Encontro da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana

Publicado em 30/11/2010 | Categoria: Arquivo |

Joana Puntel Manaus

No ultimo domingo, 28 de novembro, membros da Pastoral de Comunicação de diversas Paróquias, estiveram reunidos no Encontro da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, no Santuário das Almas. A Doutora em Comunicação, Irmã Paulina Joana Puntel, veio ao Rio de Janeiro para fazer o lançamento do livro “Comunicação – Diálogo dos saberes na cultura midiática.”

A Pastoral de Comunicação-Pascom, da Paróquia São Francisco Xavier, esteve presente no encontro e constatou o grande desafio que tem para 2011.

Comunicação e Evangelização

Estamos diante de um novo sujeito: mídia, sociedade, cultura midiática.

Novo sujeito, mas a necessidade de Deus continua a existir.

Muitos cristãos têm mentalidades de migrantes digitais, mas nossos jovens, nossas crianças em catequese são nativos digitais. Então como comunicar de forma cativante essa turma que chega para ser estimulada a viver segundo o Evangelho?

A Pastoral da Comunicação tem em sua ação um grande desafio, conscientizar a toda a comunidade paroquial da necessidade urgente de se fazer presente nos ambientes virtuais, ambientes midiáticos. A Igreja não pode limitar sua evangelização através do contato presencial, olho no olho, já está bem integrada à comunicação de massa, mas precisa reconhecer-se mais presente no mundo não presencial.

Há necessidade de nos aproximarmos da tecnologia, para que haja o diálogo entre a FÉ (evangelização) e a CULTURA (midiática).

Há três grandes modelos de comunicação:

A comunicação dialógica presencial (olho no olho), a comunicação de massa (livro-cultura de Gutenberg, e a cultura audiovisual) e a comunicação dialógica não presencial (Cultura Digit@l).

Precisamos encontrar líderes digitais. Os jovens são os mais indicados, pois eles são nativos dessa nova cultura, e serão eles os multiplicadores na evangelização digital.

Aproveitamos para convidá-los a fazer parte de nossa equipe.

Quem se sentir chamado, entre em contato com a Pascom, enviando e-mail para:

Lucieni Varella : luvarella08@yahoo.com.br

Lucia Fortes: lucia.fortes05@gmail.com