispo Auxiliar Dom Luis Ricci, o Pároco Pe Magno, o novo vigário Pe Ladir, o Diácono Alnir, com narração de Raphael Costa.

A missa teve início com o seguinte Comentário:

Hoje estamos festejando no Padroeiro São Francisco Xavier, que levou Jesus ao coração dos povos do Oriente. O ministério apostólico de São Francisco Xavier, com o dinamismo com que exerceu, é espantoso. Em 1542, seguir para a Índia e outros países asiáticos, enfrentando longas e perigosas viagens, sem temer intempéries, nem outros perigos.

Em aproximadamente dez anos, percorreu milhares de quilômetros, com os meios e as dificuldades que mal podemos imaginar; dirigindo-se a numerosos povos que falavam diferentes línguas. O segredo da sua coragem e do seu dinamismo era a oração e a União com Cristo, na união ao mistério de Deus que quer comunicar com todos os homens.

Hoje também, se quisermos que o evangelho chegue aos nossos contemporâneos, não basta esperá-los na igreja. É preciso procurá-los onde eles estão. É preciso “sair da sacristia” e iluminar o mundo com nosso testemunho pessoal e comunitário.

No momento do Ofertório foram apresentados o Globo Terrestre e um par de sandálias, representando o espírito missionário do Santo.

Nesse momento foi lido o texto abaixo.

Grandiosa foi a obra de São Francisco Xavier. Mais de cem milhas percorreu, para semear a Palavra Divina; em mais de cem ilhas e reinos pregou o Evangelho; a mais de duzentas mil pessoas administrou o sacramento do batismo e sem número é a multidão daqueles que por sua palavra foram levados à penitência e ao conhecimento do Deus de Jesus Cristo.

Os símbolos que agora apresentamos e ofertamos ao Senhor são a manifestação de nosso desejo pessoal e comunitário de sermos cada vez mais instrumentos de Deus, para a obra de evangelização do mundo.

Após a missa, houve a apresentação da Orquestra e Coral A.M., sob a Regência do Maestro Altair Morais, contando com músicos e cantores, inclusive com a participação especial de Fernando Vieira, membro da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Várzea. Nas palavras do Bispo Auxiliar, os festejos foram encerrados com chave de ouro!

Vejam outras Fotos da Procissão, da Missa e do Concerto.