Festa do Imaculado Coração de Maria

Publicado em 17/06/2018 | Categoria: Notícias |

Este ano, a memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria foi comemorada no  sábado,  dia 9 de junho. Na nossa Capela Imaculado Coração de Maria, na Cachoeira, o dia foi celebrado  com  vários momentos especiais, já iniciando  na  parte  externa  da Capela com a imagem de Nossa Senhora e de um lindo coração.

Com a Oração do Terço, às 18 horas, agradecendo a intercessão de Maria em todo o serviço pastoral .

CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA

Logo após a oração do terço tivemos a celebração da  Santa Missa, às 19 horas.

HOMILIA

A missa foi celebrada pelo pároco, padre Magno Angeli, que como é de seu costume, agradeceu a presença de todos e o empenho das pastorais na organização de todas as fases das comemorações.

Em sua homilia, o pároco levou os fiéis a refletirem sobre a necessidade de pedir com muita fé a intercessão da Maria, que não é deusa, mas mãe de Deus e nossa mãe.

– A nossa devoção a Maria, não substitui de forma alguma a nossa adoração a Deus, e a Jesus. Nós não adoramos a Maria, nós a veneramos, esta é a grande diferença. Confiamos na sua intercessão, junto ao Pai. Devemos venerar Maria, pela sua disponibilidade e entrega total a Deus, mas  adorar somente a Deus, disse padre Magno.

Súplica

O pároco pediu que o Imaculado Coração de Maria levasse ao Pai o clamor dos seus filhos pela Paz no mundo, no Brasil, em especial no nosso Estado e em Niterói, onde muitas comunidades sofrem com a violência.

Embora não fosse o evangelho das bodas de Caná, padre Magno relembrou as palavras de Nossa Senhora quando ela intercedeu pelos noivos, quando faltou o vinho no casamento:  “Fazei tudo o que Ele vos disser”.  O pároco  fez com que toda assembleia  refletisse , perguntando qual é o “vinho” que nos falta hoje?

– Assim como ela intercedeu nesta passagem do Evangelho, Maria continua intercedendo hoje por nós, por nossas necessidades, a falta do vinho do amor, da caridade, da fraternidade, da união, da justiça e da paz. Ela vai interceder a Jesus por este “vinho” que está faltando, finalizou o padre.

Ouça a homilia pela gravação ao vivoque se encontra na página do facebook da Capela

Um presente especial para a Capela

Após a missa os fiéis ficaram encantados com a emocionante apresentação do Coral Rotaryncanto, com a regência do maestro Joabe Ferreira. Um belo presente para a Nossa Senhora e para a Capela.

Confraternização

Finalizando a festa ao Imaculado Coração de Maria, a Capela acolheu a todos com uma bonita e gostosa confraternização, onde todos puderam se deliciar com caldos, verde e de ervilha e o já tradicional cachorro quente. Tudo feito com muito carinho.

Aqui todos colocam a mão na massa para deixar tudo com gostinho de encontro de uma grande família. Uma turma nota 10.

A festa contou com a presença do nosso querido padre Geraldo Dias, aqui entre o Ari e a Zilair, grandes servidores da Paróquia!

Saibam mais  sobre a  Origem da devoção ao Imaculado Coração de Maria

A memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria é comemorada no sábado seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada na segunda sexta-feira depois da solenidade de Corpus Christi. No entanto, a devoção ao Imaculado Coração de Maria remonta aos inícios da Igreja, pois tem suas raízes mais profundas nas Sagradas Escrituras. Nelas, encontramos referências ao Imaculado Coração no Evangelho segundo São Lucas, o “pintor” da Santíssima Virgem: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19). “Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2,51).

A semente do Evangelho, plantada pelos apóstolos e discípulos de Jesus Cristo, germinou na doutrina dos Santos Padres e desenvolveu-se com os teólogos e místicos da Idade Média. Nos séculos seguintes, surgiram outros grandes devotos do Imaculado Coração de Maria, bem como do Coração de Jesus, como São Bernardo, Santa Gertrudes, Santa Brígida, São Bernardino de Sena e São João Eudes. Este último foi o maior apóstolo da devoção ao Coração de Maria. Em 1648, o Padre João Eudes obteve do Bispo de Autun, na França, a aprovação da celebração da festa.

Fonte: Canção Nova.

Veja mais fotos da festa.