Juventude Orionita em Niterói. Evento reuniu mais de 500 jovens na Paróquia

Publicado em 28/07/2019 | Categoria: Avisos Notícias Slideshow Home |

Confira aqui todas as fotos

Duas chamas, um só coração! Este foi o tema do Encontro Nacional da Juventude Orionita (Enajo) que aconteceu de 25 a 28 de julho na Paróquia São Francisco Xavier, em São Francisco, Niterói. O evento da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, da província Brasil Norte, trouxe mais de 400 jovens, de 18 a 30 anos, de várias cidades do Brasil. Entre elas, Goiânia (GO), Caucaia (CE), Poxoréu (MT), Brasília (DF), Buritis (RO), Porto Velho (RO), Araguaína (TO), Palmas (TO), Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Ouro Branco (MG), Santos Dumont (MG), Valença (RJ), Paraíba do Sul (RJ), Ananindeua (PA), Belém (PA), Rio Bananal (ES) e Vila Velha (ES). Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói, e Dom Luiz Ricci, Bispo Auxiliar, também estiveram presentes no encontro, que contou com a participação de diversos religiosos da congregação orionita e cerca de 120 paroquianos na equipe de trabalho.

O tema do evento foi baseado na mensagem que São Luís Orione, fundador da congregação, escreveu aos jovens em 1936. “Nosso coração, ó meus filhos, deve ser um altar, onde arda de forma inextinguível o fogo divino da caridade: amar a Deus e amar os irmãos: duas chamas de um único e sagrado fogo. E é desse fogo que nós queremos viver e ser consumidos: é esse o fogo que nos deve transformar e fazer de nós, homens novos. É o amor de Cristo que nos impele!”

O objetivo principal do Enajo foi promover o carisma orionita na juventude, oferecendo espaços de partilha, espiritualidade e formação que provoquem o ardor missionário. E para isso, a programação do encontro contou com missas, palestras, oficinas e rodas de conversa. O padre Josumar Santos, diretor provincial, conduziu um bate-papo sobre a primeira chama: o “amor à Deus”. Já o paroquiano Raphael Costa, coordenador das Pastorais Sociais da Arquidiocese, conversou sobre a segunda chama: o “amar aos irmãos”. “A caridade está no centro do carisma de Dom Orione, e o Enajo foi um encontro onde vivemos, de verdade, a caridade entre nós. Jovens muito diversos, que vieram de muito longe e que passaram dias na estrada, mas todos com o mesmo propósito: vivenciar o jeito orionita de seguir o Evangelho de Jesus. Que as chamas continuem acesas nos corações desses jovens, para que se promovam a paz nas suas cidades”, conta Raphael.

Uma Adoração ao Santíssimo Sacramento durante o pôr do sol no pátio da Igreja Histórica de São Francisco Xavier encantou os peregrinos e deu início a uma caminhada luminosa pelo bairro. Os momentos de ofertórios das missas também chamaram a atenção. Ao invés de dinheiro, os jovens foram convidados a depositarem aos pés do altar suas dificuldades e desafios na celebração de sexta-feira; no sábado ofereceu-se o nome de uma mulher que fosse referência em suas vidas; e no domingo entregaram seus corações a Deus. Outro ponto alto do evento foi a missa votiva à Nossa Senhora, presidida por Dom Luiz Ricci.

“Só a caridade salvará o mundo.” Seguindo esta frase de São Luís Orione os peregrinos visitaram dois asilos, um no Barreto e outro em Boa Viagem, onde tiveram a oportunidade de levar brincadeiras, carinho e amor aos idosos que lá vivem. E ainda conheceram as atividades dos Vicentinos e das Pastorais Sociais da paróquia em bate-papos com os assistidos. O cuidado com o meio ambiente não ficou de fora da programação. Os peregrinos também participaram de um mutirão nas areias da praia de São Francisco para recolher lixos.

“Com esse evento eu pude vivenciar mais de perto o carisma de Dom Orione e me apaixonar mais ainda. Tudo foi muito bem organizado e dava para ver nos olhos de cada um dos voluntários o esforço e o cuidado em fazer tudo acontecer da melhor maneira possível. Agradeço a Deus por ter inflamado o coração de cada um dos que trabalharam e também dos peregrinos. Deus fez muito através do carisma orionita. Gratidão resume tudo”, conta a peregrina de Tocantins Sianne Vithoria, de 17 anos.

Duas noites culturais também animaram os jovens. Em uma, as caravanas levaram poesias, músicas e danças populares de seus estados. Entres os destaques estiveram as apresentações dos paraenses, que encantaram a todos com o carimbó, e dos peregrinos de Rondônia, que alegraram o Enajo com o forró. Na outra, um clima de lual tomou conta do encontro com louvores, música com a Orquestra de Cordas da Grota, além de caldos e doces típicos.

“O nosso tempo precisa muito de jovens que conhecem o amor de Deus. O amor de Deus verdadeiro, sem ilusões de uma vida só de vitória e glória. Mas de jovens que lutam e sonham com um mundo mais justo e fraterno. São Luís Orione, com o Enajo, acolheu os jovens dentro do carisma de renovar todas às coisas em Cristo. Ele bem sabe que alegria juvenil é uma força altamente transformadora para fazer que o mundo conheça a Deus. Por isso, devemos acolher, catequisar e enviar os nossos jovens católicos ao mundo que têm fome de Deus”, conta o diretor espiritual do encontro, padre Neuzivan Gama.

A missa de encerramento Enajo foi também de abertura do Ano Internacional da Juventude Orionita, que será festejado em julho de 2020 em Tortona, Itália. “Foi uma alegria receber os jovens na nossa paróquia, para este momento de fé, alegria e espiritualidade. Agradecemos a toda a equipe de trabalho e as caravanas, que deram testemunho de união e caridade”, reforça o pároco da Paróquia São Francisco Xavier, padre Magno Angeli.